Uma noite inesquecível para Portugal, semelhante àquela que vivemos nem há um ano, com a vitória no Europeu de futebol. Porque estes eventos, ainda aos que não lhes atribuem qualquer significado, colocam-nos sob a mira de milhões, dão-nos alento, são quase que o grito que damos ao mundo. Existimos. Conseguimos ser os melhores.
Eu, particularmente, não aprecio a Eurovisão, mas deixei-me embalar no bonito poema que Luísa Sobral escreveu para que o irmão o cantasse. Há aquele coração dela que pode amar pelos dois, sobretudo pelo dele, por todos os problemas que vieram a público. É um poema que, cantado, acompanhado pelos violinos, ganha uma dimensão que não parece resultar das suas palavras aparentemente tão simples.
A língua portuguesa brilhou em Kiev. Pôs estrangeiros a chorar ao som da voz de Salvador, muitos dos quais não compreendendo nada. É a linguagem universal da música, a capacidade de nos comover. Amália teve a experiência pela União Soviética e pelo Japão, quando entoou grandes poetas portugueses.
Amar Pelos Dois conseguiu, ainda, transportar para a Europa toda a alma portuguesa, nostálgica, melancólica. É o triunfo do Portugal português, sem adornos, sem danças histriónicas e maquilhagens pesadas. Um homem e um microfone. A voz e a sua expressão corporal tão peculiar comunicaram com a Europa de lés a lés. Não precisámos de mais. Limitámo-nos a ser o que verdadeiramente somos: simples.
A nossa língua e o Salvador estão de parabéns. E a irmã do Salvador. A vitória é-lhes inteiramente merecida. Obrigado por levarem a portugalidade até à Hungria, à Lituânia, à Geórgia e a tantos outros. Imprimimos o nosso nome na história do maior evento musical anual europeu.
Adorei a noite e Portugal a vencer :)
ResponderEliminarGrande abraço amigo
Foi muito bom. :)
Eliminarum abraço, amigo.
Parabéns a todos os Portugueses. Amo esta terra e toda a sua gente,
ResponderEliminarBeijão
Como não houve transmissão direta para aqui, assisti pela Net. Foi lindo!
Obrigado pelas palavras e pela atenção para connosco, querido amigo.
EliminarO Brasil e todos os países de língua portuguesa também estão de parabéns. É a vitória da Lusofonia.
um beijinho. :)
Uma noite memorável, única e mágica.
ResponderEliminarSem dúvida. Que perdurará nas nossas memórias. Somos a geração que assistiu a estes feitos, que alguns terão a tentação de diminuir, mas que têm importância para a generalidade dos povos. Por algum motivo será. :)
Eliminarum abração.
Verdade. Foi uma noite memorável Mark ...mais não seja porque descobri outro cantor da "eurovisão". :)
ResponderEliminarHahahah :D
EliminarNunca acompanhei uma Eurovisão e este ano não foi excepção. Contudo, foi com emoção e alegria que soube da espantosa vitória do salvador. Ele "salvou-nos" de uma malfadada sorte nos destinos do Festival! [risos]
ResponderEliminarPois já eu estive de olhos colados ao ecrã. Já sabia, de antemão, que tínhamos fortes probabilidades de ganhar. :)
Eliminar