24 de fevereiro de 2011

Gente Prática


Uma das inúmeras coisas boas que a faculdade proporciona é precisamente o convívio saudável entre colegas. Nas horas mortas, durante os intervalos ou até mesmo depois das aulas, conversamos sobre todo o tipo de assuntos, alguns relacionados com as aulas, outros relacionados com as nossas características individuais e a nossa vida pessoal.
Hoje, da parte da tarde, ficámos a conversar depois do almoço. Aquelas conversas saudáveis. À mesa estava eu e várias colegas raparigas. Um dos temas que surgiu dizia respeito à hora que acordamos, que saímos de casa, etc. Descobri que, de todas, sou o que acorda mais cedo e que, consequentemente, demora mais tempo a sair de casa. Elas, em média, demoram cerca de trinta minutos desde que saem da cama até saírem de casa, sendo que duas delas arranjam-se em vinte minutos. Eu demoro uma hora e meia todas as manhãs. Isto que eu disse caiu como uma bomba. Algumas ficaram perplexas, outras incrédulas. Portanto, eu acordo às sete da manhã para sair de casa às oito e meia. E não acho muito... Conversa puxa conversa e às tantas fiz outra descoberta: sou mais vaidoso do que todas elas. Não consigo compreender como é que uma mulher demora apenas trinta minutos para sair de casa! Fiz, então, um balanço onde perco o tempo. Vejamos:
Acordo às sete. Vou ao banheiro, faço as minhas necessidades fisiológicas, escovo os dentes e tomo banho (duche, que eu considerava rápido...). Depois do banho, faço a barba (tenho pouca, mas detesto ver um pelinho que seja na cara) e coloco o meu creme de dia e o hidratante para o rosto e para o corpo (por vezes, coloco à noite; dizem que é melhor). Saio do banheiro e vou ao quarto. Escolho a roupa e vou até ao quarto de vestir. Depois de estar arranjado, seco o cabelo e, conforme a disposição, aliso-o ou encaracolo-o (o meu cabelo é bom e denso, logo, dá para trabalhar). Demoro vinte minutos a alisar o cabelo / enrolar. Coloco o after-shave, o perfume e vou tomar o café da manhã (já sabem que detesto a expressão horrenda de pequeno-almoço!). Tomo o meu café da manhã e volto a escovar os dentes. Por último, visto o casaco e saio de casa. É a rotina matinal, com poucas alterações, das quais saliento algumas: às vezes, coloco um pouco de base para o rosto (masculina, que uso há imensos anos) e um pó compacto fantástico, incolor, mas que torna a pele mais aprazível. Mas nem sempre o faço. E é tudo. Aqui vai a minha hora e meia.
Elas, pelo que soube, levantam-se, vestem a primeira roupita que aparece, escovam o cabelo et voilá, estão prontas!... Nem todas, mas Deus me livre e salve!
Bom, a verdade é que não faço algumas tarefas; se as fizesse, tomaria ainda mais tempo. Exemplos: a cama, que é a Ana que faz, limpar o banheiro, recolher as toalhas, arrumar os meus artigos, etc. É ela que faz isso tudo.
Sou assim desde criança. Não me consigo ver como um qualquer, vestir uma coisinha banal, lavar a cara e já está! Não! Tenho de sair de forma impenetrável e ao meu gosto. E quando vou de metro, aquilo é um horror. Há todo o tipo de pessoas. Mal vestidos, os rostos sujos, os olhos remelados... Alguns chegam a ter mau cheiro corporal. Credo! O povo português, na sua grande maioria, é um povo sujo, que não se lava e não tem o mínimo cuidado consigo e com a sua imagem. Custa-me a chegar a esta conclusão, mas é verdade.
Tudo tem as suas contrapartidas: enquanto elas dormem mais uma hora, eu durmo menos.
É o preço da vaidade.

15 comentários:

  1. amigo, isso tudo de manhã? é que nem pensar. Mas também te digo. Eu mesmo sem base... sou maravilhoso. Quem pode, pode :D

    ResponderEliminar
  2. Ai, meu deus, Mark, desculpa lá, mas eu fartei-me de rir com este post. Não que eu esteja a gozar contigo, nem nada, muito pelo contrário, achei piada à maneira como criticas as pessoas.

    A verdade é essa,neste aspecto, há três tipos de pessoas: as que não se arranjam, as que demoram imenso tempo a arranjar (como tu)e as que não demoram assim taaanto tempo a arranjar-se. Eu também já falei com os meus amigos sobre isto e reparei que, eu, tal como tu, sou dos que se levanta mais cedo, aliás, ainda me levanto mais cedo que tu, às seis e meia, quando tenho aulas às oito (um velho hábito que tenho desde criança por ter de ir para o A.T.L. quando os meus pais iam trabalhar). Mas eu sou muuito molengão... Primeiro que me levante da cama, são quinze minutos. Depois, ir comer o meu habitual pão torrado com um galão ou uma tijela de cereais de pequeno-almoço, er, quero dizer, café da manhã (lol).E com isso lá se vão vinte minutos do meu tempo. Ora, por esta altura são já 7h05m... E agora, visto-me em mais cinco minutos e dou um jeito ao cabelo (que é rebelde e não gosta de me obedecer) durante os cinco minutos seguintes. 7h15m... Depois preparo a mala, mais dez minutos (quinze, quando não encontro os livros no meio da bagunça que é o meu quarto...). 7h30m. Ás vezes dá-me vontade de fazer a cama, o que demora cinco minutos. lavar os dentes, é mais cinco minutos. Olha para as horas! São já 7 e 40! Hora de ir embora, já que demoro quinze minutos a chegar à escola, a pé, e quero lá estar cinco minutos antes de tocar para conviver um bocado.

