31 de dezembro de 2019

O ano em revista.


    Se pudesse dividir o presente ano em duas partes, no campo pessoal, diria que a linha que as separa assenta pelo meio. Junho é o meio do ano civil e foi o meio do meu ano. Os primeiros seis meses foram um seguimento de 2018, entre idas ao cinema, passeios culturais, aulas e exames; os últimos, com um abrandamento a todos os níveis, se exceptuarmos ali os festivais de cinema.

   Em Janeiro, Bolsonaro iniciou o seu mandato. Por cá, um líder da extrema-direita era convidado num programa de televisão, gerando-se uma enorme polémica. Quanto a mim, estive na Fragata Dom Fernando II e Glória, no Cristo-Rei e no estaleiro do Museu da Marinha. Tivemos um mês atribulado, com confrontos entre policiais e minorias étnicas. Entretanto, fiz umas remodelações no blogue, que ressurgiu de cara lavada. Pelo meio, fui ao elevador da Ponte 25 de Abril (Pilar 7), ao Castelo de São Jorge e à Sé de Lisboa. No fim-de-semana seguinte, ao Oceanário, pela primeira vez, que adorei, e no último passei pelo Palácio-Convento de Mafra. Houve ainda muitas idas ao cinema.

   Em Fevereiro, comecei por ir ao núcleo de arte antiga do Museu Gulbenkian. Mais tarde, fui à exposição de Sorolla, no MNAA, e ao Museu da Saúde, ali pelo Campo Mártires da Pátria. O último fim-de-semana do mês levou-me à Casa-Museu Amália Rodrigues. Vi também muitos filmes, sobretudo dos nomeados aos Óscares, mas não só; vi alguns clássicos na Cinemateca Portuguesa, entre eles O Último Tango em ParisGata em Telhado de Zinco Quente, com a inesquecível Elizabeth Taylor. Creio que não lhes disse, mas os meus vizinhos de cima são venezuelanos (um deles luso-descendente). E foi justamente sobre a Venezuela e a sua situação política a minha última crónica do mês, que findou com uma análise aos Óscares.

   Em Março, dos filmes comerciais queria destacar um sobre Snu Abecassis, a companheira de Sá Carneiro. Neto de Moura «lançava os foguetes e apanhava as canas», e a polémica com a naturalidade de Magalhães estava instalada entre portugueses e espanhóis. Na Europa, tínhamos conhecimento dos efeitos do ciclone em Moçambique e toda a onda de solidariedade que se gerou.

    Em Abril, assinalei aquilo que me pareceu ser, e ainda parece, uma revolução na mobilidade urbana de Lisboa, nomeadamente, com a introdução dos novos passes sociais. A propósito de uns comentários lidos nas redes sociais, discutia-se se o fascismo e nacional-socialismo alemão eram movimentos da esquerda política. Aos 62 anos, morria-nos Dina e, pelos mesmos dias, Madonna apresentava-nos Medellín, o primeiro single do apregoado álbum com inspirações lusitanas. No dia 25, mais uma crónica sobre a Revolução, que este ano trouxe consigo uma visita à Assembleia da República. As idas ao cinema, já sabem.

   Em Maio, fiz referência ao XI aniversário do blogue. Já se antecipava a histórica derrota da direita com um intento de crise política. Falou-se das europeias no encerrar do mês.

    Em Junho, participei de uma conferência da Nova Portugalidade, Salazar e a Restauração da Monarquia. Foi um mês de muito estudo para os exames; em todo o caso, ainda tive tempo para passar pela Feira do Livro para adquirir alguns bons volumes. Simultaneamente, comecei a acompanhar a Copa América.

   Em Julho, dava início ao ciclo de festivais de cinema que marcariam o Verão, com uma breve passagem pela mostra de cinema brasileiro em Lisboa. Após exames e uma oral, o ano lectivo, com "c", lá terminou e deixou-me desimpedido para outras actividades, como por exemplo visitar o veleiro Américo Vespúcio, que esteve uns dias atracado em Lisboa, ou assinalar os cinquenta anos da chegada do homem à Lua.

     Em Agosto, dei por encerrada a leitura que rivalizou com os livros de Direito durante meses, O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo, o meu primeiro de Haruki Murakami. Fui de férias para o Algarve, e bem precisava, mas continuei a acompanhar a série que ainda comecei a ver por cá, Chernobyl, que recomendo, aliás, no canal HBO. E tive cinema, claro, como em todos os meses. Não preciso estar sempre a lembrá-lo.

      Em Setembro, o mundo recordava o início da II Guerra Mundial, e eu procurava aproveitar alguns descontos na Feira do Livro de Belém. Os festivais começaram em força, com o MOTELX. Em Portugal, já só se falava dos debates das eleições legislativas; eu preparava-me para o segundo grande festival do mês, o Queer Lisboa 23.

