24 de março de 2024

Conduzir, uma vez mais.


   Eu tirei a carta de condução em 2011. A história começou em 2007. Matriculei-me numa escola de condução em Alfornelos. Ia às aulas de código todos os dias. Cheguei ao exame de código, aprovei. Bestial. Na condução, chumbei duas vezes. O exame de código caducou. Mudei de escola de condução. Voltei a fazer o código e a aprovar. Bestial. Consegui passar no exame de condução (a muito custo, à terceira tentativa, contando com as duas primeiras na anterior escola). E voltamos a 2011. Nunca mais peguei num carro. Em Lisboa, não é necessário conduzir, e além disso não me sentia minimamente preparado para o fazer.

    Agora vivo no rural. Queremos comprar uma casa numa aldeia pequenita, mas o meu marido trabalha numa vila, ou seja, e sem transportes, terá de ir todos os dias da aldeia para a vila. São cerca de 7km de carro. O M. não tem a carta de condução. No seu caso, percebe-se facilmente. Esteve 11 anos em medicina. É um curso muito exigente. Por isso, uma vez que eu já tenho a carta, terei de ser eu a levá-lo. 

    Eu conduzo mal. Morro de medo de conduzir, de ter um acidente. Sou péssimo. Entretanto, já me inscrevi numa escola para tirar umas lições de condução e, por fim, comprar um carrito e começar a conduzir. Estou apavorado. Serei capaz algum dia de o fazer? É um dos meus maiores desgostos, não saber conduzir. Porém, agora terá mesmo de ser. É agora ou nunca.

4 comentários:

  1. Uma quantidade apreciável de pessoas que conheço têm, ou tiveram, uma situação que se aproxima da sua.
    Claro que, muitas desistiram de vez de conduzir, pois, entretanto, algumas arranjaram pessoas que o fazia por elas, outras enfrentaram a situação e foram em frente.
    Algumas, as mais prudentes, tiveram o cuidado de fazer aulas de condução assistida, até se sentirem minimamente seguras, e, depois, foram à luta.
    Tenho a certeza que não é dos que viram a cara a um desafio.
    Por isso, enfrente o desafio e siga em frente. Será só num pequeno período de tempo que sentirá menos segurança, pois, com a prática, as coisas resolvem-se por si mesmas. Claro que deverá ter cuidado, estar duplamente atento, ter paciência e previsibilidade, e exigir ao seu companheiro que seja paciente consigo, pois não há situação pior que ter alguém ao lado que nos coloque os nervos em franja. Seria pior a emenda que o soneto, pois então, haverá grande propensão para ter um acidente. Deve estar concentrado no que faz, prever os movimentos dos outros e ... siga em frente, e faça como milhões de outras pessoas que enfrentam o trânsito diariamente. Não é o único nem nunca o será. Se os outros o fizeram, igualmente o fará o Mark também.
    Verá que terá uma liberdade que compensa de longe todos os contratempos que agora sente. Liberdade e independência de movimentos.
    Eu não consigo ver a minha vida sem conduzir, aliás, durante mais de 20 anos tive uma mota nas mãos, para poder chegar a tempo aos vários lugares da cidade onde trabalhava à época. Se utilizasse transporte público seria impossível, e se utilizasse táxi, não ganharia para as despesas.
    Por consequência, claro que deve ser cauteloso e concentrado na tarefa, mas siga em frente, nem pestaneje. É a vossa independência e liberdade.
    Desejos de muita coragem e força. Cumprimentos
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel,

      Antes de mais, obrigado pelas palavras de incentivo. No fundo, sei que não serei o único com medo. Imagino que, diariamente, centenas de novos condutores morram de medo de conduzir quando se vêem sozinhos num carro. E eu serei um deles, porque estas aulas serão como verdadeiras primeiras aulas. O pouco que aprendi, esqueci.

      É provável que seja uma parvoíce, mas tenho um histórico familiar pouco favorável: o meu pai nunca tirou a carta; a minha mãe tirou-a e não conduzia (suspeito, por uma única experiência, que conduziria terrivelmente mal); o meu avô paterno conduzia mal… Sei que não me devo deixar levar por estas, hmm, superstições?, mas também não consigo deixar de pensar nelas.

      Agora terá mesmo de ser, de uma forma ou outra, porque pela primeira vez surge a necessidade. E olhe: seja o que Deus quiser. As aulas começarão depois da Páscoa.

      Cumprimentos,
      Mark

      Eliminar
  2. Já pensaste em comprar um carro com mudanças automáticas? É só acelarar e travar :)
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma hipótese. As mudanças atrapalham-me muito.

      Mark

      Eliminar