19 de novembro de 2018

Dieses Bescheuerte Herz.


   Estranho o título, não? O filme é alemão. Decidi-me por este Dieses Bescheuerte Herz ao ler várias sinopses de filmes. Não ia ao cinema há uma semana, por aí, o que para mim já é incomportável.

   É um filmito que foge à lógica e aos holofotes de Hollywood. Cinema europeu. O argumento tem interesse e é baseado numa história verídica. Sucintamente, temos um tipo - giro, por sinal - que aos trinta anos é um boémio de primeira. Mora com o pai, não termina o curso, só quer saber de engates e copos. Do outro lado, um miúdo de quinze anos, gravemente doente, com a vida comprometida. As suas existências cruzam-se abruptamente. Lenny e David, de seus nomes, criam um laço fortíssimo, como se dois verdadeiros irmãos se tratassem.


   O filme, pelo que li, fez imenso sucesso na Alemanha. Longe de ser inesquecível, a narrativa é bonita. É meiguinho, vá. Daqueles que se vêem bem em família, sobretudo nesta quadra natalícia. E tem a vantagem de terminar bem, quando tudo aponta para o contrário. Às vezes, salvamo-nos mutuamente. Às vezes, tudo quanto precisamos é de um ombro verdadeiramente amigo, que está lá naqueles momentos-chave. Lenny ensinou David, ensinou-o como um irmão mais velho; David orientou Lenny, no sentido de se encontrar, de dar valor ao que importa, de se tornar mais responsável.

   O objectivo era o de se conseguir que David chegasse aos dezasseis anos. Hoje, David está com vinte. É, o amor tem destas.

Não se esqueçam do Jantar de Natal. :) Têm até ao dia 8 para se inscrever. Podem consultar tudo aqui.

4 comentários: