16 de outubro de 2023

Voando sobre um ninho de cucos (1975).


   Ele há coisas. Há dias falei-lhes do Barbie, um filme que, pessoalmente, não considero digno de tanto sururu, e hoje venho falar-lhes de um clássico do cinema, Voando sobre um ninho de cucos, de 1975, um filme que ainda não vira, e que vi ontem à noite. Desde logo, é um filme cuja temática me interessa porque aborda os problemas de saúde mental. Em síntese, o personagem de Jack Nicholson ingressa no hospital psiquiátrico, onde se enfrenta a uma enfermeira seca, não diria má, mas de comportamento manipulador com os doentes. E provoca uma revolução que os leva a ser mais conscientes da sua condição de sujeitos que gozam de direitos, e que apesar dos seus problemas, têm vontades próprias, desejos, vontades. O final impressionou-me deveras, não esperava algo tão trágico.

    É um drama com rasgos de comédia que contrabalançam o nervosismo e o distúrbio emocional presente em cada acção e cena. Uma preciosidade sobre a natureza humana frágil e desequilibrada. Considerado um dos melhores filmes de sempre, é-o, efectivamente, quanto a mim.





4 comentários:

  1. Caso para dizer que foste ao baú

    eheheheheheheh
    Muito Bom
    Boa semana
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fui, e não me arrependo nada. É um grandioso filme.

      Um abraço,
      Mark

      Eliminar
  2. Foi efetivamente um dos filmes que mais gostei de ver quando ele saiu, e fui vê-lo no circuito comercial, claro, pois não havia outra forma, na altura.
    Depois disso já o vi mais algumas vezes, pois revelou-se um filme que não envelheceu, que se mantém atual nos problemas que aborda.
    Há filmes assim, que nos marcam para a vida, e este foi um deles.
    Tenho filmes que se mantêm na minha cabeça desde sempre.
    Outro dos filmes que vi, ainda jovem, e que se mantém na minha cabeça é o "Sunset Boulevard", com uma Gloria Swanson deslumbrante. É o filme que termina com a famosa frase "Mr. DeMille I'm ready for my close-up!" Ainda hoje o vejo esporadicamente, e olho-o sempre com olhos diferentes.
    Cumprimentos
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel.

      Como sempre, comentários interessantes e produtivos. Irei anotar esse filme que referiu.

      Este “Voando sobre um ninho de cucos” é uma obra extraordinária da cinematografia. Nem sei como nunca lhe pus os olhos antes. É tão bom. É realmente daqueles filmes que nos marcam, que ficam na memória, ao passo que tantos outros vimos e nem nos lembramos mais que os vimos. Já vi tantos filmes, tantíssimos, sobretudo quando vivia em Lisboa, e recordo-me de poucos. Poucos foram os que me marcaram.

      O meu favorito continua a ser “Cinema Paradiso”. É mágico. Magistral.

      Cumprimentos fortes,
      Mark

      Eliminar