5 de junho de 2023

Pontevedra.


    Neste fim-de-semana, aproveitando dois dias livres que teve (são tão raros), surgiu-lhe, ao M., a ideia de fazermos uma escapadinha até Pontevedra, uma vez que se tratava da única cidade galega, de entre as mais importantes, que me faltava conhecer. E assim foi. Sem grandes planos, munimo-nos das mochilas e fizemos os tais duzentos e picos quilómetros até à costa galega (vivemos exactamente no ponto oposto, já perto de Castela e Leão).


A Praza da Pedreira


   Pontevedra é uma cidade bonita, sobretudo no centro histórico, todo em pedra. Com Lugo, é a cidade galega que mais se considera como bela, e de facto não lhe faltam atributos. À diferença de Lugo, tem mais vida. O casco histórico estava cheio de gente de todas as idades (o que é comum em Espanha), tomando algo e confraternizando.


A Praza da Ferraría com o Santuário da Virgem Peregrina ao fundo


   No primeiro dia, sábado, privilegiámos percorrer a cidade. Faz-se bastante bem. É pequena. Visitámos as praças e os monumentos mais emblemáticos. No domingo, então, antes de voltarmos, fomos ao museu municipal, dotado que está de um espólio rico e diversificado (inclusive de Castelao, um dos principais vultos das letras galegas e, inclusive, do nacionalismo galego). Haveremos de voltar, seguramente.


Uma das inúmeras galerias do Museu de Pontevedra



4 comentários:

  1. Momento nostálgico quando passei por Pontevedra
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Passei por Pontevedra uma vez, quando a caminho de Santiago, e nada mais. Creio que nem sequer parei para visitar a cidade.
    Não sei se algum dia a visitarei, ver-se-á. Há tantas coisas que quero fazer que não creio que tenha tempo para as fazer todas.
    Quero ver se dentro em breve, lá para mais próximo do outono faço a pé um dos caminhos de Santiago. Estou a fazer esforços nesse sentido.
    Cumprimentos para vós
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel

      O Manel está com os sítios por conhecer como eu com os livros: creio que tenho mais livros comprados por ler do que anos de vida pela frente.

      Se puder, não deixe de visitar Pontevedra. Vale a pena.

      Cumprimentos!
      Mark

      Eliminar