3 de julho de 2021

Oitavos-de-final e passagem aos quartos.


    Tivemos jogos fantásticos na fase dos oitavos, particularmente o França x Suíça, com a eliminação da França nos pontapés da marca de grande penalidade, e o Croácia x Espanha, com o afastamento da Croácia. Em ambas as partidas, assistimos a várias reviravoltas no marcador. A Suíça esteve a ganhar, falhou um penalti, desmoralizou e deixou-se ultrapassar e depois conseguiu tornar a marcar para arrastar a França  para os penáltis, onde se saiu melhor. O mesmo com a Croácia. Estando a perder por 3x1, empatou, e no prolongamento Espanha fixou definitivamente o resultado em 5x3. 

   A eliminação de Portugal pela Bélgica, não sendo tão evidente, surpreende na medida em que a selecção nacional teve mais oportunidades de marcar, não tendo sido eficaz nos sucessivos remates feitos à baliza do adversário. As derrotas da Alemanha e dos Países Baixos frente à Inglaterra e à República Checa, respectivamente, são igualmente desfechos em que provavelmente não apostaríamos, ambos por duas bolas. Por fim, a Dinamarca goleou o País de Gales, e tem sido a equipa sensação. A Itália ganhou à Áustria com algum sacrifício, embora seja, na minha opinião e na dos especialistas em futebol, a equipa que apresenta um futebol mais espectacular, com um meio campo e uma linha de avançados de exibições que enchem a vista. A Suécia sofreu um revés no prolongamento com a Ucrânia, que marcou o segundo e a pôs de fora dos quartos.

   Ontem, Espanha enfrentou a Suíça em mais um emocionante jogo de futebol que terminou com a derrota dos helvéticos nos penáltis, depois de 120 minutos de um extraordinário desempenho do seu guarda-redes, que por várias vezes evitou que a Espanha invadisse a portería do país dos Alpes. Assim mesmo, com a Espanha numa tendência desfavorável nos penáltis e um guarda-redes galvanizado, os suíços não foram mais eficazes e caíram em São Petersburgo perante a selecção tricampeã da Europa (1964, 2008 e 2012).

   Mais tarde, a Itália conseguiu encurralar os belgas, vencendo por 2x1. A melhor selecção belga de sempre desperdiçou mais uma oportunidade de dar um título aos seus adeptos.

    Hoje, sábado, terão lugar os dois últimos jogos dos quartos-de-final entre a Ucrânia e a Inglaterra e a República Checa e a Dinamarca. Apuradas para as meias-finais estão já a Espanha e a Itália, que se defrontarão em Londres, no dia 6. Quem não está a seguir esta edição do Campeonato da Europa e gostaria, ainda vai a tempo de conhecer o campeão do velho continente para os próximos quatro anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário