7 de dezembro de 2022

A campanha de Portugal no Mundial 2022.


   Talvez seja precipitado da minha parte fazer desde já uma análise à participação de Portugal neste campeonato do mundo de selecções. A competição não terminou, tão-pouco para o nosso país. 

   Portugal, ontem, goleou a Suíça. Praticámos um futebol que eu nunca vi, e há quase vinte anos que acompanho as prestações de Portugal nestes torneios. Temos jogadores com muita qualidade; um meio campo de ouro, uma defesa eficaz. Somos candidatos ao título. Podemos ficar pelo caminho, chegar à final, ganhar. Ganhar, porém, não é uma utopia. Vale o que vale, claro. Há sempre quem não goste de futebol, do mediatismo do desporto-rei. Respeitável. Temos outros problemas no país. Correcto. Uma coisa não invalida a outra, não é o que se diz? Dos nórdicos aos africanos, todos vibram com aquele objecto esféricos que se movimenta aos pés de 22 jogadores. Por algum motivo será, digo eu que nada sei.

   Ronaldo é um impresentable, como dizem os espanhóis. Menino mimado, arrogante, egocêntrico, prefere sair-se bem num jogo, ele, ao sucesso colectivo, de Portugal e dos seus companheiros. Fernando Santos foi sensato e demonstrou firmeza ao mantê-lo no banco. Foi (é) um grande jogador, o melhor, sabemo-lo, mas há que preparar o futuro da selecção. Ronaldo não é eterno, Portugal continuará a precisar de vitórias se quiser alcançar o lugar que merece entre as grandes selecções. Além disso, a selecção  não é propriedade de Ronaldo e família. É um conjunto de atletas que vestem a camisola da sua nação. Quando um jogador, por melhor que tenha sido ou for, não pode contribuir, independentemente do motivo, fica no banco. O interesse supremo é o do conjunto e, no limite, o do país, no que a esta competição se refere. Reacções de desagrado, mal-educadas, só desonram quem as tem. 

      Veremos até onde chegamos. Com ou sem Ronaldo.

1 comentário:

  1. Bem verdade, Portugal não é Ronaldo e a equipa sem ele pode ir mais longe
    Sorry pela espanha
    Abraço amigo

    ResponderEliminar