7 de novembro de 2019

Cem anos de Sophia (1919-2004)



Pudesse eu não ter laços 
nem limites

Ó vida de mil faces 
transbordantes

Para poder responder 
aos teus convites

Suspensos na surpresa 
dos instantes.



in Poesia (1944)


   Por tudo aquilo que o seu labor poético trouxe a Portugal, particularmente na nossa história recente, política e literária, Sophia é um dos poucos nomes inigualáveis e incontornáveis. O mar, sempre presente na sua poesia, simbolizava a liberdade, a sua e a dos portugueses; a liberdade em que acreditava e pela qual se bateu sempre.

4 comentários:

  1. Não à conhecia, e descobri em postqagem recente da amiga Majo Dutra. Encantei-me com ela. Magnífica.

    Bela homenagem.

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das nossas maiores poetisas (ou poetas, como ela gostava de ser conhecida).

      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Acabei de ler há pouco tempo a sua biografia, creio que a primeira, escrita por Isabel Nery e publicada pela Esfera dos Livros, e devo confessar que, após a leitura, ela perdeu muito da fantasia e aura com que eu a tinha rodeado no meu panteão.
    Retirei uma lição que, aliás, já sabia, mas que, confesso, tenho tendência a esquecer: não devo proceder à deificação das pessoas, e que elas são de carne osso, e com pés de barro.
    Claro que não deixo de continuar a ter admiração pela escritora, mas não tanto pela pessoa, e ainda bem, pois é bom saber que as pessoas são como todas as outras, e que não é possível colocá-las a viver em Olimpos, como os portugueses (e não só) têm sempre alguma tendência a fazer, sobretudo depois de mortas.
    Concedo que foi uma das figuras importantes das nossas letras, no entanto teve caraterísticas humanas, que nem sempre foram lisonjeiras.
    Não obstante, orgulha-me saber que foi portuguesa, como gosto de saber que Mª Helena Vieira da Silva também o foi, e que Paula Rego ainda o é, apesar de ter trabalhado fora do país durante praticamente toda a sua vida, como aconteceu igualmente com a Vieira da Silva.
    Há muitas outras mulheres que admiro igualmente, Mª Filomena Mónica é outra delas, e que me dá grande prazer com o que escreve.
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sophia, embora tenha sido poeta / poetisa com palavras simples, era uma senhora sofisticada. A simplicidade da sua obra levou-a até às classes populares, que hoje a admiram, mas também se diga que muita da sua popularidade se deve à militância anti-Estado Novo. O seu posicionamento político elevou-a ao pedestal de reconhecimento, quase como uma heroína da Terceira República. Tivesse sido salazarista e outro "galo cantaria"...

      Desculpe a resposta tão tardia!

      Uma boa semana, Manel.

      Eliminar