27 de janeiro de 2018

Era uma vez em... 2008.


« Matthew Shepard foi um jovem norte-americano nascido em Casper, no Wyoming, em 1 de Dezembro de 1976. Bom estudante, também pertencia ao coro da sua Igreja. Em 1995, depois de formado, continuou a exercer um cargo no Conselho Ambiental de Wyoming. Era tido pelos pais como uma pessoa liberal, acessível a todos e que se insurgia com as desigualdades da sociedade.
No dia 7 de Outubro de 1998, com 21 anos de idade, conheceu dois indivíduos num bar, que posteriormente lhe ofereceram boleia. Matthew foi, então, levado para um descampado numa zona rural, amarrado numa vedação e violentamente espancado...
Deixado a morrer, foi encontrado 18 horas depois por uma mulher polícia, que a princípio pensava tratar-se de um espantalho. Matthew ainda estava vivo, mas em coma.
Matthew foi levado para o hospital de Fort Collins, no Colorado, com várias lesões, nomeadamente na cabeça, orelha, tronco cerebral, que dificultaram o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e outros sinais vitais. As lesões eram muito graves para serem operadas. Matthew morreu a 12 de Outubro de 1998. A polícia descobriu, pouco tempo depois, os dois assassinos. Alegado motivo do crime: preconceito sexual. Os dois assassinos estão presos perpetuamente, sem direito a liberdade condicional. As agressões a Matthew foram tão violentas que as únicas zonas de seu rosto que não ficaram cobertas de sangue, ficaram-no de lágrimas.
Esta história verídica emocionou milhões e levou a uma ampla divulgação sobre os crimes de ódio.
O filme de 2002, The Matthew Shepard Story, é um retrato real desta tragédia. Com a participação de Saw Waterson, Shockard Channing e a interpretação fantástica de Shane Meier no papel de Matthew Shepard. É um drama pesado, mas que aconselho a todos, afinal podemos fazer tudo para que tragédias iguais não voltem a suceder. »


Publicado originalmente no dia 22 de Novembro de 2008. A sua consulta pode ser feita através deste link.

4 comentários:

  1. Também deveriam estar 5 dias nas mesmas condições até morrerem lentamente... Tantos impostos que um Estado paga por estas bestas que nada servem para uma nação...

    Muitos parabéns pelo décimo aniversário deste canto :)

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo, mas só em Maio. :)

      um abraço.

      Eliminar
  2. Uma história dramática, densa, cruel mas real. Ela foi muito bem retratada no filme The Matthew Shepard Story.

    Parabéns pela dica e também recomendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo-me de alimentar uma paixoneta pelo actor, o Shane Meier. hehe. Aquelas coisas de adolescente. :)

      um abraço, amigo.

      Eliminar