22 de outubro de 2012

Canetas de cor.


   Vejo a monotonia presente nos cadernos dos meus colegas e sinto-me infantil. Terei resquícios de uma adolescência que teima em não terminar? Os títulos a vermelho pálido não me seduzem, bem como a ausência de setas que compõem os esquemas que os professores ditam apressadamente. E, depois, quando tento arranjar justificações plausíveis para a ausência de brilho naquelas anotações, chego à conclusão de que todos são mais práticos do que eu. Que culpa me imputar?, se gosto de dividir os itens com algarismos, circundando-os com a cor roxa; o que poderei fazer?, se as setas são a amarelo-torrado e os subtítulos escritos a verde-claro.

   Os professores não se compadecem de algum brio da minha parte: comungam da mesma característica de falar sem que a inspiração seja perceptível. Desenvolveram - quem sabe - uma qualquer técnica em comum com vista à sabotagem dos meus apontamentos. Não, recusar-me-ei a usar a esferográfica preta até à última disciplina que faça. Tornar-se-ia impossível estudar sem as chavetas a azul-marinho.
 
   Uma colega zomba da minha eficácia em conseguir acompanhar o discurso dos regentes, não deixando nenhum pormenor ao acaso. Indaga-se sobre a necessidade de tanta arrumação visual.

   O que ela não sabe é que eu crio o meu próprio mundo quando os pensamentos não assentam nas cadeiras envernizadas da sala de cheiro a cortiça e cor âmbar. Os meus livros sou eu que os escrevo, claro, e não contêm milhentos artigos enfadonhos e poeirentos que, parafraseando Rousseau, nos acorrentam em toda a parte. A minha lei sou eu, assim como as cores me pertencem.

    Preciso de comprar outra caneta lilás.

18 comentários:

  1. Cor é Alegria....

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Adoro os teus "preciosismos".
    És uma pessoa deveras original e no bom sentido.

    ResponderEliminar
  3. Só alguém como você conseguiria falar de canetas coloridas de uma forma nada banal. :)

    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Só tu Mark.

    Vê que lindos estes lápis cujo link te envio.

    http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/07/cores-em-ingles.jpg

    Espero que consigas ter sempre ordenados e bem catalogados os teus registos das aulas. Devem ser preciosos os teus apontamentos.

    Eu sou mais ... digamos, desorganizado!

    Melhor ainda - bastante, demasiado...

    Estes adjetivos cheiram a gastador... também sou um pouco.

    Só não poupo abraços!

    Toma lá mais um abraço com todo o carinho :3

    ResponderEliminar
  5. Os meus apontamentos universitários eram escritos num caderno, à pressa e cheios de gatafunhos.

    Uma das minhas formas de estudar era passá-los a limpo. Ficavam imaculados, sempre a azul e verde clarinho (uma marca de canetas que tem um verde que nunca encontrei noutra qualquer marca e que adoro :P)

    Apesar de não usar todo o mesmo "arco-íris" que tu, também eu era um pouco perfecionista com esses pormenores :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. alguns dos meus cadernos são também assim :)

    ResponderEliminar
  7. gosto muito do lilás. tb nunca escrevi a preto, era sempre a azul. ainda hoje uso o azul, tanto no trabalho como em casa.
    bons estudos.
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Francisco: Partilho dessa opinião. :)


    João e Ty: Obrigado. :)


    Pedro: Os meus apontamentos são bons, sim, ao ponto de alguns colegas mos pedirem. Só que, infelizmente, nem sempre consigo ter a letra como gosto e a apresentação ideal. :|
    Adoro lápis de cor. *_* Thanks!


    Horatius: Sim, tenho colegas que passam a limpo em casa. Isso dar-me-ia muito trabalho, por isso, tento poupar-me (sim, é preguiça). xD


    Rapaz das marés: Parecem cadernos de menina, ahah :D


    Margarida: Sim, eu também escrevo a azul, mas os títulos, subtítulos, chavetas, setas e setinhas e demais símbolos gráficos é a cor. :)
    Obrigado!



    abraços e bj :3

    ResponderEliminar
  9. O ideal, como técnica de estudo, é utilizarmos 2 cores apenas. Mas regressando ao meu tempo de estudante, tb usava cores e mais cores nos cadernos, nem que tal me obrigasse a passar as aulas de novo.
    A verdade é que, se o método funciona... continua! Dá cor à vida.

    ResponderEliminar
  10. Eu na cor era um pouco monótono (apenas nisso) mas usava muitas setas, chavetas, sublinhados, notas laterais and so on...

    ResponderEliminar
  11. Paulo: Eu acho que cada um faz o seu ideal. :) Não há padrões uniformizados acerca dos melhores métodos de estudo. Eu dou-me bem com as cores. Gosto de delimitar os itens e as cores ajudam a sobressair os vários elementos, sem prejuízo da própria apresentação. :)


    Coelhinho: Apontamentos sem setas e chavetas, laterais e por baixo das palavras, não são apontamentos. Ahah :p



    abraços :3

    ResponderEliminar
  12. Aposto que os teus cadernos são especiais e lindos de se ver :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Você é criativo e caprichoso com suas coisas.Bacana isso,Mark. Você gosta de dar vida à suas anotações. Eu já sou mais básico mesmo, uso somente canetas azul,preta e vermelha e mesmo assim, minhas anotações são uma baguncinha só. ahahaha

    Abraços do Brasil.

    ResponderEliminar
  14. Arrakis: Awwwn, obrigado. :')


    Citizen: Normal, geralmente os rapazes são mais "bagunçados" nas anotações. :)

    abraço x2 :3

    ResponderEliminar
  15. Que se lixem os outros, és como és e é isso que importa.

    O mundo é feito de cores. A vida, apesar de nem sempre ser tão colorida como todos desejamos, não se limita a uma única cor.

    Os apontamentos são teus e tu é que os terás de compreender.

    Quanto aos outros:

    "basta pum basta... pim"

    ResponderEliminar
  16. Ribatejano: Obrigado pelas palavras. :)


    abraço :3

    ResponderEliminar
  17. Eu gosto bastante de usar canetas de diversas cores também. Fazer esses "desenhos", espécie de pequenos códigos gráficos e visuais que servem para apontamentos mentais, que na altura em que estou a estudar, me fazem lembrar determinados pontos ou apontamentos. xD

    Sempre tive esse "brio" nos meus tempos de estudante. Hoje em dia continuo a gostar, embora use canetas multicoloridas. Até mesmo aqui ao lado do computador, tenho um caderno onde vou tomando apontamentos, sobre tudo e sobre nada... ^^

    O que importa é que tu te sintas bem. Se os outros não te compreendem e criticam, deixa-los lá... ;)

    Não conhecem ainda a vastidão de cores que a vida possuí!

    Nem toda gente pode ter uma genialidade e uma criatividade fora de série, como tu tens! ^o^

    Hughie :*

    ResponderEliminar
  18. Hórus: Awwwn, és sempre tão terno e carinhoso comigo. És um doce, sabias? :)


    hughie :3 :*

    ResponderEliminar