26 de novembro de 2018

Christmas time is in the air... again.

 
  Estamos a um mês do Natal, e a cidade, Lisboa, já está a postos para o receber. No sábado passado, dia 24, com alguma chuva, as luzes natalícias acenderam-se pela primeira vez neste ano, mostrando-nos a magia dos enfeites que pelas próximas semanas irão ornamentar as principais artérias e praças da capital.

A Avenida da Liberdade, com os seus pendentes brilhantes

   Eu, claro está, interrompi o estudo e, munido de guarda-chuva, fui espreitá-las. Gostei imenso, como vem sendo habitual. Adoro o Natal, que para mim é este período que agora começa. Mais do que a véspera e o próprio dia 25, o que tem encanto é a quadra, as músicas, o espírito, os doces... Continuo a gostar infantilmente do Natal, sem ter vergonha de o assumir. Quando nos tornamos adultos, parece que, para muitos, gostar do Natal se torna ridículo ou despropositado. De todo, quanto a mim. Ontem mesmo, domingo, fui comprar uma nova árvore de Natal, que a que tinha, de quase nove anos, atingiu o limite. Esta é surpreendentemente alta. Tem 2,10 cm. Não vejo a hora de a montar. Costumo fazê-lo no dia 8 de Dezembro, que, como sabem, é o dia consagrado à Imaculada Conceição de Maria, cuja festa litúrgica assinalamos. Diz-nos a tradição que a árvore deve ser erguida nesse dia, quedando-se até aos Reis.

A bolinha onde todos querem entrar

   E, por falar em Natal, não se esqueçam do jantar de Natal que irei organizar no dia 22 de Dezembro. Quem ainda não confirmou a presença, poderá fazê-lo até ao dia 8, relembro. Para tudo saberem, cliquem no widget que encontrarão no canto superior direito do blogue.

Encantador, o antigo Palácio dos Estaus, hoje Teatro Dona Maria II

   Deixo-vos algumas das fotos que tirei com o meu iPhone. Quem me segue por outras plataformas, terá acesso às restantes e a tantas outras que ainda quero tirar. Não explorei todas as ruas.

Laços e mais laços que iremos tirar dos embrulhos




14 comentários:

  1. Também gosto muito do Natal! Não sei se é o meu "holiday" favorito, mas está lá perto! :)

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimo. Por aqui estas tradições entraram em franca decadência. Uma pena ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não decoram as ruas do Rio, de São Paulo e das demais cidades? o.o

      Eliminar
    2. Por conta da crise principalmente decoram muito pouco. Um ou outro ponto. Uma pena. Nem as casas se preparam mais ...

      Eliminar
    3. Que triste isso. :/ Natal sem iluminação, para mim, não é Natal.

      Eliminar
  3. Quando jovem, e até há quinze anos atrás, quando se aproximava dezembro, vivia em função desta época, escolhia, deliciado, presentes, pequenas coisas que, sabia, iriam deliciar o meu núcleo familiar.
    Depois ... nem sei porquê, isto é, sei, as pessoas começaram a desaparecer, o aglomerado familiar diminui de muita gente para pouca, até quase nenhuma.
    Depois os sobrinhos casaram e trouxeram outras pessoas atrás que nada me dizem, e que acabaria por dispensar de bom grado.
    As crianças deixaram de o ser, e não nasceram outras, por todas estas razões o Natal passou a ser quase uma obrigação e deixando de ser o que deve ser ... um prazer.
    Por tudo isto a nostalgia atingiu-me e hoje, se puder, passo-o a viajar ou escondo-me em qualquer outro local, normalmente no Alentejo, pois passá-lo só não me faz qualquer mossa, antes pelo contrário, é um alívio.
    De quando em vez, quando me sinto mártir católico, acedo a juntar-me à pouca família que me resta.

    Porque a minha família teve tantas conotações religiosas, todas elas fora do catolicismo, nunca houve árvore de Natal, muito menos presépio.
    Só se manteve a tradição da refeição, que, esta sim, sempre foi opípara, farta, cheia de delícias, para as quais usava contribuir, pois, quando cozinho, as coisas saem-me fáceis e, regra geral, demasiado boas para a minha saúde ....:).
    Ainda não sei bem o que farei, mas com alguma dose de certeza viajarei. Será mais aprazível.

    Mas quero desejar-lhe o melhor tempo possível nas próximas semanas, que se divirta muito, e que goze a época de forma plena.
    Espero que o vosso jantar de Natal seja um belo sucesso, e que se divirta na companhia dos seus companheiros da blogosfera, para irritações já basta o dia a dia.
    É para isso que estas tradições existem, para serem gozadas por forma a criarem prazer na nossa vida.
    Uma boa semana
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel.

      Noto um desalento nas suas palavras. Um desalento que se compreende. Há dias, um rapaz galego dizia-me precisamente o mesmo, que o Natal pouco lhe dizia desde que perdera grande parte da família. Eu, como ainda, sublinhe-se o "ainda", não fui atingido pelas terríveis e dolorosas perdas, continuo a gostar do Natal. Quando os meus pais se forem, talvez nem o possa ver "à frente".

      Já vou tendo certo à vontade consigo para lho dizer: não lhe peço, porque o Manel o leu, mas é com alguma pena que não o terei no pequeno jantar que vou organizar, e acredite, será mesmo pequeno, circunscrito a pouquíssimas pessoas. Até prefiro assim. Bem sei que o Manel prefere o recato, e talvez também queira preservar este nosso conhecimento virtual, impoluto e saudável. Às vezes, o real traz alguma quebra. Em todo o caso, não perco a esperança de, agora que o disse, um dia poder comer algo feito por si. :) Sendo tão bom, e eu um bom garfo, aguçou-me o apetite (que ultimamente nem tem sido muito, que ando com o estômago embrulhado; não como um bom presente, infelizmente).

      Deseje-me igualmente boa sorte para os testes, que estão mesmo, mesmo aí. :D

      Obrigado, Manel. Vamos continuando a trocar palavras.

      Uma continuação de boa semana.

      Eliminar
    2. Claro que lhe desejo sorte, mas parece-me que os seus resultados não estarão tão relacionados com "sorte", mas sim com a sua inteligência, que julgo estar a par daquilo que lhe é solicitado, e à sua capacidade de estudo, que me parece fantástica.
      No entanto, uma mãozinha da "sorte" também não lhe fará mal.
      Um bom final de semana
      Manel

      Eliminar
    3. Obrigado, Manel.

      Veremos se sou bafejado por essa pontinha de sorte.

      Cumprimento.

      Eliminar
  4. Gosto muito das luzes de Natal

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não sou muito fã dessa época!

    ResponderEliminar