    Claro, tenho de me levantar mais cedo por causa de ter um longo caminho pela frente até à escola, mas pronto. Eu acho que estou naqueles que não se demora muito tempo a arranjar, até porque eu desisti disso quando percebi que o cabelo vai como quer e não como eu quero. (Já resolvi esse problema com um "fetiche" meu de andar sempre com uma boina pseudo-estilosa na cabeça).

    De qualquer das formas (vês o que eu dizia dos meus testamentos?), proporcionaste-me umas boas risotas bem dadas. Não ligues, mas acho graça a pessoas vaidosas xD Mas a imagem não é tudo... apesar de ser uma boa parte da vida ;p

    P.S. : Não te assustes por o duche não estar no meu horário quando tenho aulas às oito... tomo quando volto a casa, depois de Educação Física. E nos dias em que entro à tarde tomo antes de almoço. xD

    ResponderEliminar
  3. Mark
    não posso deixar de pensar como serias tu a cumprir o serviço militar, no tempo em que eu o fiz.
    De uma coisa eu estou certo: estarias muito modificado.
    Deves pensar que pertences a uma pequeníssima minoria de pessoas que se permite ter essa vida e que é bom estares preparado para uma eventualidade de mudança.
    Quem te diz isto, sou eu, que já passei por muitas fases na vida: nunca me faltou nada; mas também, desde sempre me habituaram a lidar com carências. E hoje estou-lhes muito agradecido.
    E sabes que mais: sou feliz, como sou e como é feliz muita gente que não se pode permitir o tipo de vida que tu tens.
    Tu não é vaidoso - podes é dar-te ao luxo de o seres.
    Não olhes isto como uma critica, mas apenas uma leitura de uma realidade que tu sabes que existe, é muito comum, e tu continuas a pensar que estarás sempre imune a ela. Deus o permita.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Ai, Mark tás demais lol tanto tempo para sair de casa! Mal de mim se fosse assim lol Mas o menino compreende-se loool xD
    olha concordo com o pinguim e não é para teu mal, sabes que a vida hoje não tá para esses comodismos todos. era bom para ti veres como é a vida e como a maioria das pessoas vive. Não te fazia nenhum mal. :)
    vá abraço e pensa naquilo que te dizemos

    ResponderEliminar
  5. Só a minha mãe é que me dizia que "a Adelaide é funcionária desta casa, minha funcionária, está cá para me ajudar e não é tua criada, portanto tratas tu das tuas coisas." --'
    A única coisa que não fazia era a cama, preparar o piqueno almoço e limpar o quarto de banho. :p

    Com a roupa sempre fui rápido, desde que a T-shirt combinasse com os boxers era feliz, e com a higiene é que era menino para demorar 30 min. Contas feitas e demorava 45min 1h a sair de casa!

    ResponderEliminar
  6. Ai korrore. Eu tomo um duche rápido, visto-me, seco o cabelo, arranjo-o com um produto fantástico que comprei, seco mais um bocado.

    Não demoro mais do que 30 min. Se demorasse suicidava-me :S

    Quando à roupa banal que qualquer um veste... eu não acho que a questão não é o que vestes, mas como vestes. Eu posso vestir uma coisa da Pull & Bear ou da Bershka sem parecer igual a tantos outros que andam por aí na rua.

    E aí que entra a criatividade e o estilo pessoal de cada um.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o speedy, quem pode pode, e eu graças a deus posso lol não preciso disso tudo logo de manhã para estar lindo e cheiroso

    ResponderEliminar
  8. Speedy e Miguel: Ser bonito não significa que descuremos da nossa imagem. Lá por as pessoas serem bonitas não invalida que não se cuidem.
    Sempre me cuidei e arranjei. Aliás, os modelos e manequins, que eu saiba, têm cuidados de beleza e higiene.
    Não percebi muito bem a natureza dessas deduções, porém, o pensamento é livre.

    ResponderEliminar
  9. Pois é... a vaidade é assim.
    Eu demoro 45 minutos, lol. E tomo duche e faço exactamente o que tu fazes :p
    Infelizmente não concordo com o que dizes de o povo português ser assim, não sei, tenho outra ideia completamente diferente ;p
    Beijinho Mark

    ResponderEliminar
  10. xDD Ainda bem que gostaste do meu simples textinho ;)

    Em relação à gente que não se lava... nem sei como conseguem :s
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. eu não demoro tempo nenhum... Aliás, às vezes faço quase todas essas coisas em 20min... Mas enfim, eu e o meu stress...loool de qualquer forma tens de me dizer que pó e que base usas porque eu nunca consegui encontrar nada de jeito para mim... Stay well

    ResponderEliminar
  12. Nelson, eu gostaria de demorar apenas uns vinte minutos, mas não consigo mesmo. :)
    Quanto ao pó e base que uso, ambos são da Clinique e comprei na Perfumes&Companhia. Lá encontrarás algo para a tonalidade da tua pele e sempre poderás pedir ajuda a uma das meninas que estão no aconselhamento ao cliente. :)
    Espero ter ajudado.

    lots of love ^^

    ResponderEliminar
  13. Eu demoro bem menos que tu, 20 minutos e estou pronta!!
    Mas o que importa é que tu te sintas bem contigo próprio, demore o tempo que demorar.

    ResponderEliminar
  14. Eu levo uns 45 minutos, mas é porque não gosto de tomar o pequeno-almoço (desculpa, café da manhã) à pressa. E estou sempre a inventar formas de tornar as coisas mais rápidas. Durante algum tempo deixava já o pão dentro da torradeira ou os cereais na taça...

    ResponderEliminar