29 de setembro de 2018

O Retorno.


   As aulas começaram há quinze dias. Estive três anos fora. Sim, três anos, por motivos alheios à minha vontade. Regressei, por fim, e julgo ser oportuno escrever um pouco sobre estes momentos iniciais.

   Emocionei-me da primeira vez em que entrei num dos anfiteatros, após os mil dias. Foi emotivo para mim. Depois, estranhei não conhecer ninguém. Sim, há caras que reconheço, mas de pessoas com quem nunca tive qualquer contacto.

   A faculdade conheceu obras nestes três anos. Está diferente. É quase uma experiência nova. Já não escrevo à mão; levo o meu Surface. Já sou mais disciplinado, presumo eu. Ganhei outro sentido de responsabilidade.

   Estou ainda a acostumar-me às dinâmicas. Como sempre, sento-me na fila da frente dos anfiteatros ou das salas. É algo que me caracteriza.

   Entretanto, ontem, soube do falecimento de um professor que também foi meu docente numa das disciplinas, o Professor Doutor Eduardo dos Santos Júnior. Faleceu em 2016, com 59 anos, e eu soube-o ontem, imprevisivelmente, quando comentava com um colega - um colega antigo que ainda por lá anda - sobre a cadeira de Direito das Obrigações, justamente aquela em que fui seu aluno. Recordo - e não são palavras de circunstância - um homem bom, amável, de trato fácil. Sorria frequentemente para os alunos. Explicava bem as matérias. Uma pena, uma pena. Sentava-me sempre defronte de si, a meio do anfiteatro. Não raras vezes olhava para mim enquanto falava. Eu limitava-me a admirá-lo, anuindo. Foi consigo, também, que fiz uma oral, uma saudosa oral, que me correu bem. Ajudou-me bastante, mesmo nos momentos em que me atrapalhava. Ao contrário de alguns professores que por lá andam, cujo intuito é massacrar, passo a expressão, os alunos, o Professor Santos Júnior estava ali para ajudar. Fiquei realmente consternado.

   Têm sido dias bons. Sinto-me útil, válido. Estes três anos, de certo modo, estupidificaram-me. E isso também se notou no blogue. Nós somos uma engrenagem: quando não exercitamos o corpo, perdemos a massa corporal; quando não exercitamos o cérebro, emburrecemos. Creio que ainda vou a tempo.

8 comentários:

  1. Parabéns e desejos de muito sucesso querido amigo ...

    ResponderEliminar
  2. Nunca é tarde para aprender e mudar de direccção

    Tolos são aqueles que nunca mudam ;)

    Grande abraço amigo e bom regresso às aulas :)

    ResponderEliminar
  3. Ótimo, continue.
    Fico muito encantado por o saber se novo a utilizar as suas capacidades.
    Creio que é o seu lugar. Continue, acabe o tem para acabar e parta de novo noutra direção, por forma a continuar a sua vida e a cumprir o seu destino.
    Eu cá estou para o acompanhar, sempre que aqui me quiser
    Uma boa semana
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida assusta-me, sabe, Manel? A impiedade dela. Às vezes desconfio da minha força, da minha capacidade de enfrentá-la, à vida, de frente.

      Gosto muito que me acompanhe. Muitíssimo!

      Uma boa semana para si também.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  4. Bom regresso às aulas, Mark!

    ResponderEliminar