28 de janeiro de 2024

Six Feet Under.


   A Six Feet Under, em português Sete Palmos de Terra, é uma série maravilhosa. Não sei se a viram, ou se tão-pouco gostam de séries. Eu comecei a ver séries poucas semanas antes de sair de Portugal, quando subscrevi a Netflix. Aqui em Espanha, ao não ter muito que fazer, já que vivo num ambiente mais rural, ver séries tornou-se uma rotina das noites sobretudo. Vi muitas. Nem me irei dar ao trabalho de elencar todas (até porque não me lembro). Posso dizer que as minhas favoritas foram Game of Thrones, The Walking Dead e, agora, esta Sete Palmos de Terra. E quiçá alguma mais que me escape.

    As interpretações são brilhantes, mas os textos, os diálogos, são o que tornam esta série tão boa. É realmente boa. Se gostam de séries e ainda não tiveram a oportunidade de a ver, façam-no. Não sei em que plataforma está disponível em Portugal. Aqui em Espanha está na HBO. 





   Considerada uma das melhores séries de sempre, bem assim como o seu final, Sete Palmos de Terra transporta-nos ao quotidiano duma família que gere uma funerária. Cada capítulo começa com uma morte, contudo, há uma história transversal a toda a série, isto é, cada episódio não se esgota em si mesmo. Há uma continuidade.

    Aquela família é esquisita. Louca mesmo, diria. Em todo o caso, são unidos, cada um com os seus dilemas, preocupações, crises existenciais, escolhas…, e recorrentemente vêem-se confrontados com toda essa realidade de angústias, o que os leva a um exercício de auto-análise. E é nesse exercício, a que se somam as interpretações e o texto, que está a qualidade da série.

4 comentários:

  1. Já tinha ouvido mas nunca vi
    Fiquei curioso
    Obrigado pela partilha
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de séries, é uma excelente hipótese a considerar.

      Um abraço,
      Mark

      Eliminar
  2. Sim, conheço a série e segui-a durante bastante tempo, mas nunca fui muito assíduo.
    Por vezes baralhava os episódios, perdia o fio à meada, mas lá conseguia pôr-me em dia novamente. Mas nunca foi algo que gostasse realmente.
    Via-a como entretenimento quando não tinha mais nada que fazer.
    Não sou muito assíduo a ver séries.
    Não obstante, ando a seguir uma que vai em duas temporadas, e que me dá prazer, espero que continuem a apresentar mais temporadas no futuro, pois vejo-lhe qualidade. Trata-se de "The Gilded Age". Não me pergunte qual a plataforma onde ela é exibida, pois não sei, mas é fácil que o descubra de imediato.
    Cumprimentos
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não era de séries, nem de filmes. Aliás, durante anos estive sem ir ao cinema. Depois, comecei a ir regularmente -chegando a um ponto em que ia vezes demais-, e a determinado momento passei para as séries. Em ambos casos, creio que por aborrecimento.

      As séries são uma boa forma de passar o tempo. Obrigado pela sugestão.

      Cumprimentos,
      Mark

      Eliminar