28 de abril de 2019

25 de Abril [parte 2].


   No feriado, aproveitei que o Palácio de São Bento esteve aberto e decidi passar por lá. Por incrível que pareça, nunca antes havia estado no interior de São Bento, palácio novecentista (embora o espaço seja bastante anterior, remontando a um mosteiro), que sediou as Cortes constitucionais, o Congresso da I República, a Assembleia Nacional do Estado Novo e, desde 1976, a Assembleia da República - de 75 a 76, como sabem, esteve reunida por lá a Assembleia Constituinte, que elaborou a nossa actual Lei Fundamental. É um palácio em estilo neoclássico. Aceita visitas com marcação prévia. Em verdade, quero ver se lá volto, porque a afluência foi tanta que não pude ver tudo quanto queria com o tempo e a atenção devidos.



   Estive mais de uma hora na fila, que por acaso até andou bem. Dava literalmente a volta ao palácio, contornando-o. Faz-me lembrar a que apanhei quando fui ao Palácio de Belém, assim que Marcelo tomou posse.



  A par do hemiciclo propriamente dito, foi-nos mostrada a sala de visitas da presidência, a sala do arquivo histórico e a sala da comissão parlamentar. Acredito que houvesse mais para ver, mas era tanta gente… Não consegui visitar a Residência Oficial do Primeiro-Ministro, que estava encerrada, havendo gente que, contudo, não hesitou em violar as demarcações que impediam a passagem, nas barbas dos seguranças e dos agentes da polícia. Arriscam-se por pouco.



   Embora não concorde com a revolução, não deixei de colher alguns cravos. Até me tiraram umas fotos com eles. Já sabem que poderão ter acesso a elas através das minhas redes sociais, isto para quem me segue. Deixo-lhes, porém, algumas aqui.



    Porque as flores e os dias têm os significados que lhes queremos atribuir.


Todas as fotos foram captadas com o meu iPhone. Uso sob permissão.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Passeio de pobres. Não são como os teus, em três capitais europeias. :)

      Eliminar
  2. Nada mais a acrescentar. Esta frase diz tudo ...

    " Porque as flores e os dias têm os significados que lhes queremos atribuir."

    ResponderEliminar