12 de julho de 2017

Tom of Finland.


    Interrompi as minhas terças dedicadas ao cinema porque nenhum filme em cartaz me entusiasmou, até que soube da estreia de Tom of Finland, no dia 6. Não conhecia o artista, sendo um filme biográfico, mas gostei da sinopse, e decidi-me logo a reservar o dia de ontem.

    Por curioso que seja, jamais ouvira falar de Touko Laaksonen. Não posso afirmar que nunca me tenha deparado com quaisquer dos seus desenhos. São conhecidos. Entretanto, e talvez por não se tratar de uma arte que me merecesse mais aprofundamento, atribuí-os à cultura massificada da pop art. Julguei-os um tanto ou quanto kitsch. Estava enganado, na medida em que o trabalho de Touko despontou logo após a sua participação nas fileiras da Finlândia na II Guerra Mundial, a julgar pelo filme biográfico. A residir com a irmã, Touko expressou no papel o desejo que o consumia, mas que não se esforçava por reprimir. As suas incursões em jardins públicos nocturnos e em bares alternativos revelam um homem aventureiro, já bastante seguro da sua condição de homossexual, e com uma libido que o levava a arriscar-se à condenação social e à forte repressão policial.

    Não foi na Europa que se tornou conhecido. Também na Alemanha, país no qual passou uma temporada, Touko passou por peripécias e por alguns constrangimentos só resolvidos através dos contactos que fizera enquanto militar. As experiências homossexuais vinham desde as trincheiras. Oficiais envolviam-se em momentos de êxtase pela noite, protegidos por árvores e arbustos. Um deles, seu superior, haveria de encontrar em Berlim como cônsul da Finlândia. De regresso ao país-natal, participou em festas homossexuais na casa desse diplomata, sob o olhar complacente da mulher deste último. Uma delas terminou abruptamente com uma denúncia feita à polícia e com várias detenções. O diplomata, afastado da carreira, foi compulsivamente internado numa clínica de reabilitação para curar-se do mal que o afligia, diga-se, da sua preferência por homens.

    Como referi, foi nos EUA que a obra de Touko, já enquanto Tom, pseudónimo que escolheu para se proteger, que viria a ter o acréscimo de of Finland dado por um correspondente americano, se popularizou, principalmente entre a emergente comunidade homossexual de Los Angeles e de São Francisco. Os seus desenhos tornaram-se tão conhecidos que todos queriam vê-los, queriam saber quem estava por detrás daquelas representações homoeróticas controversas. A fama levou-o a várias viagens à Califórnia. O companheiro, que havia conhecido décadas antes, e cujo amor disputou com a irmã, morreu de cancro da garganta no meio deste zénite de reconhecimento. Para Tom, a década de 70 trouxe-lhe as exposições, o dinheiro, mas a década de 80, com o surgimento da misteriosa epidemia que atingia os homossexuais, conduzi-lo-ia de novo à ostracização e aos ambientes segregacionistas. A sociedade culpava os seus desenhos de serem um estímulo às práticas nocivas que propagavam o vírus. Viu morrer amigos, conhecidos. Dez anos depois, em 1991, um enfisema provocou-lhe a morte. Os desenhos sobreviveram-lhe.

     O filme tem interesse. Julgo que lhe terá faltado um pouco de emotividade na parte final, que é tristíssima. De igual modo, senti alguma ausência de carisma por parte dos actores. Se há filmes que são salvos pelas interpretações, eu creio que neste caso foi a história que encobriu alguma desatenção dos actores. Há cenas mais sensíveis, muito cabedal, troncos desnudos, homoerotismo do primeiro ao último momento. Torna-se interessante constatar que o filme começa com um ambiente de profunda repressão para terminar nos loucos anos 80, que vieram permitir dar azo a todo o tipo de fantasias. A comunidade homossexual entregou-se a excessos, e Tom, aí, foi igualmente precursor, pois a última fase da sua obra evidenciava um cuidado em retratar aqueles motoqueiros viris com preservativos, numa mensagem clara para que a comunidade se protegesse da epidemia.

      Aconselho a quem se interessa por estes meandros, muito embora haja pouco de inédito; só as vivências do protagonista, por se tratar de uma biografia. Muitos filmes abordam o submundo dos encontros fortuitos entre homens, os anos iniciais da epidemia de HIV, logo, aí terão quase que uma repetição do que já foi sobejamente explorado pela indústria cinematográfica. Mas não perdem nada se resolverem vê-lo.

9 comentários:

  1. Olá Mark, boa resenha. Sempre achei que Tom of Finland foi muito importante porque transformou com a sua arte o preconceito social que definia todos os homossexuais como efeminados e frágeis, e criou um nova imagem iconica do homossexual muito masculino, viril, musculado, orgulhoso de si e do seu corpo. A sua contribuição para a alteração da forma como os homossexuais se viam a si próprios e como a sociedade os imaginava é inestimável. Tenho de ver o filme. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, João.

      Obrigado pelo comentário e pelas palavras.

      Sim, alterou muito o paradigma do homossexual. Seguramente que a sua experiência como militar tê-lo-á influenciado, pois deparou-se com vivências homossexuais entre homens muito masculinos.

      Veja, sim. :)

      um abraço.

      Eliminar
  2. Sou fã do Tom of Finland e sua obra. Fiquei curioso sobre o filme. Quero ver.

    Beijão

    ResponderEliminar
  3. ps. Tom of Finland marcou e tornou-se um ícone de minha geração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja. Vai gostar, estou seguro. :)

      Sim, meu amigo. Acredito que a tua geração tenha vivido intensamente estes tempos.

      um grande abraço.

      Eliminar
  4. Gostei muito do filme e da companhia :)

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Interessante ver como as novas gerações "nem conhecem" ele! ele foi realmente um icone da comunidade gay nos anos 80, 90... eu diria até que ele influenciou esteticamente uma geração inteira de artistas homoeroticose eu diria até que ele imortalizou-se no imaginario de muitos... ja assisti o filme num festival.. não é nenhum FASBINDER, mas vale a pena! Obrigado por ter feito a resenha! vai ajudar a informar muita gente! abs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente não o conhecia, mas estamos sempre a aprender. Somos de outra geração. :)

      Ora essa, eu é que agradeço as palavras e a atenção.

      um abraço. :)

      Eliminar