7 de maio de 2026

Ter um gato, neste caso, uma gata.


    Em 2022, o meu marido trouxe-nos uma gatinha para casa. Andava perdida por um dos centros de saúde onde ele vai de vez em quando passar a consulta. Uma gatinha já adulta, talvez com um ou dois anos. É a minha Mia - a minha gata. A minha gata é a melhor gata do mundo. 

     A Mia é um anjo, e foi uma bênção na minha vida. Não pula para cima de nada, nunca me estragou nada, e temos aquela ideia dos gatos que destroem tudo numa casa. Nem às plantas se chega. Ela não sai. Está sempre dentro de casa. Jamais me arranhou, ou mordeu. Nem quando lhe dou banho, esporadicamente, porque os gatos não precisam tomar banho com frequência. 




     Ter um gato é muito mais do que lhe dar de comida e água - e a Mia tem o seu bebedouro eléctrico, uma fonte. É dar-lhe amor continuamente - e ela não me deixa um minuto; sempre está comigo. É escovar-lhe o pêlo todos os dias - e por isso há donos de felinos que se queixam da muda do pêlo, porque não sabem cuidar do pêlo dos seus animais. A Mia é uma gata que tem mais do que muita gente. É tratada como uma princesa, porque ela é uma princesa. Tem o melhor que lhe posso dar. E tem uma parte do meu coração, incondicionalmente dela.

6 comentários:

  1. Que fofa, Mark 🥹🥹🥹
    Gostava muito de ter um gatinho, mas alergia.
    Abraço,
    Diogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diogo.

      Os meus pais não me deixaram nunca ter um mamífero. Tive uma tartaruga durante 27 anos, até que morreu. Ignorei a asma e adoptei primeiro um cãozinho, que entretanto já morreu, em 2022, seguido do meu cãozinho actual, o Goku, e a Mia, que vieram pouco depois da morte do Diesel (o meu primeiro cão).

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Olá, Mark. Hoje é dia de ir lendo os teus posts :) Recebo notificações das tuas respostas, mas a vida anda difícil.

      Eu lembro-me da tua tartaruga! Também me lembro do Diesel, salvo erro, assim por alturas da COVID-19. O meus sentimentos, Mark.

      O meu tema não é a asma. É mesmo a alergia à saliva dos gatos! Hoje há vacinas que ajudam na redução da proteina que é a principal responsável pela alergia nas pessoas. Não teria um cão, pois passo longas horas fora de casa, mas penso frequentemente em adotar um gato.

      Diogo

      Eliminar
    3. Olá, Diogo.

      Tu tens uma memória prodigiosa. Sim, o Diesel, coitadinho. Morreu de uma forma tão triste. Até hoje não sei ao certo se o envenenaram ou se comeu, ele mesmo, algo venenoso. O que sei é que teve uma morte terrível, diante dos meus olhos: vi-o morrer, literalmente. Morreu à minha frente. E a minha tartaruga, coitadinha também, que morreu velhinha, aos 27 anos (comigo), pouco depois de a ter trazido para Espanha. Morreram com 1 ou 2 semanas de diferença, depois da minha mãe e da minha avó. 2022 foi um ano difícil.

      Os gatos podem ser um desastre ou um amor. Depende do animal. Eles também têm a sua “personalidade” (entre aspas porque, naturalmente, personalidade têm apenas as pessoas). Neste caso, a Mia é um anjo em toda sua plenitude. Nunca vi uma gata tão equilibrada. Eu poderia ter uma porcelana do século XVIII (não tenho) que ela não a derrubaria. Acho que devias tentar. Se preferes um gatinho mais calmo, aconselho uma gata adulta, castrada. Os gatos pequenos têm esse inconveniente de pular para cima de tudo, e ocasionalmente estragam coisas. Além de arranharem móveis, roupas; é um desastre.

      Obrigado por estares desse lado. Prezo muito as tuas visitas.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Tao gira e fofa :)
    São sempre excelentes companhias :)
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. A minha não me deixa. Adora-me. Eheh

      Um abraço.

      Eliminar