7 de fevereiro de 2022

Budapeste (parte IV).


   Budapeste é conhecida pelas suas termas. É uma cidade termal, famosa na Europa. Quis o destino que eu vivesse na capital termal da Galiza e de Espanha, Ourense, mas nunca cheguei a ir às termas daqui. Antes de me mudar para o rural, vivi umas semanas em Ourense. Tudo coincidiu com o início da pandemia, pelo que a ida às termas ficou adiada indefinidamente. Proporcionou-se fazermos termas em Budapeste. A cidade dispõe de dois balneários: um mais antigo, Gellert, e outro mais moderno, Széchenyi, que foi a nossa opção. Fica perto da Hösök tere, na linha M1, na estação homónima.


Sabe tão bem


  O balneário dispõe de várias piscinas, umas interiores, outras exteriores. Ficámos sobretudo nas exteriores. Estavam 5ºC, e dentro de água 29ºC. A sensação de variação térmica é impressionante e extremamente agradável. E depois há aqueles esguichos de água quente tão reconfortantes nos músculos e ossos. No caso do M., que sofre um pouco da coluna, além do agradável que são, ajudam-no a relaxar e a eliminar as dores. Um conselho: levem chinelos e touca. Se não o fizerem, poderão adquirir estes produtos numa loja dentro do recinto das termas. São obrigatórios. Ah, e a toalha de banho (ou um robe, melhor, porque no Inverno faz muito frio). O balneário tem instalações para que troquemos de roupa e, no final, nos duchemos.


O Balneário de Széchenyi


    Dependendo do tempo que disponham em Budapeste, aconselho a que passem pelas termas.


Todas as fotos foram captadas por mim. Uso sob permissão.


6 comentários:

  1. Sim, nesse caso, só mesmo com água quente…. Caso contrário, esquece LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão quentinha, hmm! E estar ali com o teu mais-que-tudo é maravilhoso. Só não recomendo os beijinhos, que é um povo homofóbico. Ahaha

      Eliminar
  2. Recorda-me uma das minhas estadas na Itália, em que o meu companheiro da altura e eu, encontrámos, como que por acaso (mas não foi por acaso, pois o meu companheiro conhecia o local), mais ou menos a meio do país, uma exsurgência de águas sulfurosas e quentes, de cor algo leitosa, que se encontrava num leito de rio que, porque ainda era inverno, tinha a flutuar pequenos pedaços de gelo.
    A exsurgência estava quase a 40º C e era no mínimo estranho estar envolto em vapor, num caldo leitoso, pouco cheiroso, a "fare l'ippopotamo", como dizia na altura o meu companheiro, num leito de rio que transportava, só a alguns metros de distância, bocados de gelo.
    No mínimo, dava a ideia de me encontrar algures fora da terra, tão insólita a imagem. Mas era delicioso, de tal forma que nunca mais esquecerei.
    Disseram-nos para não tomarmos banho de imediato, pois os componentes químicos da água parece que eram excelentes para a pele. Realmente ficámos com a pele lisinha e suave e, nessa noite, dormimos um sono bem recomposto, mas, nessa altura, eu também dormia bem em qualquer sítio!!!
    A terra está cheia de coisas muito curiosas!!!
    As águas termais nestes países são muito conhecidas e apreciadas, efetivamente. Ainda não as experimentei, mas será uma questão de tempo.
    Cumprimentos
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel

      Olhe, nós queremos ir a Itália, ao sul, neste Verão. Vamos lá ver se se concretiza. Eu, assumo-o, no Verão gosto de fazer turismo de praia. Adoro praia, pronto. Como o M. não pode tirar muitos dias de férias juntos, não dá para fazer, por exemplo, uma semana de turismo cultural, chamemos-lhe assim, e uma semana de turismo de praia. Queremos, então, visitar alguma cidade do sul de Itália onde possamos conjugar o conhecimento e a praia.

      Aquele dia nas termas soube-nos como ginjas!

      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Deve ser um espectáculo! Por acaso também nunca fiz termas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maravilha. Passa-se frio entre as piscinas, sobretudo no exterior, mas é uma experiência que não nos acontece todos os dias, à partida.

      Eliminar