Soube que a Fundação Gulbenkian inaugurou uma exposição sobre os Descobrimentos, nomeadamente ibéricos; na minha perspectiva, os mais interessantes, uma vez que portugueses e espanhóis foram os primeiros a ousar enfrentar os mares " nunca antes navegados ", lançando-se numa aventura sem igual, séculos antes do Homem partir em busca do espaço e da Lua.
Os meus olhos brilharam porque, apaixonado que sou por História, não poderia deixar passar esta oportunidade. Além disso, o enquadramento interessa-me imenso. Aborda a ciência nos séculos XV e XVI, o contacto dos povos peninsulares com os habitantes do Novo Mundo, os progressos técnicos e científicos que proliferaram naqueles tempos, ao contrário da Idade Média em que, segundo a maioria da doutrina, onde me incluo, houve um retrocesso civilizacional enorme desde a queda do Império Romano do Ocidente (476 d. C.).
Num período de contenção orçamental, eu entendo que o grande público corte um pouco - ou muito - na cultura, no entanto, é uma exposição que considero interessantíssima até como meros conhecimentos gerais. O preço dos bilhetes é acessível - bastante - e, segundo vi no site da Fundação, aos domingos é gratuito. Eu irei, certamente, enquanto as aulas mo permitirem...
Não deixa de ser um cruzar do passado com o presente, afinal, a humanidade não seria a mesma se aqueles homens não tivessem sentido o apelo da curiosidade. Uniram os continentes e criaram a primeira vertente da globalização que agora tanto está na moda. Depois da visita guiada, podem também passear nos jardins da Gulbenkian, o que é sempre maravilhoso. :D
Deixo-vos o link aqui para mais informações.
uma excelenta dica, caro Mark.
ResponderEliminarJá lá estou caído! :D
EliminarObrigado pela sugestão Mark! Adoreiiiiiii! É um dos meus temas favoritos! Vou "obrigar" o miúdo a ir comigo! :P
ResponderEliminarA Idade Moderna é, de longe, a minha era favorita. :)
EliminarOh, que bom, será uma tarde, a dois, romântica e cultural. Não desperdicem os jardins, aquilo dá p'ra namorar! Lol :D
Que óptima sugestão :)
ResponderEliminarObrigado pela partilha :)
Abraço
Achei que seria interessante. :)
EliminarAinda bem que gostaste.
abraço.
se vc gosta de história, talvez goste do meu blog, tenho uma coluna sobre história gay.
ResponderEliminareu sou historiador, e minha pesquisa de doutoramento foi exatamente sobre o século XVI e XVII e o choque do europeu com as descobertas.
Hum, muito interessante. :) Passarei no teu blogue, claro, quando chegar a casa.
EliminarUm historiador, uau, quem me dera! Enveredei por uns caminhos mais legalistas. :)
muito obrigada pela divulgação, Mark. é verdade, muitos museus continuam a ter entradas gratuitas aos domingos de manhã e este não é excepção.
ResponderEliminarbjs. bom fim-de-semana.
Ainda bem que assim o é, querida. Num período de fortes cortes nos orçamentos familiares, a cultura é a primeira grande prejudicada. :|
Eliminarbeijinho e bom fim-de-semana.
Adorei a sugestão Mark. Se calhar vou arrastar alguém comigo e vou lá dar um salto. História e Ciência juntas numa só exposição, me gusta.
ResponderEliminarÉ realmente muito interessante. :) Também não perderei por nada.
EliminarNão vou perder de maneira nenhuma, o tema é fascinante. Talvez vá mesmo este fim-de-semana!
ResponderEliminarAbraço Mark.
Temos tempo, mas também pretendo ir o mais depressa possível. :)
Eliminarabraço.
Sou "cliente" da Gulbenkian e o tema é deveras interessante. E é verdade que o preço dos ingressos não pode ser uma desculpa porque efetivamente as entradas são gratuitas aos domingos.
ResponderEliminarA ir sem dúvida.
Abc
Exacto. :)
EliminarBem, tantos interessados em História. :D
abraço.
Bela dica, obrigado
ResponderEliminarDe nada. :)
Eliminar