1 de agosto de 2024

A minha piscina.


    Foram 15 dias de trabalho. Não meu, é certo. Da empresa de piscinas. Eu não imaginava que uma piscina exigia tanta coisa: sala de máquinas (com quadro eléctrico, depuradora, filtro, eu sei lá), escavar para pôr os tubos, a electricidade para o motor e, eventualmente, se quisermos, um foco (nós quisemos, para a iluminar de noite). Além de toda a parte de isolamento. É muito trabalho. E seria mais se não estivesse já construída, isto é, quando comprámos a casa, em Abril, a parte de cimento da piscina já estava feita. Faltava o resto. E que resto.

     Hoje em dia, as piscinas deixaram de ser um símbolo de luxo. Há-as de todos os preços, de vários materiais, tamanhos, formas. Há-as clássicas -de cimento, no chão, como a minha-, mas também as há elevadas. Até de plástico. Qualquer um pode ter a sua poça para se banhar.

A minha piscina, e à direita um pedaço da minha casa


    A nossa ficou um pouco cara, é certo, mas compensa. Compensa porque eu não quis uma piscina para ostentar, mas para desfrutar. É algo de que gosto. Adoro piscinas, praia, mar, Verão. Agora há que cuidar do jardim à volta, que ficou em terra pelas obras. Deixo-lhes foto.

6 comentários:

  1. Eu prefiro usufruir da piscina de amigos, pois é mais barato e exige trabalho nulo ... lol.
    Mas também, raramente mergulho o corpo numa piscina, se for pública, então não mergulho mesmo. Nas outras, mais fiáveis, só quando a temperatura é adequada às minhas raízes africanas, pois, para ficar com os meus tendões todos retesados e doloridos, para lá das câimbras com que fico nas pernas, prefiro ficar a ler um livro à sombra, e a tomar o meu refresco.
    Mas espero que tenha muito prazer, e que a goze em pleno, pois é para isso que tais elementos existem.
    Bons momentos de exercícios com mergulhos à mistura
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel,

      Realmente há que fazer alguma manutenção; verificar frequentemente o PH e o cloro, passar o robot, depurar a água, porém, o “trabalho”, entre comas, compensa a tranquilidade de não estar pendente de piscinas públicas. As dos municípios estão cheias de gentalha -nem pensar!-, e mesmo as dos hotéis costumam ter crianças e adultos incivilizados. Em qualquer dos casos, até por questões de higiene, nada se compara a uma piscina particular.

      O da temperatura tem bom “arreglo”, como dizem os espanhóis: há mecanismos que permitem aquecer a água, mas, deixe-me que lhe diga: aqui onde vivo faz muito calor no Verão (província de Ourense). Há dias um vizinho disse-me que colocou um sistema de aquecer a água, que fica a 40°C (quarenta graus centígrados).

      Então eu estou com calor e vou-me meter na água a 40°C? A mim não me faz sentido, mas cada cabeça, sua sentença. Eheh No inverno, se quero água quente, vou às termas.

      Mergulhos é que já não é comigo. Nunca me atiro de cabeça. Sou demasiado cauteloso para isso. Entro pelas escadinhas, e desfruto assim.

      Cumprimentos e obrigado,
      Mark

      Eliminar
  2. Olá, tudo bem?
    agora deve estar muito bem com essa piscina-ostentação, né?? hahhh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem sim.

      Não é ostentação. Eu quis uma piscina porque eu gosto mesmo.

      Mark

      Eliminar
  3. Fizeste me lembrar as piscinas que houve num blogue qualquer, creio que era do Arrakis. Agora aqui temos a Piscina do Mark
    A vida dá muitas voltas e ainda bem que a tua te sorri apesar de tudo o que passaste :)
    Mereces ser Feliz :)
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo. Bonitas palavras as tuas.

      Um abraço,
      Mark

      Eliminar