27 de setembro de 2021

Autárquicas portuguesas 2021.


   Imagino que este tenha sido o acto eleitoral português que menos me disse. Não acompanhei a campanha, nem a noite de ontem. Soube, aliás, do favoritismo do PS à maioria das autarquias portuguesas através de um jornal espanhol. Pois bem, apenas hoje de manhã me inteirei, e parcamente, dos resultados, e achei por bem dizer algo.

    O PS perdeu Lisboa. Num país centralista e centralizado como Portugal, perder ou ganhar a capital tem um enorme simbolismo, e ainda que os socialistas, ao que parece, tenham logrado a governação da maioria das autarquias, perderam Lisboa para o seu principal rival, perderam Coimbra e no Alentejo não conseguiram consolidar a sua posição. Há desde logo três ilações que se retiram deste resultado: a somar ao revés de deixar cair Lisboa, Costa vê partir a cidade em que foi autarca por vários anos e não consegue convencer o país da vitória socialista. O sentimento instalado na população é outro. Para o PSD, inicia-se outro ciclo, provavelmente, galvanizam-se os militantes e simpatizantes, dá-se uma bomba de oxigénio a Rui Rio e antecipa-se o que poderá ser o dia seguinte às legislativas. Sem Rio, acredito eu. O Bloco de Esquerda tem um resultado global mau. O CHEGA perde o desafio de se colocar como terceira força política a nível local, mas consegue mais vereadores do que a extrema-esquerda. É um partido feito à imagem do seu fundador. Bem demonstrativo disso foi a necessidade de se colocar uma foto de Ventura a acompanhar as dos respectivos candidatos em cada povoação. No dia em que Ventura sair, prevejo um desaire completo. Sobre o PCP, devo dizer que nada sei de substancial. Perdeu algumas autarquias, manteve outras, os seus tradicionais redutos comunistas. O PAN e o Iniciativa Liberal tiveram resultados igualmente pouco animadores. O PAN não consegue convencer o eleitorado com o seu programa além da defesa dos animais e ao Iniciativa Liberal, suponho, há um longo caminho a percorrer para ganhar vantagem face aos tradicionais partidos. No poder local, como é mais próximo das populações, o partido ainda se ressente dessa falta de peso histórico, de trabalho feito. Nas eleições autárquicas, não é incomum que candidatos independentes, porque têm a simpatia das pessoas, consigam levar vantagem aos candidatos dos partidos.

    A abstenção foi elevadíssima. Já o sabemos e já o esperávamos. Se há vencedores, e alguns dizem que todos perderam, ela foi a vencedora, como o é sempre.

4 comentários:

  1. Sempre mais do mesmo, obrigado pela tua análise, não acompanhei nem votei

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tão-pouco. Os emigrantes não votam nas autárquicas, pese embora haja uma revolta contra isso entre algumas comunidades apegadas às suas terras.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Bom dia Mark
    de regresso de férias, já posso-lhe dizer que finalmente foi dito a um político que o que ele tem feito por Lisboa não é o mais correto para esta cidade, e que a sua atitude sobranceira e pesporrente não é adequada. Um pouco mais de humildade e reconhecimento não lhe ficariam mal.
    Espero que não regresse para a frente desta câmara.
    Claro que os poderes instituídos são muitos e obscuros, e não é fácil lidar com eles, por conseguinte, as coisas não se vão alterar significativamente (e se tal acontecer, será com surpresa minha), no entanto uma chamada de atenção é sempre boa, como foi o caso.
    Espero que tudo esteja bem convosco e continuação de uma vida tranquila
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel.

      Espero que tenha desfrutado das férias.

      Não estou a par de como decorreram os anos de mandato de Medina. Não sei o que fez, o que não fez e deveria ter feito e o que fez mal.

      Imagino que, para seu sossego, ele não volte. Os políticos têm sempre outras ambições. As autarquias são não raras vezes rampas de lançamento para o Governo ou a Presidência da República. Ele já deve estar a pensar no período pós-Costa.

      Connosco está tudo bem. O M. sempre com muito trabalho, com vários plantões de 24h, quando não mais. A vida de um médico não é fácil.

      Cumprimentos.

      Eliminar