10 de maio de 2023

Eurovisão 2023.


   Ontem vi a primeira semi-final da Eurovisão. Este certame nunca me suscitou grande curiosidade, porém, nos últimos anos, talvez devido à vitória de Sobral -não descarto a hipótese-, passei a acompanhá-lo com mais atenção. Não o faço pelas músicas ou pelo estilo, que me dizem pouco, senão sobretudo pela competição de países - mais ou menos o que me leva a acompanhar os campeonatos europeus e mundiais de futebol profissional. 

   Este ano, há a vantagem de ter adorado a canção que Portugal levou (já a conhecia; há semanas que a tenho na minha playlist da Apple Music): a Ai Coração, da Mimicat, que é giríssima, e que passou à grande final, no sábado. Tinha de passar. Não só é uma canção animada como tem características que, a meu ver, a levariam à final, designadamente partes altas que demonstram o alcance vocal da intérprete e um ritmo apelativo, catchy, que fica no ouvido e nos faz querer dançar. É uma música eurovisiva sem entrar no esquema tradicional das canções que são apresentadas por lá. As concorrentes também eram mais para o fraco. Das quinze que estiveram na disputa pelos primeiros dez lugares da final, “gostei”, relativamente, de uma por outra.

   Outra das canções que me prende a atenção, até por ser a do país onde resido, é a espanhola, de Blanca Paloma. Uma canção que aqui se chama de nana, com influências evidentes do flamengo. 

    No sábado, portanto, a torcer por Portugal e Espanha. Pelo meio, há a segunda semi-final, já na quinta à noite.

4 comentários:

  1. Agora é só esperar por Sábado XD
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. “Agora é só esperar por Sábado XD
    Abraço amigo”

    Não sei o que se passou, Francisco, mas o teu comentário não me surge. Recebi-o no e-mail, mas não me surge aqui. Reproduzo-o, então.

    Um abraço,
    Mark

    ResponderEliminar
  3. Tenho tido esse problema em alguns comentários, ficam mas depois desaparecem
    Não sei
    Boa sorte para Portugal e Espanha para esta noite
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivemos pouca sorte.

      Um abraço, amigo.
      Mark

      Eliminar