27 de outubro de 2011

Desafio dos Livros

Muito bem, desafiado pelos Coelhos (clicar aqui), decidi aceitar a proposta que me foi feita e expor as minhas leituras. Bom, o conceito de minhas leituras sofreu uma certa alteração a partir do momento em que entrei para a faculdade. Neste momento, e devido ao facto de não ter tempo, as minhas leituras baseiam-se em livros histórico-jurídicos.

1. Existe um livro que relerias várias vezes?

Uma vez que tenho um feitio propenso a regressar ao passado, não o poderia ser de outra forma neste aspecto. Releria, como reli, 1984 de George Orwell. Fenomenal!

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Sim, e nem sei se algum dia o lerei até ao fim...  Eurico O Presbítero de Alexandre Herculano. Enfadonho!

3. Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?

Crime e Castigo do enorme Dostoiévski. Uma vez que o li no início da adolescência, marcou-me bastante e gostava, se pudesse esquecer-me subitamente da história, de o ler indefinidamente.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

Comprei-o e, infelizmente, nunca o li, embora lamente. O Homem Casado de Edmund White.

5. Que livro leste cuja «cena final» jamais conseguiste esquecer?

O Sino de Iris Murdoch. Inquietante...

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?

Sempre tive o hábito de ler quando era criança, não só pelo facto de os avós terem uma biblioteca na casa do Alentejo, mas também porque não concebia os meus dias sem a leitura. Excetuando os livros "de adultos" que lia às escondidas, lia, efetivamente e com o conhecimento dos pais (risos), a saga da J. K. Rowling, Harry Potter, os vários livros das histórias da Walt Disney (que a mãe preferia aos filmes), a coleção Os Cinco e, claro, a coleção Uma Aventura da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada.

7. Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Memorial do Convento de José Saramago... Porque é enfadonho e cansativo.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Memórias de Adriano, Marguerite Yourcenar;

Ontem Não Te Vi em Babilónia, António Lobo Antunes;

O Código Da Vinci, Dan Brown;

A Linha da Beleza, Allan Hollinghurst;

Livros de História, de biografias históricas;

... e vários dos acima citados.

9. Que livros estás a ler?

Neste momento, as minhas leituras estão muito direcionadas para os livros da faculdade. São, digamos, os meus livros de cabeceira e não deixam de ser uma excelente literatura.

Deveria repassar o desafio, contudo, como vem sendo o meu hábito nestas ocasiões, deixo ao vosso critério. Faça-o quem assim o entender. ^^

9 comentários:

  1. mt bem lol o menino lê coisinhas cultas e instrutivas xDD mas ao mesmo tempo lês ou leste harry potter o que é fofinho da tua parte ;D
    abc e continuação de boa sorte com os calhamaços xD

    ResponderEliminar
  2. Tomás, eu sempre gostei de livros, digamos, mais elaborados. No entanto, ao mesmo tempo que lia coisas mais "sérias", também lia livros mais para a minha faixa etária. :) Neste aspecto não tenho quaisquer problemas. Tanto leio um livro estruturado como leio um livro de literatura juvenil. :)
    "Calhamaços"? Eu tive de ir ao Google para saber o que isso era! LOL
    Obrigado. Abraço. ^^

    ResponderEliminar
  3. Markkkkkkkkkkkk, miúdooooooooooooo, como estás? :D

    Desculpa a ausência mas prometo que coloco a leitura em dia. Faz-me apenas um resumo: então e o R.?

    ResponderEliminar
  4. Olá, tartaruga ninja ^^

    Tinha saudades tuas. :3

    Eu estou bem. Estás desculpado. :D
    O R. está bem. No segundo ano, como eu, e na mesma turma que eu. Estamos um pouco afastados; afastados, refiro-me a esse aspecto que podes imaginar... Continuamos amigos e a falar como dantes, apenas não com aquela "chama". Depende. Há dias em que me sinto mais próximo dele; noutros dias, ambos nos comportamos de forma mais distante. É uma relação ambígua. :s

    Abraço. ^^

    ResponderEliminar
  5. Um grande abraço e...
    ... muita literatura para adultos, nas horas vagas :p

    ResponderEliminar
  6. Paulo: ... nas horas vagas que são poucas. (:

    Abraço grande. ^^

    ResponderEliminar
  7. Também já reli o 1984 várias vezes, é impressionante como a narrativa se aplica tão bem aos nossos tempos.
    Obrigado por teres aceite o desafio!

    ResponderEliminar