10 de outubro de 2015

Rainy.


      Gosto dos dias cinzentos. Proporcionam-me bons momentos de introspecção. Quando as manhãs nascem escuras e frias, invernosas, é como se o dia tivesse sido concebido à minha medida.

      Levantei-me bem cedo, enquanto todos dormiam. Fui para a rua. Caminhei, chapinhei nas poças, senti os pingos escorrendo-me pelo braço esquerdo, que ergui, molhando um pouco da manga da camisa branca. Sob o guarda-chuva negro, avancei pelos semáforos, de luzes reflectindo-se no piso húmido, dando algum alento à avenida. Vi o meu rosto no vidro de uma loja de antiguidades. Já sou um homem feito. Sentir-me adulto, responsável, não implicou - não que o tenha percebido - um caminho de certezas e de significados. Continuo perdido, ainda à espera de um rumo. Há quem se demore por um grande amor ou por uma oportunidade profissional irrenunciável. A nada disso me refiro. Aguardo, isso sim, por uma justificação, uma razão que explique a minha existência. Acredito que a maioria aceita a sua sem esperar, em contrapartida, por qualquer resposta. Eu preciso-as.


       Fico extenuado. Se invoco a Deus, não as obtenho. Se me socorro dos homens, tudo o que recebo é um chorrilho de palavras aparentemente contraditórias. Sou tomado pela trágica lassidão que me impede de argumentar, trazer factos, confrontar com o que não faz sentido. Resigno-me no momento.
     A vida cansa-me. Por vezes quero fazer tanto que faço tão pouco. O meu corpo não acompanha os comandos do cérebro. Fervilham em mim mil ideias.

      Entrei numa pastelaria. Observei os candeeiros lustrosos, iluminando o salão principal, a montra de iguarias irresistíveis. Pedi uma meia de leite e uma torrada simples, com pouca manteiga. Nas mesas circundantes, casais tomando o pequeno-almoço em alegre cavaqueira. Ao longe, uma mesa composta de senhoras já de certa idade, sorrindo, entre cada trago no chá. Podia ver-se as chávenas fumegando. Senti-me rodeado de amizade, confiança, entrega, ainda que estivesse só. Acalentou-me.

         Regressei sem as respostas. Não será calcorreando as ruelas da cidade que as encontrarei. É provável que nem as haja. E que o mistério da vida (e o seu encanto, se é que o tem) resida na incerteza sobre o eu, o outro e o futuro.

18 comentários:

  1. Uhmmmmmmmmmmmm

    Cheira-me que foste ao meu "petit chateau" ;)

    Um chá uma torrada com este tempo, é do melhor que há :)

    Adoro essa pastelaria. :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro leite ao café da manhã. :)

      Lisboa tem locais muito agradáveis para comer qualquer coisa.

      um abraço, amigo.

      Eliminar
  2. Tal como outras perguntas que os seres humanos vão fazendo ao longo do Tempo, a pergunta que tu fazes não tem resposta, procurando nós por ela. Ela virá ter contigo quando chegar o momento certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há perguntas para as quais não encontramos respostas. Talvez não estejamos aptos para isso.

      Eliminar
  3. Gosto dos dias cinzentos, gosto das reflexões, gosto de uma cafeteria, gosto de pensar pensar e ver q nunca temos certas respostas ... pelo menos não as que desejamos ter. A graça da vida reside justamente nisto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presentemente, estamos na minha estação preferida (que foi, outrora, o Verão). As noites aumentam, o frio também, gradualmente. Se há época do ano em que fico especialmente melancólico, é nestes meses que antecedem o Natal.

      Eliminar
  4. Uma das coisas que mais gosto de ti é o que deixas neste teu posto, a subtileza dos detalhes, e a importância do que para alguns é insignificante.

    No que escreves acabas por falar de ti de uma forma que eu admiro.

    Eu adoro dias cinzentos, com chuva e prateados, um reflexo do tempo. Se bem que este, hoje, necessitava de um pouco mais de luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei o dia pelas ruas da cidade, à noite, apreciando a beleza das cores nocturnas misturando-se com o espelho d'água deixado pela chuva.

      Obrigado, No Limite.

      Eliminar
  5. em dias de chuva, gosto de estar em casa no quentinho. hoje, foi um martírio, acordei com um temporal e calcei as galochas. afinal, não choveu e vê-se uma nesga de céu azul.
    mas eu gosto de dias assim, um bocadinho melancólicos, cinzentos. acho que faz parte de nós, portugueses, esta cor e este fado.
    crescer, não crescer, inseguranças mil, enfrentar o mundo de frente, tudo parece difícil, mas à medida que o tempo avança, ultrapassas obstáculos. eu dou por mim a pensar em coisas que fiz no passado que me custaram 'horrores' e agora rio e penso como me portei dessa forma. afinal, até eram simples (seriam agora, no presente, simples, mas naquela altura, não. foram terríveis. cresci? amadureci?, ou já não me importo tanto e deixo que aconteça? é isso, pensamos de mais).
    boa semana, Mark.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de observar as ruas, a cidade, nestes dias de chuva. Lisboa tem outra beleza nos dias cinzentos.
      Em pequeno, só gostava do Verão, pela praia, piscina. Já maior, mantive. Agora, pelo contrário, prefiro os dias molhados, o céu carregado, a neblina. Como se me aceitasse, por fim. Evitava tudo o que me tornasse mais melancólico.

      O segredo do "bem viver" é pensar pouco. Assim conseguíssemos. :)
      Querendo ou não, a vida obriga-nos a aprender as lições. No meu caso em particular, tem sido boa professora, ainda que não o pareça...

      um beijinho e boa semana, Margarida.

      Eliminar
  6. Viver não tem grandes segredos. O maior deles é pensar pouco e bem, cuidar da saúde e assegurar a sobrevivência. Do resto o tempo cuida. Mas concordo que é difícil. Tem duras batalhas, sofrimentos. Deveríamos trazer manual de instruções.
    Gostei do lirismo de seu texto.

    Abraços!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Complicado será agir de forma correcta. Pensar pouco, no meu caso, é quase impossível. Esses "segredos" aparentam ser simples, mas não são. :)

      Obrigado, Ty.

      abraço.

      Eliminar
  7. Já dizia Fernando Pessoa: "Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
    Ambos existem; cada um como é."

    Muito legal ler teu relato, quase deu para sentir o clima frio no rosto, sem falar na vontade experimentar as torradas! ;-)

    Não sei... "andando atrás de você", fiquei pensando que muitas vezes mais importante que as respostas, é a direção que estamos seguindo... nesse sentido, espero que possa continuar caminhando sempre, pois assim com certeza algum dia chegara às respostas que tanto procura.

    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O frio não durou muito. Os últimos dias têm sido bem mais amenos. E não voltou a chover. :(

      Bom, alguma direcção estarei seguindo. Um destino, seja qual for, é certo. Falta saber qual.

      abração.

      Eliminar
  8. Acho as suas palavras fantásticas! Consigo imaginar cada passo e pensamento. Rs

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  9. Outro texto magnifico :) "Crónicas anunciadas de um homem só" :)

    ResponderEliminar