31 de janeiro de 2012

De que matéria são feitos os sonhos?


 Em tempos pensei, como disseram os Rádio Macau, em mandar «pintar o céu em tons de azul para ser original». Pensei em rir, quando não queria; em seguir em frente, quando a vontade me impelia para trás; em sonhar, enquanto me fosse permitido.
 Quando penso na origem dos sonhos, e não me refiro à interpretação freudiana, penso que são feitos, sobretudo, de imaginação. São um escape à realidade. São meras projeções do ideal, do que queríamos. Também é bom pensar nos sonhos como algo benéfico. Então, feito, os sonhos são bons. Saberão a mel, como aquele que colocamos no leite quente para substituir o açúcar. Poderão, também, saber a pastilha elástica de morango, mas só enquanto mantêm o sabor. Findo este, deito-a fora. Assim é com os sonhos: quando se tornam inconcretizáveis, são colocados no sótão dos projetos inviáveis.
 O doce dos sonhos é equiparável ao amargo da vida, como se deixássemos o pote de mel aberto, durante muito tempo, exposto aos fenómenos meteorológicos.
 Ia ao sótão da avó, antigamente, uma vez que os sonhos inconcretizados estavam guardados em pequenas arcas imunes ao tempo. Não as abria, deixando-os lá dentro. Limitava-me a contemplá-los de fora, como se não lhes quisesse tocar. Não queria, no fundo.
 O pote de mel encontra-se a meio e não há pó por cima das arcas, deduzo. Não tenho ido lá.
 Da próxima vez, saio com as abelhas e vou recolher o néctar das flores para produzir sonhos. Não tenho as suas enzimas que produzem o mel, por isso, deixo essa tarefa com elas. Vou sobrevoar cada flor, recolhendo o seu pólen, depositando nas colmeias que as abelhas me indiquem. Em troca, só peço um pedaço de sonho. Prometo, não me esquecerei do pote em casa.


5 comentários:

  1. A cor, pouco importa.
    Importa sim que não deixes de sonhar!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Já me perguntaram se sonhava a cores ou a pb. Mas quando acordo nunca sei...

    ResponderEliminar
  3. Alguém dizia: "O Sonho comanda a vida"; a minha avó dizia "Sonha e no dia seguinte corre atrás dele"

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu sou muito feliz nos sonhos; nunca tive pesadelos e quando, por vezes, o sonho começa a complicar-se, acordo...

    ResponderEliminar