24 de dezembro de 2019

Feliz Natal.


   Natal, o que é o Natal? Um dia de gula, de consumismo, ou o dia em que verdadeiramente assinalamos o nascimento do Messias em comunhão? Parece-me bem que o Natal vem sendo mais o primeiro. Esta deturpação daquilo que é o Natal, observado desde os primeiros séculos da nossa era como o marco do nascimento de Jesus, é um caminho sem volta. 

   Foi o Papa São Júlio I que, em torno do século IV, definiu o 25 de Dezembro como o dia de Natal, o dia consagrado ao Senhor. Em rigor, a Igreja aproveitou as festividades pagãs que já eram celebradas naquela época para mais facilmente conseguir fazer chegar a palavra de Deus aos povos. Séculos depois, o Natal tornou-se feriado no Império Bizantino, nos tempos de Justiniano, caído que estava a ocidente o Império Romano, conquanto na Cristandade oriental seja comemorado a 6/7 de Janeiro.



    Não me alongo mais. Que todos nos possamos lembrar, ao menos por um momento, de Deus. Daquele que se fez carne para expiar os nossos pecados, para nos mostrar o caminho da vida eterna e para anunciar um reino «que não é deste mundo». Deus perdoou-nos os pecados, e a Sua misericórdia é infinita, o que, entretanto, não nos permite pecar continuamente. E pecamos. Pecamos quando temos desejos impuros, carnais. Pecamos quando cometemos actos contra a natureza humana. Pecamos quando blasfemamos. Pecamos quando mentimos. Pecamos quando somos egoístas e rancorosos. Pecamos quando fazemos somente o mal. Atentem nisto.

    A todos os meus leitores, aos que o são e aos que o foram, e àqueles que passarão casualmente por aqui, um Santo e Feliz Natal.

4 comentários:

  1. Desejo-te um Feliz Santo e Doce Natal ;)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passou-se. :)

      Continuação de boas festas, caro amigo.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Feliz natal! Obrigado por essa verdadeira aula de história.

    Feliz 2020 e muito sucesso!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar