23 de dezembro de 2019

Concerto de Natal - Orquestra Clássica Metropolitana no São Luiz e As Grandes Canções Natalícias Clássicas e do Cinema.


    Esta quadra foi profícua em concertos de Natal. A juntar-se aos três a que havia ido, Concerto de Fim de Ano, AmeriChristmas e Concerto de Homenagem a Michel Corboz, no dia 18 estive no Teatro Municipal São Luiz para o Concerto de Natal - Orquestra Metropolitana e, mais recentemente, no dia 21, estive no Convento dos Cardaes para As Grandes Canções Natalícias Clássicas e do Cinema.

   Dois espectáculos diferentes, mas que se complementaram: o primeiro, de música clássica; o segundo, de música natalícia erudita e popular. Dos cinco, estes foram aqueles que se debruçaram mais sobre o Natal, que era exactamente o que queria. O AmeriChristmas causou-me alguma decepção.


    A Orquestra Metropolitana revisitou a música que o compositor russo Tchaikovski estreou no Teatro Bolshoi, em 1977, o inesquecível Lago dos Cisnes. Antes disso, desfrutámos da espiritualidade de Mozart, num primeiro momento com a abertura orquestral de ópera que o compositor de Salzburgo ofertou à cidade de Viena, em 1782. De seguida, a flautista Janete Santos teve solos que fizeram render qualquer um, evocando A Flauta Mágica, de Mozart também.



   Lá fora, a chuva prenunciava uma quinta-feira difícil, mas dentro do São Luiz respirava-se boa música. Por curiosidade, fiquei num camarote individual. Deixo-lhes algumas fotos e um registo em vídeo.




   No sábado, já refeitos da passagem da depressão Elsa, que provocou o caos em Portugal Continental, sobretudo, fui ali para os lados do Príncipe Real, no Convento dos Cardaes, ao As Grandes Canções Natalícias Clássicas e do Cinema, que contou com a participação do barítono Pedro Miguel Nunes e do tenor Diogo Tomás, acompanhados ao piano por Daniel Sanches. O pequeno concerto, intimista, teve lugar na igreja do convento, ricamente decorada. Um espaço lindíssimo que os convido a visitar e conhecer. De Adeste Fideles, cuja autoria até se atribuiu ao nosso Dom João IV, passando por O Holy Night, cantou-se ainda Judy Garland, Nat King Cole e Barbra Streisand. Uma saudável conjugação dos clássicos de sempre, seja do cinema, seja das velhas composições que nos acompanham há séculos.



     Um concerto maravilhoso. Terá sido, com o do São Luiz, aquele que mais me preencheu. Deixo-lhes algumas fotos.




  E vocês, estiveram nalgum concerto de Natal?

Sem comentários:

Enviar um comentário