     Em Outubro, escrevi tanto como não fazia há anos. Vinte e sete publicações. Creio que desde 2010 que não publicava tanto. O ciclo de mortes, infelizmente, haveria de marcar o último trimestre de 2019. O primeiro a deixar-nos foi o Prof. Freitas do Amaral, em cujo velório fiz questão de comparecer. Compareci também numa conferência da Nova Portugalidade subordinada ao tema da regionalização, à qual me oponho e que vinte anos depois volta a estar na ordem do dia. Tracei uma breve análise às eleições legislativas e ainda tive tempo para estar presente numa exposição e palestra evocativas das relações entre Portugal e o antigo Sião. O mês foi muitíssimo rico em cinema, quer em filmes actuais, quer em clássicos do cinema francês. Se quiserem e puderem, revejam toda essa actividade bastante profícua no separador respeitante a Outubro. Destacaria alguns apenas: Sans toit ni loi, Parasitas e aquele que para mim é um dos melhores filmes portugueses de sempre, A Herdade, entre muitos outros. Mas não só de cinema se fez o mês: a peça Antígona esteve nos palcos do Dona Maria II, e eu escolhi um dos últimos dias.
 
     O Miguel faleceu no dia 9.

     Em Novembro, Joacine Katar Moreira, pelos piores motivos, era notícia na imprensa. Cem anos antes, Sophia de Mello Breyner Andresen nascia. Fui à FCSH da Nova da Lisboa, a uma conferência sobre o galego e o português, e ao grande evento da Nova Portugalidade na Casa de Goa, O Império Contra-Ataca. Houve clássicos no cinema: Um Crime no Expresso do Oriente.

     Em Dezembro, abracei os concertos de Natal. Tive o Concerto de Fim de Ano, o AmeriChristmas, o Concerto de Homenagem ao maestro Michel Corboz, o Concerto da Orquestra Clássica Metropolitana, no São Luiz, e As Grandes Canções Natalícias Clássicas e do Cinema, no Convento dos Cardaes. A vocalista dos Roxette, Marie Fredriksson, deixava-nos precocemente, bem assim como o Prof. Silva Dias. Dias antes do Natal, aceitei o convite do caro Manel para um agradável jantar.


     O ano em que a blogosfera mais se ressentiu teve o mês em que, paradoxalmente, mais publiquei desde que o blogue surgiu: vinte e sete publicações em Outubro. É obra! Diria mais: foi o ano em que descobri que o blogue se valia por si só. Blogues houve que não resistiram ao tempo, à falta de reconhecimento ou ao tédio dos autores. Durante anos, julguei que as pessoas escreviam por gosto. Depois, vim a saber que também o faziam à procura de fama e de dinheiro. A frustração, num e noutro casos, levou-as a abrandar ou até a dar por encerrada esta grande aventura. Uma aventura que honra o nome que há quase doze anos escolhi para lhe dar início. Uma aventura cada vez mais minha e menos para quem me lê, porém, partilhada com os poucos que valem a pena. Uma aventura da qual me orgulho, indiscutivelmente.

      Deixo-lhes os sinceros votos de uma excelente entrada em 2020. Ah, e por favor: não comemorem a mudança de década. Os loucos anos 20 deste século começam em 2021.
       Um Bom Ano Novo! Vemo-nos por aí.


A vermelho, as hiperligações para os artigos correspondentes. Clicando sobre cada uma, serão redireccionados automaticamente.

6 comentários:

  1. Com certeza você teve um ano intenso e inesquecível. Interessante as constatações da mudança de década, não sabia disso.

    Feliz 2020 e muito sucesso!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  2. E, assim se passou mais um ano

    Feliz 2020

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Ai Mark, parece que ainda ontem estivemos a jantar, em 2019, e já estamos em 2020.
    Já estou de regresso e sem vontade nenhuma de estar por Lisboa, apesar de gostar imenso desta cidade.
    Mas sou mais dado ao mundo rural e à vivência com a natureza. Lá chegará o meu tempo.
    Desejo-lhe um bom ano e que consiga cumprir os objetivos a que se propuser durante este ano.
    Um abraço e obrigado por partilhar a sua vida connosco, é sempre refrescante e dá-nos uma visão diferente. Sinto-me contente por o ter desse lado
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva, Manel!

      Pois é, o tempo passa-se a correr. Foge-nos pelas malhas dos dedos…

      Espero que tenha podido descansar e espero igualmente que este novo ano que agora começa lhe seja pai, e não padrasto.

      Um abraço, e obrigado eu por o ter aí a acompanhar-me.

      Eliminar