4 de janeiro de 2024

O “caso das gémeas”.


   Poucos dias depois de o Primeiro-Ministro ter apresentado a sua demissão, um escândalo atingiu o mais alto magistrado da nação, o Presidente da República. Alegadamente, participou num caso de favorecimento no tratamento de duas gémeas brasileiras que conseguiram a nacionalidade portuguesa em tempo recorde e um medicamento de milhões de euros, passando assim à frente de outras crianças na lista de espera. Ao que tudo indica, o filho do Presidente está envolvido e, através deste, o pai, Marcelo Rebelo de Sousa.

   A confirmar-se -e espero que a justiça seja célere, cega e eficaz-, só há um caminho para Marcelo: apresentar a sua demissão do cargo de Presidente da República. Aliás, eu iria mais longe: a mera suspeita, que deixou os portugueses desconfiados, bastaria para que se demitisse, aguardando o termo das investigações. Quando o vejo e o ouço, e imagino que este seja o sentimento da grande maioria dos portugueses, paira sobre a sua figura a sombra deste caso. A autoridade, reputação, idoneidade e credibilidade necessárias e imprescindíveis num Chefe de Estado terminaram no dia em que este caso veio a lume.

5 comentários:

  1. Estou plenamente de acordo. Há demasiadas historietas muito mal contadas neste caso.
    Gente que se esquece imenso, e, depois, por um passe de mágica, passam a lembrar-se. A história é feia e atinge alguém que deveria ser irrepreensível pela posição que ocupa.
    Claro que o presidente é conhecido por não ser uma pessoa fiável. As histórias em torno do seu passado não me dão confiança nenhuma nele (a célebre história envolvendo uma "Vichyssoise" e o Paulo Portas é paradigmática), mas parece que se revelou a coqueluche da maioria dos portugueses.
    A demissão de António Costa, e o "parágrafo" maldito que a isso levou, não me surpreenderia que fosse da autoria do próprio presidente. Assim o penso eu, mas como não confio neste presidente (e muito menos no anterior, a "múmia paralítica", que ainda me dá calafrios quando penso nessa peça de museu de cera - poderá ser o "Tussauds" ou o "Grévin") não sou neutral na situação.
    Mas agrada-me que a sua posição seja esta, pois faz-me acreditar que há mais gente a pensar de forma que considero correta.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel,

      Confesso que tive de ir pesquisar isso da polémica com o Portas, que não conhecia. Eu era muito pequeno. Sabia apenas que ambos não se davam bem dos tempos do Independente (jornal).

      Marcelo é uma ratazana política. Muito astuto, sabe levar a água ao seu moinho, ou não fosse um homem extraordinariamente inteligente e calculista. Nem todas as pessoas inteligentes têm de ser calculistas, porém, no seu caso, confirma-se. Foi comentador durante anos e ninguém me tira da cabeça que o fez com o fito de se eleger Presidente da República.

      Eu conheço-o pessoalmente da Faculdade de Direito, onde era (é) imensamente popular. Nunca foi meu professor, contudo. Ele sabe cativar as pessoas. Claro que com todos os defeitos consegue ser melhor que o Silva de Boliqueime.

      Cumprimentos,
      Mark

      Eliminar
  2. Não entendo essa azia toda em volta do Presidente e das Gémeas. Num País de Cunhas e amizades para a frente e para trás, desde aquela associação que a Presidente usava dinheiros para uso próprios, dormia com um deputado, creio eu. Os Sacos Azuis nas Camaras Municipais e compadres em juntas de freguesias. É verdade que passaram à frente e quantos e quantas passam à minha frente no Amadora Sintra?! Sei que é diferente, mas será mesmo para os que esperam em Macas e afins porque não tem uma cama por está a ser usada por não sei quem?! E, os estrangeiros que vem receber tratamos a Portugal, quem será que os paga?!
    Entendo que a Esquerda queira continuar no Poleiro, mas claro que foi o PS que trouxe este tema à tona, se Costa não se tivesse demitido, alguma vez este povinho sabia de alguma coisa?!
    Foi como a zanga dos Milhões dos Submarinos e a queda do BES. Quem pagou?! As Comadres zangam-se e o povo discute as parvoíces e paga...
    Como a zanga que ainda é falada no Strong em Madrid quando um Partido deste país tombou lololololololololol
    Enfim...
    Mero desafabo...
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes não te entendo, amigo Francisco. Parecem-te mal as trapalhadas, favorecimentos e esquemas do PS, mas quando são à direita já viras a cara. Creio que não podemos ser assim. É incoerente e desonesto. Ponto número 1.

      Ponto número 2. Este comportamento num Presidente da República (em qualquer cidadão, convenhamos, mas pior num Presidente da República) é inaceitável. O mínimo, além da responsabilidade penal, é a responsabilidade política: a demissão.

      Ponto número 3. Imagina que um dos teus sobrinhos sofria da mesma doença, estava em lista de espera, e depois tinhas conhecimento de que duas gémeas lhe tinham passado à frente. Às vezes se nos pomos na pele dos outros a coisa vai lá.

      Um abraço,
      Mark

      Eliminar
  3. Não foi a Esquerda que deu Nacionalidade a uma mãe que atirou a filha para o caixote do lixo? Não chegam condutores de TVDE todos os dias de avião, sem falar português e já podem conduzir neste país, etc etc etc
    Já são tantos favorecimentos neste país, que a meu ver já se tornou "normal", se o Tema da Gémeas é motivo para o Presidente se demitir?! Que o seja e marquem lá as próximas Eleições Presidenciais...
    Abraço amigo

    ResponderEliminar