Seguindo no nosso roteiro, outra das praias que nos ficou debaixo de olho foi a dos amadores, um pouco depois da praia de Puerto Rico. A Playa de los Amadores é parecida à de Puerto Rico: tranquila, numa baía, onde uma vez mais testei os meus limites. Fui, a nadar, até à zona que delimita a área reservada aos banhistas e a que fica para lá dessa linha marcada por pequenas bóias amarelas.
Esta foto foi tirada por casualidade, e é uma das que mais gosto das férias |
Na sexta-feira, julgámos por bem passar o dia na capital das Canárias, Las Palmas (de Gran Canaria). Las Palmas tem perto de 340 mil habitantes, o que, em Portugal, a tornaria na segunda cidade mais populosa. A sua área metropolitana ascende aos 600.000. Para variar, literalmente, não fizemos praia. Conhecemos a zona histórica, fomos à sua catedral -a Santa Iglesia Catedral-Basílica de Canarias-, que é lindíssima. Conseguimos, a dois minutos de encerrar o elevador que nos leva à torre, subir e apreciar as vistas sobre a cidade. No Patio de los Naranjos, que fica situado ao lado da catedral, visitámos o Museu Diocesano de Arte Sacra. Por último, o Museu Canário, que, honestamente, foi o que me deixou mais na expectativa (ainda na fase anterior à viagem, de pesquisa), pela colecção assombrosa de fósseis humanos, de aborígenes, ou seja, de povos autóctones da ilha que a habitavam aquando da chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.
La Plaza Mayor de Santa Ana |
As férias nas Canárias estavam prestes a terminar, mas seguiriam no dia seguinte, após uma breve passagem por Santiago de Compostela, noutro local igualmente encantador.
Todas as fotos foram captadas por mim. Uso sob permissão.
Achei interessante este seu destino.
ResponderEliminarHá um par de anos que me interessa ver a casa-museu de Unamuno, situado na Ilha de Fuerteventura, primeiro porque tenho um gosto muito especial pelo ensaísta, romancista e pensador que ali passou algum tempo, segundo soube, e depois porque gosto de ver as coisas do dia-a-dia que organizam a vida de alguém por quem tenho um profundo respeito, faz-nos recriar a personagem que foi este homem tão fundamental na Espanha e que lhe valeu ser demitido da universidade de Salamanca a mando do próprio Franco...
Espero que tenha tido um bom tempo
Agora vou eu
Manel
Mas até ao momento ainda não me atirei a esse objetivo
Olá, Manel
EliminarSaudades de o ver por aqui.
Quando me propus a conhecer um arquipélago, o M. falou-me dos Açores e da Madeira, mas recusei peremptoriamente por motivos pessoais.
Gostei muito de conhecer as Canárias.
Unamuno, um célebre iberista. É um dos escritores espanhóis mais conceituados. É muito conhecido entre os circuitos que defendem uma união política (ou uma aproximação mais efectiva) entre Portugal e Espanha, a par de toda a sua obra, claro. No iberismo, deu frutos.
Sim, a temperatura por lá é muito constante. Sofre poucas variações. Por outras palavras, está sempre calor.
Boas férias para si, e um abraço!