24 de março de 2020

Espanha (parte 1).


   Perfaz hoje exactamente um mês que estou na Galiza. Estive três semanas em Ourense e há uma semana que estou em Pobra de Trives, uma localidade rural, lindíssima, da província homónima. Espanha é muitíssimo maior do que Portugal. As províncias aqui são enormes.


A catedral sobressai ao longe 

A torre do relógio 

  Cheguei a Ourense, como disse, há um mês, após uma breve passagem pelo Porto, ainda em Portugal, e por Vigo. Só mesmo de passagem, no dia da viagem. Na noite em que cheguei, os ourensanos divertiam-se no Carnaval. Trajavam e desfilavam pelas ruas. Um cenário tão distinto daquele que temos agora... Adiante...


A Ponte Nova e o Viaduto fotografados desde a Ponte Medieval 


   Ourense é uma cidade bonita. Atravessa-a o Rio Minho, estando por isso dotada de algumas pontes (quatro ou cinco), nomeadamente uma medieval e outra mais moderna, do início do século. Sendo o terceiro maior aglomerado populacional da Galiza, é conhecida sobretudo por ser uma cidade termal. As suas termas são um dos vectores que a tornam popular na Galiza e no resto do país. Eu pude testemunhar que as águas de fonte geotérmica são realmente quentes. Se têm ou não propriedades curativas, pois acredito que sim. Ainda não as pude experimentar.


A Fonte das Burgas

  A Catedral de Ourense é um monumento que aconselho. Por dentro, decepciona um pouco, é verdade, porque é bastante pequena; pelo menos foi essa a sensação com que fiquei após ter estado a vê-la de fora por alguns dias. Há umas igrejas que também merecem que as conheçam, a par da Praza do Concello, que fica, aliás, pertinho das Termas das Burgas. Para os que gostam de mais movimento e de um ambiente mais urbano, Ourense dispõe da Rua do Paseo, a principal rua comercial da cidade, que em nada fica a dever à nossa Rua Augusta (para os lisboetas) no que respeita à diversidade de lojas. Encontram de tudo. Ourense, como creio ter dito na publicação anterior, é bastante movimentada. Na mesma rua, encontrarão um centro de exposições (Centro José Ángel Valente). Ao início da Rua do Paseo, têm outro (Centro Cultural Marcos Valcárcel). Têm ainda à disposição o Liceo de Ourense, uma associação cultural que promove actividades artísticas e literárias. Se puderem, passem por lá que tem interesse. Se dispuserem de um tempo extra, poderão conhecer o pólo universitário.


O Liceo de Ourense e a sua entrada 

2 comentários: