14 de junho de 2014

Silly Season.


   Aproxima-se a silly season, também pela blogo, não só na imprensa escrita. Melhor dizendo, começou. O calor, as idas à praia, os amores de estação quente, fatos de banho, protectores e biquínis proporcionam temas leves. O campeonato do mundo de futebol masculino ajuda a aliviar o stress causado por um ano particularmente difícil para os portugueses. A selecção inaugura a sua passagem pela copa já na segunda-feira que vem.

   O futebol é desporto que nunca me despertou a curiosidade. Retenho momentos, na infância, em que o pai assistia a determinados jogos e eu brincava, alegremente, na carpete da sala. O quadro de distanciamento alterou-se no campeonato da Europa de dois mil e quatro, em Portugal, no início da adolescência, em que, de certo modo, embora não entoasse cantigas patrióticas e empunhasse cachecóis e bandeirinhas, despertei para o interesse dos desafios entre selecções. Quase como se representassem as novas guerras - aquelas à moda antiga, com armas e tudo o mais, infelizmente, ainda persistem... Em boa verdade, a rivalidade entre nações, que antes despoletava pelo motivo mais irrisório, que logo justificava canhões e invasões, deu lugar aos duelos num relvado, com vinte e dois jogadores mais a equipa de arbitragem. Tem a sua graça ver as bancadas pintadas a uma só cor, o fervor dos adeptos, a crença e a desilusão. Tudo faz parte da vida.

   A partir do famoso Euro 2004, comecei a comprar uma revista oficial dos campeonatos da Europa e do Mundo, com tudo sobre cada selecção, o calendário oficial, os jogadores, os dados estatísticos... e, claro está, a assistir aos jogos que pudesse. Deve ser o único período do ano em que se liga diariamente a televisão por cá. Eu, que a mãe nenhuma importância dá a isto. Ali fico, pela sala de estar, a ver os lances. Noventa minutos inteirinhos. O meu calcanhar de Aquiles deve-se ao facto de não ligar a mínima para as ligas entre clubes, ou seja, não passo cartão aos campeonatos nacionais ou estrangeiros. Tenho uma equipa portuguesa da minha simpatia, mas tampouco acompanho se ganha ou perde. Venho a saber pela internet ou por conversas que ouço aqui e ali. Daí que não seja justo considerar que gosto de futebol. Fora estes torneios, é-me completamente indiferente.

   Por maioria de razão, não assinámos o pacote de canais desportivos. De momento, e visto que estamos nos jogos da fase de grupos, há três por dia, dois transmitidos pela RTP1 e um na SportTV, que vejo pela net. Acompanho-os religiosamente - gosto mesmo disto.

   Ontem, a Holanda deu uma goleada monumental à Espanha. Não gosto de nenhum dos países por motivos históricos. A Espanha, pelo que se sabe e não vale a pena repetir; a Holanda, por ter destruído uma parte significativa do nosso império colonial na Ásia, tentando, não satisfeita, apossar-se do Brasil, de Angola, de São Tomé e Príncipe, enfim, de tudo. Portugal, coitado, um reino inofensivo.
  Fiquei satisfeito com a vitória dos Países Baixos (nome correcto). Ao que sei, não mantêm uma parcela portuguesa de jure no seu território... Espero que fique em primeiro lugar no grupo B; em segundo, bom, eu preferia que fosse a Austrália, mas, diante da derrota frente ao Chile, que seja este. Espanha, nunca. Eliminada. Levar com cinco golos da não menos poderosa Holanda, aquela que é a detentora do título de campeã do mundo, suponho que não seja fácil de digerir...

  Selecções preferidas? Torço por Portugal, bom ou mau é o país onde nasci, pelo Brasil, e por países simpáticos: Inglaterra (não há selecção do Reino Unido), Austrália, Itália, as mais fracas (Camarões, Gana), por aí. É quase apoiar os países que gostamos. Cada um terá as suas simpatias.

    Tenho com que me entreter por um mês.

38 comentários:

  1. Quem diria que tu viravas espectador atento do Mundial de futebol?
    Pois ontem a derrota da Espanha deixou-me muito feliz, poia acabou-se-lhes a fanfarronice e "desceram à terra"; mas claro que vão passar a fase de grupos pois vão vencer o Chile e a Austrália. Mas depois vão encontrar o Brasil e vai ser muito interessante de ver...
    Quanto à Holanda, gostei muito e se lá para a frente encontrasse Portugal era muito bom, pois nós sempre fizémos boms resultados com eles.
    Hoje há um bom Inglaterra/Itália (que ganhe o melhor) e na segunda feira, tenho cá uma fézada de que vamos ganhar à Alemanha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já há dois Mundiais. :)

      Não sei se vencerão o Chile, João. Tudo depende da preparação desta selecção e do desgaste psicológico de Espanha. Espero que o Chile esteja à altura. Derrotados por uma ex-colónia, ihihih, não haveria derrota mais humilhante. (:

      Agora mesmo estou a preparar-me para assistir ao "Colômbia x Grécia" e... que ganhe a Colômbia, CLARO!

      Eliminar
    2. Mark, keep calm and love Ellas!

      Eliminar
    3. Ahah, de forma alguma. Não ganhámos o campeonato da Europa de 2004 por culpa deles. De resto, nada contra a Grécia. É só mesmo antipatia "futebolística". :)

      Antipatia a sério sinto pela Espanha, pela França e, em menor grau, apesar de tudo, pela Holanda.

      Eliminar
    4. *actualização*

      Ine, a Colômbia ganhou 3 - 0 à Grécia.

      Eliminar
    5. E tinhas razão quanto ao Chile... foi sem espinhas!

      Eliminar
  2. os Espanhóis devem estar com uma daquelas azias lolololololol

    Aposto no Brasil, Argentina e Alemanha. Um deles deve ser o vencedor :)

    Claro que gostaria de ver Portugal na final, vamos ver o que acontece

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Brasil é o grande favorito. Pentacampeão mundial, jogando em casa, tudo a seu favor. :)

      A Argentina é sempre uma favorita e, claro, a Alemanha pertence a esse grupo restrito.

      Portugal está em segunda linha, mas pode ir longe. Veremos. :)

      um abraço, Francisco.

      Eliminar
  3. também curto ver os jogos do mundial, não vejo é todos! já agora qual é então essa equipa que simpatizas em Portugal? xD e Portugal vai jogar com a Alemanha, ganhamos 2-1 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o Sporting. :)

      2 - 1, humm, sim, parece-me razoável. Se for 1 - 0 também não fico chateado. (:

      Eliminar
    2. CLARO que é o Sporting.
      Nem perguntei porque era demasiado óbvio. xDDD

      Eliminar
    3. Ahahah, parvo. :P

      Tenho um cachecol do Sporting e outro da selecção, mas estão novinhos, com a etiqueta, dentro de uma gaveta, e não os pretendo usar. Produtos oficiais, hey! :)

      (eu não revelei isto - lá se vai a minha reputação)

      Eliminar
  4. Mark, comecei a ler este post com uma pontada de desilusão. "Até o Mark António anda vidrado no futebol!". Cada vez que vejo tudo parar por causa do futebol, só me lembro de Juvenal ter dito "panem et circenses".

    Se nos cruzarmos com a Alemanha no mundial, gostava que Portugal ganhasse pelo simples facto da Merkel gostar de futebol. Só para ela ficar com uma grande azia valia a pena :D

    Mas pronto, ao saber que és do Sporting (da mesma forma que eu sou, não sei se o Sporting está em primeiro ou em último), tenho a dizer que subiste na minha consideração xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horatius, é só de dois em dois anos e durante um mês. :) O futebol passa-me ao lado.

      Oh, não digas isso. Queres que Portugal ganhe porque és português, acima de tudo. Eu até consigo compreender aquelas pessoas a quem isto lhes é totalmente indiferente; só não consigo entender as que ousam torcer por outro país. É revoltante. Sei que não é o teu caso. A menos que seja indiferente, temos de torcer pelo nosso país, digo eu, sei lá, excepto se tivermos morado num outro por uma série de anos ou, enfim, se houver um motivo plausível. Claro que cada um torce por quem quer, no limite.

      Creio que terminou o campeonato em segundo lugar, mas também não posso garantir.

      Eliminar
  5. A mim é-me indiferente, confesso. Mas que ganhe o melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é o que se quer, de facto. Justamente, o melhor deve sagrar-se campeão. :)

      Eliminar
  6. Hoje também me deu vontade de estar na praça, sentar-me no relvado artificial do chão e beber umas cervejas frescas frente ao ecrã gigante da praça.
    Mas depois vi o que estava a dar no ecrã gigante e pensei 'Nah' xD
    Curto dar uns chutos na bola, ou até ver um jogo entre amigos, mas nada mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm, já não sei se seria capaz de me misturar com a multidão numa praça para ver um jogo. Eu gosto mesmo é de estar em casa a apreciar estes jogos entre selecções, países, que é o que me motiva.

      Acho que nunca dei um chuto a sério numa bola. :D

      Eliminar
    2. :D tens que libertar a fúria que há em ti com um bom chuto na bola!

      Eliminar
  7. Bom como ti disse eu torço apenas pelo Brasil mesmo , mas se ouver jogadores mais gatos em outros times, coisa que quase sempre acontece ( quase? ) eu torço pelo time adversário mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, simpaticamente, torço por Portugal e por todos os países irmãos. (: Em 2006, torci por Angola também, que se estreou nos campeonatos do mundo.

      Ahahah, há jogadores bem interessantes em todas as selecções. O Neymar é fofinho. :)

      Eliminar
    2. Marque tenho que respeitosamente discordar de vc agora ! Se o Neymar é fofinho no seu gosto pessoal isso então significa que eu tbm tenho todas as chances do mundo! Me fez feliz agora gajo ! Ô mininu não me dá essas esperanças não hein, se não eu me mando pra Portugal e vou morar com vc e sua mãe, tô só avisando !

      Eliminar
    3. Ahahahahah, bobo. :)

      Mas o Neymar é engraçado, sim. Eu acho. :)

      Eliminar
  8. Eu gosto muito que a seleção Portuguesa ganhe :)
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar
  9. não ligo nada à bola, como já deves ter reparado. não assisti ao início, ainda não vi nenhum jogo, a TV em casa praticamente está desligada. quando me lembro e ligo agora começa a resmungar com um 'piiiiiiiii'. deve ser da falta de uso :p
    mas quando calha assistir e joga a nossa selecção, claro que gosto, e gosto muito. e este ano está forte, muito forte.
    que ganhe a melhor, Portugal! :) força!
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É falta de uso, Margarida. As minhas, antes desta saga, demoravam imenso até aparecer a imagem. Deverás ligá-la de vez em quando, ainda que não estejas a ver nada. Ligas, tiras o som e deixas que ela trabalhe um pouco.

      Não será uma partida fácil. Vamos ver o que eles fazem!

      Força, Portugal!

      um beijinho.

      Eliminar
  10. eu também tenho visto os quantos jogos que conseguir... :) esse adorei ver os espanhois a levar no traseiro, o problema é que também levamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se esperava. A Alemanha tem uma selecção fortíssima. É uma das potenciais vencedoras.

      Eliminar
  11. não gosto mesmo de futebol! Nada! Só de alguns jeitosinhos, vá :p

    r. pois e se já apareceu? É difícil dar a conhecer toda a história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto destas competições. Acabei de ver a "Bélgica vs Argélia", que, aliás, ganhou, ahah.

      Se tivesse aparecido, tu terias percebido. ;)

      Eliminar
  12. Fiquei um pouco surpreso com esse teu gosto pela "bola"! :P
    Eu tenho acompanhado alguns jogos com mediano interesse. Estou a achar este Mundial deveras interessante, até porque algumas das selecções boas já estão de malas aviadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos mundiais e europeus, eu diria. :)

      Sim, bastante. Os jogos são praticamente todos bons - com golos, técnica, suspense. Houve poucos empates.

      As selecções sul americanas e africanas começam a afirmar-se com mais visibilidade. Inglaterra, Espanha, Bósnia e Portugal (quase!) ficaram para trás, até ao momento. Hoje decidir-se-á tudo no grupo do Brasil.

      Eliminar
  13. Nunca pensei que gostasses de futebol... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só dos mundiais e dos europeus. Agora, por exemplo, não acompanho nada. Só sei que o Benfica está à frente com um ponto de avanço sobre o FCP. LOL

      Eliminar