10 de agosto de 2021

Férias (III) - As Canárias.


  Seguindo no nosso roteiro, outra das praias que nos ficou debaixo de olho foi a dos amadores, um pouco depois da praia de Puerto Rico. A Playa de los Amadores é parecida à de Puerto Rico: tranquila, numa baía, onde uma vez mais testei os meus limites. Fui, a nadar, até à zona que delimita a área reservada aos banhistas e a que fica para lá dessa linha marcada por pequenas bóias amarelas.


Esta foto foi tirada por casualidade, e é uma das que mais gosto das férias



   Na sexta-feira, julgámos por bem passar o dia na capital das Canárias, Las Palmas (de Gran Canaria). Las Palmas tem perto de 340 mil habitantes, o que, em Portugal, a tornaria na segunda cidade mais populosa. A sua área metropolitana ascende aos 600.000. Para variar, literalmente, não fizemos praia. Conhecemos a zona histórica, fomos à sua catedral -a Santa Iglesia Catedral-Basílica de Canarias-, que é lindíssima. Conseguimos, a dois minutos de encerrar o elevador que nos leva à torre, subir e apreciar as vistas sobre a cidade. No Patio de los Naranjos, que fica situado ao lado da catedral, visitámos o Museu Diocesano de Arte Sacra. Por último, o Museu Canário, que, honestamente, foi o que me deixou mais na expectativa (ainda na fase anterior à viagem, de pesquisa), pela colecção assombrosa de fósseis humanos, de aborígenes, ou seja, de povos autóctones da ilha que a habitavam aquando da chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.


La Plaza Mayor de Santa Ana

  As férias nas Canárias estavam prestes a terminar, mas seguiriam no dia seguinte, após uma breve passagem por Santiago de Compostela, noutro local igualmente encantador. 

Todas as fotos foram captadas por mim. Uso sob permissão.

2 comentários:

  1. Achei interessante este seu destino.
    Há um par de anos que me interessa ver a casa-museu de Unamuno, situado na Ilha de Fuerteventura, primeiro porque tenho um gosto muito especial pelo ensaísta, romancista e pensador que ali passou algum tempo, segundo soube, e depois porque gosto de ver as coisas do dia-a-dia que organizam a vida de alguém por quem tenho um profundo respeito, faz-nos recriar a personagem que foi este homem tão fundamental na Espanha e que lhe valeu ser demitido da universidade de Salamanca a mando do próprio Franco...
    Espero que tenha tido um bom tempo
    Agora vou eu
    Manel
    Mas até ao momento ainda não me atirei a esse objetivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel

      Saudades de o ver por aqui.

      Quando me propus a conhecer um arquipélago, o M. falou-me dos Açores e da Madeira, mas recusei peremptoriamente por motivos pessoais.

      Gostei muito de conhecer as Canárias.

      Unamuno, um célebre iberista. É um dos escritores espanhóis mais conceituados. É muito conhecido entre os circuitos que defendem uma união política (ou uma aproximação mais efectiva) entre Portugal e Espanha, a par de toda a sua obra, claro. No iberismo, deu frutos.

      Sim, a temperatura por lá é muito constante. Sofre poucas variações. Por outras palavras, está sempre calor.

      Boas férias para si, e um abraço!

      Eliminar