14 de julho de 2020

Allariz, ¡qué pueblo bonito!


   No domingo passado, a convite de um casal amigo, fomos a uma das vilas mais encantadoras que pude conhecer recentemente: Allariz. Não dista muito daqui, mas ainda exige um percurso razoavelmente moderado de carro para se chegar lá.

   O que mais me seduziu em Allariz foi a sua atmosfera vibrante, natural, com um rio que a atravessa - o Río Arnoia. Por lá, jovens e menos jovens aproveitavam a claridade daquelas águas e banhavam-se. 



  
  As ruas estão impecavelmente limpas. Vim a saber, a posteriori, que Allariz foi, durante anos, governada por nacionalistas galegos, pelo BNG. Compreende-se que o discurso nacionalista aluda ao caso bem sucedido da vila para fazer propaganda pela independência da Galiza.



  Após um mui simpático lanche numa esplanada de jardim, onde pudemos beber algo refrescante e comer gelados de fruta fresca, escolhemos um restaurante à beira-rio, convidativo. A comida, excepcional; o atendimento, bom... A um português, habituados que estamos ao nosso trato formal e distante, os jeitos espanhóis poderão parecer rudes, agressivos. Eu também sou levado, e mal, a pensar assim. São apenas e tão-só diferentes de nós.



  "Primeiro estranha-se, depois entranha-se", diz o povo e digo-o eu. Para o final, o empregado já se desfazia em simpatia, convidando-nos, até, a ficar um pouco mais, assim o quiséssemos, que ainda demorariam a fechar. Os seus derradeiros gestos de acolhimento tê-lo-ão salvado, provavelmente, de uma crítica minha mais contundente pelas redes sociais. Digamos que se redimiu bem.



    Chegámos bastante tarde a casa, contudo, o passeio mais que valeu a pena. Também o Diesel se divertiu com as suas orelhas ondeando ao sabor do vento. Na viagem de regresso, mal se mexia. O cansaço havia igualmente tomado conta de si.



   Se andarem pela província de Ourense, não deixem de conhecer Allariz. Garanto-lhes de que não se arrependerão.

2 comentários: