1 de janeiro de 2026

Quarenta anos de Europa.

   No dia 1 de janeiro de 1986, Portugal tornou-se oficialmente membro da então Comunidade Económica Europeia (CEE), junto com Espanha, num processo que marcou profundamente a história política, económica e social do país. 

   O Tratado de Adesão fora assinado a 12 de junho de 1985 no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, depois de quase uma década de negociações iniciadas formalmente em 1977. 

   Esta adesão significou a entrada de Portugal no coração do projecto europeu de integração, abrindo caminho a fundos estruturais, investimentos e reformas económicas que aceleraram a modernização de infraestruturas, a economia e a sociedade portuguesa. 

   Ao longo destes 40 anos, a pertença à Comunidade -que evoluiu para a União Europeia- foi entendida como um factor decisivo para o reforço da democracia, do comércio e da mobilidade europeia, embora também tenha colocado desafios de convergência económica.

      É indiscutível que, pese embora tudo o que de mau possamos apontar ao projecto europeu, há um Portugal antes de 1986 e um Portugal depois de 1986. Este último é claramente melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário