2 de julho de 2023

Dia Mundial das Bibliotecas (01/07).


  Adoro comprar livros. Antes de viver aqui (em Portugal ainda), tinha-os meio espalhados por todas as partes. Quando finalmente arrendámos um apartamento, decidi montar uma biblioteca/escritório. E agora que o comprámos, a biblioteca/escritório é definitivamente uma realidade (excepto se o arrendamos um dia e nos mudamos, o que de momento não equacionamos).

   Continuo com livros pela sala (no móvel), na estante do corredor, mas agora há o escritório, com um sofá e um candeeiro, um espaço que quis de leitura, embora nunca lá tenha lido. E são vários os títulos. Não me dei ao trabalho de os contar, se bem que são centenas (quando a minha mãe faleceu, fui a Portugal buscar os livros que deixara lá).

  Tendo a privilegiar os clássicos da literatura universal e os ensaios. Também os livros históricos. Meti na cabeça a ideia que iria comprar todos os grandes clássicos da literatura, e já só me falta um por outro. Outra coisa é que dedique tanto tempo a lê-los como a comprá-los, porque… já não há espaço.

4 comentários:

  1. Muito bom ter uma biblioteca em casa,
    Podermos "viajar" sempre que quisermos sem sair do sofá
    O Saber/Conhecimento não ocupa lugar :)
    Boas Leituras
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro ler. O que se passa é que, como há as redes sociais, acabo por perder tempo nestes meios. Hoje em dia temos muitas distracções, muitas coisas que nos roubam a atenção.

      Um abraço,
      Mark

      Eliminar
  2. Ler sempre foi um prazer, pois nas longas tardes e noites quentes moçambicanas, quando não havia nada que fazer (nem sequer havia televisão!), refugiava-me na leitura, claro. Horas de puro prazer, viagens imaginárias, histórias partilhadas, vivências que nunca teria de outra forma.
    Até ao dia de hoje nunca me preocupei em ter qualquer ordem na leitura. E sou muito eclético nos meus interesses. No entanto, as minhas preferências vão para a história da arte, ensaios sobre história em períodos que considero críticos e importantes para os meus interesses, biografias e epistolografia.
    Não quer dizer que não leia outros géneros, que o faço, mas tenho coisas que prefiro a todas as outras.
    E há a literatura de férias, despreocupada, sobre tudo e sobre nada.
    Gosto de um bom policial, apesar de cada vez os ler menos, pois tornam-se um pouco repetitivos, uma narrativa bem delineada, um romance, histórico de preferência, e obras práticas que me ajudam nos meus hobbies do restauro.
    Adoro ir à descoberta e tenho tido belíssimas surpresas.
    E, claro, tenho a minha biblioteca, onde por vezes me perco durante horas esquecidas a reler coisas que me tinha esquecido que tinha, e que me voltam a encantar, tal como tinha acontecido da primeira vez que as li.
    É fantástico descobrir coisas que lemos há muito tempo, ficaram esquecidas numa das muitas prateleiras, até ao dia que, por acaso, olhamos para elas e ... continuam cheias de charme, como tiveram inicialmente. E, algumas, iria jurar que nunca as tinha lido ... mentira, pois lembro-me de as ter devorado há muito tempo.
    Detesto a ideia de ler e-books, gosto da textura do papel, do odor, do verificar a paginação, ver as imagens, se as tiver, observar o tipo de letra, comparar, todo um mundo que se nos oferece aos sentidos, que não temos nos livros virtuais.
    Continue e verificará que os livros têm mensagens novas, se os ler uma outra vez, passados anos
    Cumprimentos
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel.

      Há livros que quero revisitar. Uns, que li há muitos anos; outros, que nem tanto; todos eles, porém, que por qualquer motivo não compreendi o significado, ou pela inexperiência da idade ou pela distracção.

      O que noto, sim, é que a internet veio gerar um abismo entre mim e os livros. Aprende-se na internet. Lê-se. Adquire-se conhecimento, mas o veículo pelo qual o conhecimento, o saber, nos chega, é outro, muito mais imediato, e nem sempre se detém. A informação é rápida e fugaz. Tornámo-nos assim inclusive nas relações humanas. Tudo é imediato, pontual.

      Eu tenho um gosto especial pelos clássicos da literatura. São um selo de qualidade. Sinto um certo receio de me aventurar por onde não conheço. E há tantos clássicos, quer nacionais, quer internacionais, que seguramente não chegarei a todos eles.

      Um caloroso cumprimento,
      Mark

      Eliminar