22 de janeiro de 2019

Cultural Sunday (take 25).


   Este domingo, reservei-o a todo para uma das visitas mais aguardadas. Qual? O Oceanário de Lisboa. Por incrível que pareça, provavelmente eu seria um dos poucos portugueses que não conheciam o Oceanário, que perfez, no final do ano passado, o seu vigésimo aniversário. Foi construído no âmbito da Exposição Mundial de 1998, vulgo Expo 98, a que também não fui. Enfim. « Em casa de ferreiro, espeto de pau. »

  O Oceanário, o melhor do mundo, eleito por especialistas, constitui uma das visitas que mais nervoso me deixaram. Receei as filas para comprar bilhetes, a afluência, o defraudar de algumas expectativas. Diz-se que, quando elas são elevadas, facilmente nos desiludimos. A mim, não desiludiu nada, bem antes pelo contrário. O Oceanário é um encanto. Tem muita gente, sim, o que também não seria novidade. Não perdi dois minutos na fila, porque fui logo de manhãzinha, quando abriu, para evitar esse incómodo.

O tubarão-touro, o exemplar mais antigo no Oceanário, presente desde a abertura, em 1998

   É um recinto maravilhoso. Não imagino os metros cúbicos de água que o aquário central comportará. Começando pelo início, passo a redundância deliberada, têm duas exposições à escolha: a temporária e a permanente, sendo que a temporária é opcional. Eu decidi-me por ambas. A temporária fica no primeiro piso. Estava subordinada ao tema Florestas Submersas, inspirada num fotógrafo japonês, Takashi Amano, que introduziu um conceito novo na decoração de aquários: técnicas de jardinagem japonesas e o conceito wabi-sabi - uma abordagem estética também ela nipónica, ou seja, recriar-se o que seriam florestas tropicais em aquários. No piso, além do belíssimo aquário, que envolve todo o espaço, somos alertados para as ameaças que o abate de árvores representa nos ecossistemas, marinhos e não só. Terão, também, à disposição headphones que lhes permitirão ouvir os sons dos animais das florestas tropicais, incluindo anfíbios e aves.

Exemplares da exposição temporária "Florestas Submersas"

   Claro que o meu sentido estava na exposição permanente, nos animais que iria ver e que nunca antes havia visto. Sim, sim, os tubarões, as raias, o peixe-lua, os caranguejos e o polvo gigantes, as medusas, por aí fora.

As medusas, um animal cujo corpo é 90 % composto de água

   O aquário central, sendo um, está dividido retratando os vários oceanos da Terra. Em dois pisos, temos uma visão desafogada sobre o que será a vida num oceano… e é tão mágico. Não se pense, contudo, que só de profundezas vive o Oceanário. Entre peixes, crustáceos e moluscos também há lugar para aves marinhas, os pinguins, e mamíferos marinhos, as lontras marinhas, que pude ver serem alimentadas. Foi um momento lindo. As lontras, como todos os mamíferos, interagem entre si. Poderão encontrá-las, bem assim como a outras aves, no piso superior.

Um dos vários pinguins

   Os aquários mais pequenos também nos mostram os imponentes corais, que são vida, vida marinha, embora raramente nos lembremos disso, entre outras espécies, algumas bastante exóticas, que nos mostram o quão colorida e criativa pode ser a Natureza. Frequentemente nos esquecemos das belezas que os nossos mares encerram.

Os corais, magníficos, entre outras espécies

   Por mais fotos que lhes deixasse, nada substitui uma visita ao Oceanário. Estive 6 horas lá dentro. Passou, inclusive. O final da manhã e toda a tarde. Dificilmente conseguirão ver todos os aquários com calma, porque se formam sempre aglomerados em seu torno, daí que, no meu entender, o Oceanário merece que o visitemos pelo menos duas vezes. A primeira deixa-nos deslumbrados; a segunda, que ainda irei fazer, lá mais para o meio do ano, permitirá atentar em pormenores que nos escaparam na primeira. De preferência a um dia da semana, porque ao fim de semana não é fácil, e de manhã, logo à abertura.

   Além de algumas fotos - já sabem que poderão acompanhar tudo através das minhas redes sociais - que foram mais de 200 - sim, mais de 200 - deixo-lhes, num inédito, um vídeo. Espero que seja do seu agrado.




Todas as fotos e o vídeo foram captados, sem flash, pelo meu iPhone. Uso sob permissão.

6 comentários:

  1. Já não vou lá há muitos anos, shame on me

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha primeira vez, e adorei.

      um abraço, amigo.

      Eliminar
  2. Vou-lhe falar sobre algo igualmente estranho: nunca fui ao oceanário!!!!!
    Nada a fazer.
    Mas a ideia de enfrentar uma fila deixa-me logo apavorado e pensar em ir para lá de madrugada, é-me igualmente horrível!
    Qualquer dia, quando esteja cheio de paciência. Mas sei que é um local fantástico, todos me dizem e me tentam entusiasmar com imensas fotografias. Fico entusiasmado, mas ... por pouco tempo!
    Espero que tenha dia muito bons
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não enfrentei fila nenhuma, e cheguei lá já perto das 11h. :)

      É um local fantástico, de facto.

      Sim, foi um dia agradabilíssimo.

      Eliminar
  3. Bem, se me diz que foi perto das 11 e não encontrou fila, creio que, finalmente, irei enfrentar uma entrada no aquário.
    Já não é sem tempo :)
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai? Vá, e depois diga-me como foi. Aguardo. Eheh

      Bom fim-de-semana!

      Eliminar