26 de julho de 2014

Holidays.


   Estou, oficialmente, de férias. Bem mereço! Aquela sensação de dever cumprido é incomparável, e saber que nada mais se tem de fazer, por uns tempos, apazigua.

   Ontem, para começar, fui sair com um amigo. Não fomos para longe. Ele mora nos arredores da cidade, com uma estação de metro perto de casa. Entretanto, além de trabalhar, está a terminar um mestrado em Letras. Combinámos e esperou-me à porta da minha faculdade (sim, ainda passei por lá). Fomos à baixa. Soube que as obras do passeio à beira-rio ficaram concluídas e resolvemos espreitar. Está um percurso delicioso. Por baixo de uma ponte de madeira já passam as águas. Uma luz de tarde de Verão fantástica, acompanhada da brisa fresca (que os últimos dias não têm sido - e ainda bem! - especialmente quentes).

   Caminhámos até ao Cais do Sodré. Entrámos num café dentro da estação - não conseguia andar mais um milímetro. Estava de sapatos. Bebemos uns iced teas diferentes. Eu, pelo menos, nunca tinha provado. É a empregada que os faz com um misturador. Leva a espuma de leite dos cappuccinos. Doce, muito doce! Bebi um de amoras e ele de limão. Optou por um muffin de chocolate e eu por uma... bola de berlim sem creme. E ficámos à conversa. Por ora, posso pensar em tudo que há neste mundo que não envolva acórdãos, doutrinas e códigos. Que reconfortante!


    Praia. Não gosto. Gosto do mar, adoro nadar. Pudesse eu transportar o mar ou ter um mar privado, sem areal e pessoas, e não pensaria duas vezes. De facto, expor-me ao sol como a tartaruga em tardes soalheiras não me agrada. Daí que vá sempre para as espreguiçadeiras que têm aqueles chapéus de palha. Protegem-me e têm a dita divisória que dá algum conforto, evitando-se crianças a correr que jogam a areia a todo o instante. 
    Sinto a falta do mar. Preciso de nadar - piscinas não me seduzem. As praias da Madeira serão o ideal: têm pedra no lugar de areia.

    Tive a confirmação da mãe e lá por meados do mês que vem vamos dar uma passadinha ao sul, folgar uns dias. Prefiro o Baixo Alentejo ao Algarve. Os avós também - daí que tenham casa por lá. O Algarve é um engodo. A água é fria. Águas tépidas, pela península, só nas praias banhadas pelo Mediterrâneo, o grande lago dos romanos...

   Na terça também tenho um passeio agendado e, pronto, assim se passam os dias das férias. A paz de espírito, a leveza, não têm preço.

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Vamos ver se serão "boas", muahahah, thanks. :)

      Eliminar
  2. Antes de mais, boas férias, Mark António :)

    Por acaso preferi o Algarve ao Alentejo. Mas eu vou fora da "época" turística. E não gosto de praias com rochas. Daí ter odiado Milfontes (uma praia de que toda a gente diz maravilhas). E também achei a água do Algarve mais quente que a do Alentejo. Mas isto podem ter sido ocasiões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado (sem "António"). :D

      Humm, o Algarve é tão sem graça. Não acho piada nenhuma àquilo. Milfontes não tem só uma praia, tem várias. Os avós têm casa lá desde a década de setenta, quando era um pequeno paraíso.

      Eu não comparei a água do Algarve com a do Alentejo. Ambas são frias, sendo que a do Alentejo deve ser mais fria, evidentemente. A latitude é outra e a proximidade ao Mediterrâneo também. Mas que a água do Algarve não é quente, não é. Quase todos os anos vamos lá também (para não estar sempre no mesmo sítio). :)

      Eliminar
  3. Umas boas férias e que são bem merecidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade. Para o final estava a ficar doente. Dormia mal, enxaquecas, os olhos ardiam... Passou.

      Obrigado. :)

      Eliminar
  4. Queria ir para praia, mas está tão frio pro aqui. E as praias daqui não são muito atraentes no inverno. Curta bastantes suas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui agora é Verão, hemisfério norte. No Inverno faz muito frio também. :)

      Vou procurar curtir, sim. (:

      Eliminar
  5. Ainda não fui à Ribeira das Naus, parece mentira. Esse passeio parece bem agradável, e obrigado pela sugestão dos iced teas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de de ir. Requalificaram, e bem, aquela zona ribeirinha. :)

      Eliminar
  6. Devo dizer que este foi um "post" muito queque lololol

    ResponderEliminar