19 de janeiro de 2024

Londres (VIII).


   Sabem o filme Notting Hill? Eu conhecia-o de nome. Vi-o já depois de regressar a Espanha. Se não o viram, é um melodrama. Não sei se valerá muito a pena. Isto porque o sétimo dia levou-nos ao famoso bairro de Notting Hill onde foi rodado o filme com Julia Roberts e Hugh Grant. O bairro é bonito, naturalmente, embora seja um percurso mais comercial.


Tem o seu encanto


    O que mais me chateia no meio de tudo, e compreendo que seja comum nas grandes metrópoles como Londres, são as hordas de fotografeiros. Eu chamo-os assim, de forma despectiva, porque realmente são do pior que há. Não se consegue fazer nada tranquilamente, em interiores ou exteriores. Eu também fotografo, se bem que o faço mais para relato do périplo do que propriamente para gozo pessoal.


A livraria onde as personagens de Roberts e Grant se conhecem


   Notting Hill tem aquelas casinhas coloridas simpáticas, e um mercado de antiguidades na avenida principal que aglomera muita gente, e nós, salvo erro, fomos num sábado - o dobro das pessoas.


Notting Hill também é conhecido pelos seus mercados de rua


     Como seria de se esperar, é o filme que atrai toda aquela gente ao bairro. A mim, de certa forma, atraiu-me a atracção que suscita, por dizer assim.


Perante a impossibilidade de lhes poder mostrar melhor a sede do poder britânico, fica uma foto da entrada (já dentro do palácio de Westminster)


  À tarde, regressámos a Westminster, desta feita para ver o parlamento britânico por dentro. Entradas pagas. Fotografias proibidas, excepto nas antecâmaras. Compreende-se. Por razões de Estado, não querem que fotos das câmaras dos Comuns e dos Lordes pululem pelas redes. Retira dignidade ao órgão. Os portugueses, nisso, são menos susceptíveis, e cada um fotografa o que quer em São Bento. Eu agradeci, porque finalmente pude desfrutar dum espaço sem que alguém se atravessasse diante de mim para conseguir um melhor ângulo…


Todas as fotos foram captadas por mim. Uso sob permissão.

4 comentários:

  1. Momento nostálgico ;)
    Bom fim de semana
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom fim-de-semana, Francisco.

      Um abraço,
      Mark

      Eliminar
  2. Do palácio de Westminster original e medieval pouco restou, e após ter ardido no século XIX, exceto o Westminster Hall, com uma cobertura fantástica, de acordo com o método de cobertura original.
    É verdadeiramente impressionante este vasto salão.
    De Notting Hill pouco conheço, passei a correr, e ainda que o não fizesse, a figura de Hugh Grant, que não me é simpática, nem tão pouco antipática, é-me indiferente, a de Julia Roberts não me faria passar igualmente na livraria, pois, apesar de gostar de alguns desempenhos dela, fica aquém das pessoas que gosto de ver representar.
    Mas o colorido é fora do comum.
    Continue com os seus passeios ... lol
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel,

      É um circuito mais comercial.

      É, o Palácio de Westminster é como o Castelo de São Jorge, erguido sobre as ruínas do original por ordem de Salazar. É difícil que estruturas tão antigas sobrevivam ao tempo e ao homem.

      Cumprimentos,
      Mark

      Eliminar