6 de março de 2011

Eu Quero Ir ao Jardim Zoológico


Há imensos anos que não vou ao Zoológico de Lisboa. E aqui tão perto!...
Estou a pensar em ir ao Zoo nesta semana. O Zoológico é aquele lugar por excelência. Será sempre um dia bem passado junto dos animais e do cheiro a natureza possível numa metrópole europeia. Recordo-me de ir ao Zoológico quando os pais estavam juntos. Uma dessas ocasiões coincidiu justamente com o Carnaval, pois lembro-me de estar mascarado de morango. Sim, eu tive uma fantasia de morango (o fruto), muito gira por sinal. :)
Apetece-me mesmo. Eu sou muito chegado a estes programas de dia. Não troco uma ida ao Zoológico, a um museu, a um teatro por uma noitada! Há coisas bem mais importantes e interessantes do que um bar cheio de gente embriagada e vulgar.
O Zoológico consegue aproximar-nos mais do mundo animal. Temos acesso a espécies que de outra forma veríamos apenas na televisão. Nem todas as pessoas têm a sorte, como o pai, de nascer em Moçambique e de viver grande parte da vida rodeadas de vida animal e vegetal completamente selvagens. Ele, às vezes, contava-me coisas que me deixavam encantado pela beleza e, ao mesmo tempo, pelo perigo. Estivemos para voltar em turismo, na década de noventa do século passado, mas a mãe e o pai, temendo por mim, resolveram cancelar a viagem. Na época, Moçambique vivia uma guerra civil horrorosa e na agência de viagens alertaram-nos para diversos perigos, nomeadamente de eu ser raptado para extração de órgãos. A mãe ficou apavorada. Hoje as coisas seriam diferentes. O país está em paz e eu cresci.
Para além de todos os motivos, quero ver algumas espécies que nunca tive a oportunidade de ver. Gostava, se possível, de rever um espetáculo com golfinhos que era habitual no Zoo.
Isto também é um pouco de inveja, sim, porque uma amiga minha foi ao Zoo não há muito tempo. E eu geralmente sou assim. Quando vejo algo que os outros têm ou que fizeram, quero ter ou fazer o mesmo. Hábitos de mimado. ;)

16 comentários:

  1. Também já não vou ao zoo há muitos anos, nem sei quantos. lembro-me de um elefante que tocava uma campainha com a tromba. mas pensando bem não sei se foi no zoo que vi isso ou nalgum desenho animado lol xD
    boa ida ao zoo, abraço

    ResponderEliminar
  2. Tomás: LOL (: Não me recordo de absolutamente nada que se assemelhasse ao que acabaste de descrever (elefante e campainha), mas é possível. ^^

    ResponderEliminar
  3. Há que tempos que me ando a prometer a mim mesmo esse programa. Ainda por cima passo ali ao lado quase todos os dias!
    E sim, dáva-se uma moeda ao elefante e ele tocava um sino com a tromba.

    ResponderEliminar
  4. Coelhinho: O Zoo é mágico. Sou lisboeta e não vou ao Zoo! Isto até parece mal. Vou lá esta semana, se vou! :)

    ResponderEliminar
  5. Oh, o Zoo *.* Acho que é um dos meus sítios preferidos para passar o tempo em Lisboa, para além do Parque das Nações... Foi exactamente por causa do zoo que eu gostaria de ser um veterinário de vida selvagem. eu já desde de pequeno que via documentários na televisão sobre vida selvagem e era um apaixonado, mas, desde a primeira vez que fui ao zoo, que me perdi de amores pelos animais selvagens e pela biodiversidade que existe neste mundo. Infelizmente também já lá não vou há imenso tempo, mas tenho de voltar um dia... Eu também sou como tu, prefiro um museu, o Zoo ou um passeio ao ar livre em vez de uma noite passada num bar. Bares e discotecas não são a minha onda... Sempre que alguém diz histericamente que os pais o/a deixaram ir a uma discoteca ou a um bar à noite eu fico a observá-lo/a com um olhar duvidoso e dou uma resposta insossa do género: "uau... já te sentes realizado...?" Lol. Agora, se alguém diz, como tu: Vou ao Zoo! Eu roo o teclado de inveja... -.- xD

    P.S. : Eu lembro-me do elefante que tocava a campainha!! :P Quando eu descobri que se desse uma moeda ao elefante ele tocava a campainha, eu era bem capaz de esvaziar a carteira dos meus pais, para dar os trocos todos ao bicho... xD bons velhos tempos...

    P.S.2 : Quando fores ao zoo, manda cumprimentos meus à cria de rinoceronte branco ;p

    ResponderEliminar
  6. Ragdoll: Concordo inteiramente contigo. O Zoo é bem mais do que lúdico, é didático. :)
    Curiosamente, não me recordo do elefante! Lol Tem graça. :)
    Ok, enviarei os teus cumprimentos à cria de rinoceronte branco. :P

    ResponderEliminar
  7. Parece que estamos todos na mesma sintonia.
    Há que anos não vou lá e quanto gostaria de lá voltar...
    E claro que me recordo do sino a tocar...

    ResponderEliminar
  8. Vai! Vai! Eu fui há pouco tempo e adorei!

    E se tiveres sorte o leão marinho até te dá um beijo!

    ResponderEliminar
  9. Pinguim: Vai, então. :) É um programa bem divertido. Eu vou lá esta semana, se o tempo não piorar... :S

    Angelo: Não sabia que o leão-marinho dava beijinhos às pessoas. Deve ser bem engraçado. :)

    ResponderEliminar
  10. A história do sino é verdadeira. E além do hipopótamo, existem agora crias brancas de tigre, acabadinhas de nascer... coisas mais fofas. E já agora: sabias que existem tartarugas por apadrinhar no jardim zoologico? ando há semanas a pensar se arranjo afilhadas ou nao.

    ResponderEliminar
  11. Speedy: Apadrinha uma. :) Já batizaste a minha tartaruga. Lembras-te, com toda a certeza. (:
    Eu vi, eu vi essa reportagem dos tigres brancos! Que fofinhos. ^^ Também gosto muito de hipopótamos. São muito agressivos, mas acho-os amorosos. :P

    ResponderEliminar
  12. Há muitos anos que lá não vou mas irei também esta semana por causa de um aniversário. O típico matar dois coelhos de uma só cajadada (expressão não lá muito feliz num contexto zoológico)

    ResponderEliminar
  13. Individual(mente): Se os Coelhinhos te lêem... LOL (:

    ResponderEliminar
  14. É um mimo bem salutar.
    Por isso, mima-te. Pela observação do comportamento animal aprendemos também muito de nós!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  15. Paulo: Sem dúvida. (:

    Obrigado pelas palavras.

    Abraço. ^^

    ResponderEliminar
  16. Oh, não são nada hábitos de mimado, são apenas coisas que também queres experimentar...LOL também tenho saudades de ir ao ZOO, aquilo é espectacular.
    Olha, acreditas que tive tantas saudades do teu blog estes dias? Opá, vim para aqui a correr, agora, mal liguei o computador!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar