8 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa.


   Há três dias, assinalou-se o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de Maio, numa decisão tomada pela UNESCO. A escolha do dia não foi arbitrária: já se evocava o idioma de Camões, Machado de Assis e Mia Couto a 5 de Maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura no seio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

   Fora de Portugal, pouco ou nenhum impacto teve este Dia Mundial. Cada um lá terá as suas preocupações, e até a comunidade, com a actual pandemia. Estes dias geralmente são celebrados com actividades, que nesta conjuntura seriam impossíveis. Digamos que, tendo alguma repercussão, ela se deu pelas redes sociais. Eu aproveitei e impulsionei uma página que mantenho, de língua portuguesa, na qual procuro, de forma clara e elucidativa, expor alguns erros, os mais comuns, que assombram o domínio do idioma. Também gravei um vídeo, onde surjo e faço alguns apelos no sentido de se procurar uma convergência e um compromisso para aquele que é um património imaterial de milhões e milhões por esse mundo. Desde logo, continuo a defender uma norma comum para o idioma, no respeito pelas suas origens e raízes. Já me debrucei sobejamente pelo assunto, de modo que não o tornarei a fazer neste momento.

   A língua é um reduto último e íntimo da nossa personalidade. É através dela que exprimimos sentimentos e emoções. Esse facto obriga-nos a um cuidado acrescido. A língua é intergeracional. Ensinamo-la e passamo-la a filhos e netos. É língua de memórias também, de antepassados, de quem nos precedeu. A língua é um elemento identitário de um povo. Narra a sua história. É estrada de poetas e prosadores. Aproxima os distantes. Torna-nos seres opinativos e participantes na comunidade humana. A língua é mais do que oralidade. É sonho, é futuro, sendo passado. É o instante. O instante, para a língua portuguesa, está cheio de desafios. A língua portuguesa tem ambições de grande idioma das relações internacionais, de língua franca, como já o foi. Disputa esse lugar com outros idiomas melhor preparados. É nisso que nos devemos focar: preparar o caminho de um idioma do dia de amanhã.

1 comentário:

  1. Texto cheio de momentos poéticos. E que não deixa de mostrar as verdades :) Parabéns

    ResponderEliminar