16 de dezembro de 2021

Enfim, é Natal!


   Não sendo crente, adoro o Natal pelas luzes, as decorações, as canções natalícias -dos velhos clássicos aos hits mais recentes- e o espírito que se instala, seja ele de solidariedade ou mero consumismo. Dirão os cristãos que é hipocrisia, esquecendo-se eles de que tomaram uma festividade que não era sua, pagã, assimilando-a e convertendo-a na mais importante e simbólica festa do Cristianismo. De hipócritas e loucos, todos temos um pouco (ou muito).

   Pelo contrário, nunca estive rodeado de pessoas que partilhassem esta minha afición pelo Natal. Os meus pais rendiam-se ao meu entusiasmo, e no presente o mesmo ocorre com o meu marido, isto é, sou eu quem decora a casa, quem se preocupa com o mais ínfimo dos pormenores. E vivo-o intensamente. No ano passado, o primeiro em Espanha e no novo apartamento, tive de comprar tudo, da comum árvore ao prato de sobremesa. Natalício, claro.

   Estamos a dias da nossa viagem a Leão, aproveitando umas miniférias que o M., a custo, conseguiu. Antes disso, vamos a Vigo ver as decorações navideñas, como aqui lhes chamam, que são das melhores do mundo. Ouvi por aí que Vigo compete com Nova Iorque. Não sei se será verdade. O que posso garantir é que o seu alcalde iniciou a quadra dizendo que Vigo inaugurava assim os festejos de Natal em todo mundo. Ao menos eles acreditam nisso. Deixo-lhes uma foto da minha árvore.




8 comentários:

  1. Feliz e Santo Natal amigo,

    Se puderes dá um salto a Pontevedra, creio que irás gostar mais

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É das poucas cidades galegas que ainda não conheço, juntamente a Lugo. Dizem que Pontevedra é lindíssima.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Adoro o Natal :) Simboliza muita coisa que nunca tive, e portanto valorizo-o ainda mais. Boas Festas <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei triste com essa parte do “muita coisa que nunca tive”. :(

      Boas Festas, Lobo. Fazes falta por aqui. <3

      Eliminar
  3. Não quero deixar passar a ocasião de vos desejar o melhor Natal possível, tranquilo e quentinho, com um Novo Ano cheio de boas resoluções e que vos traga aquilo que pretendam.
    Até sempre e um bem-haja
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel, muito obrigado pelos seus votos. Não estou certo, mas há dois ou três anos, por estes dias, fizemos um jantar de Natal a dois muito simpático, onde nos conhecemos e pudemos conversar sobre quase tudo. É a imagem que guardo de si, sempre com muito carinho.

      Desejo-lhe o mesmo, em dobro.

      Um abraço, e até já!

      Eliminar
    2. Sim Mark, creio que foi há talvez três anos, mas sem certezas, que o tempo passa a correr, e, por vezes, perco-lhe o rasto.
      Foi um momento agradável aquele que foi passado à volta de uma boa refeição, e sou um conversador, quando encontro companhia à altura, foi o que aconteceu. Por vezes dou por mim a falar até mais do que devia, espero não ter sido este o caso :)
      São situações que se guardam no nosso imaginário, e que nos fazem gostar de pertencer a um conjunto de seres humanos que partilham gostos comuns
      Muito obrigado pela recordação e, mais uma vez, que estas festas lhe sejam agradáveis, e cheias de promessas de um futuro que se pretende preenchido de coisas boas
      Manel

      Eliminar
    3. Recordo-me de ter escrito que não iria organizar um jantar de Natal naquele ano por um sem-número de motivos, e que o Manel me disse que eu iria ter o meu jantar de Natal. E tive-o, efectivamente. O melhor de todos, num local igualmente bastante agradável.

      O prazer foi meu. Gosto de pessoas educadas e cultas, como o Manel.

      O futuro anda pouco risonho para a humanidade. Não sei se teremos muitas razões para sorrir. Enfrentaremos problemas económicos, sociais -os de sempre-, a que somam os sanitários. Parece-me que o mundo, além de mais inseguro, está mais enfermo.

      Obrigado, Manel. Para si também.

      Um beijinho.

      Eliminar