10 de dezembro de 2019

Concerto de Fim de Ano.


    No sábado, estive presente no Concerto de Fim de Ano - 19º Gala de Ópera da Universidade de Lisboa, na Aula Magna, que contou com a presença não só do Exmo. Sr. Reitor da Universidade de Lisboa como também da Ministra da Cultura. Um serão memorável, principalmente para quem, como eu, gosta de ópera, coros e orquestras. As árias estiveram a cargo de Alexandra Bernardo, soprano, Larissa Savchenko, contralto, e de Armando Possante, barítono. O maestro foi Christopher Bochmann. Nos coros e na orquestra participaram a Orquestra Sinfónica Juvenil, fundada em 1973, o Coro da Universidade de Lisboa, fundado em 1961, o Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e o Incognitus Ensemble, fundado ainda este ano.


Lotação esgotadíssima


   Tamanho profissionalismo e entrega só honrou os músicos que ali estiveram. Ouviu-se Borodin e Tschaikovsky, dois dos grandes nomes da ópera russa, e Verdi, o maior nome da ópera italiana. Duas horas de pura magia, posso-lhes garantir. É ainda de certa modo inspirador ver miúdos, que o são, com tanto talento numa arte minuciosa como o é a da música mais erudita. Manusear aqueles instrumentos envolve tanto afinco e delicadeza só ao alcance de quem nasce com o dom e se esforça para o aprimorar.



    Deixo-lhes algumas fotos e um pequeno registo em vídeo já a pensar nesta publicação. Entretanto, antes que me vá, deixem-me que lhes diga que este sábado estarei no concerto de Natal da Universidade de Lisboa, também na Aula Magna.

4 comentários: