3 de maio de 2017

IX Aniversário.


    O blogue perfaz nove anos. É surpreendente constatar a voracidade do tempo. Tenho a exacta noção de quando o criei, das circunstâncias que o motivaram. Não pretendo dissimular o orgulho que tenho neste espaço. Continua a ser a minha plataforma de eleição, não obstante não abdicar de outras mais imediatas. Na imperiosa necessidade de ter de tratar de determinado assunto, inclusive de índole pessoal, o blogue assume-se como a minha escolha.

     Gosto de escrever. O segredo de se ter um blogue de escrita, primordialmente, é gostar de escrever. A apetência, quando é natural, faz com a que escrita flua sem imposições. Escrever é-me um exercício de catarse, de exteriorização de opinião. É o meu veículo de contacto com o mundo, a minha janela para o que vejo e sinto. São nove anos. Não sou a mesma pessoa de 2008. Encaro o blogue com outra atitude, mais responsável, que cresceu comigo, acompanhando-me neste processo evolutivo.

     O blogue tem passado relativamente incólume ao estado de apatia da blogosfera. Creio que também se deve ao facto de, como já referi, escrever por prazer. Não me preocupa o impacto que terá nos leitores - claro está que todos gostamos de saber que somos lidos e que nos acompanham. Entretanto, quem publica determinado conteúdo com um olho no alcance que terá, facilmente desanima.

      Quanto a mim, não senti ainda o desânimo ou a falta de inspiração. O mundo fornece-nos tanta matéria interessante que só um idiota - aqui sem ânimo de ser pejorativo; no sentido de indiferente - não encontrará um estímulo. Há uma panóplia de temas e de áreas de interesse que abarca todas as preferências pessoais. O segundo segredo de manter um blogue é este: escrever, ou publicar, melhor, sem pensar muito no que virá. Mais ou menos como viver. Pegando nas palavras da senhora da pastelaria em que comprei o bolo de aniversário - o meu, que o blogue só terá direito a um no 10.º aniversário (risos) -  « não ter pressa, ir contando os anos, um por um ».

      Não me alongarei mais. Já são nove as publicações que assinalam os aniversários. Resta-me agradecer a todos quantos me seguem e acompanham. Também àqueles que me enviam e-mails tão simpáticos e encorajadores. Bem hajam todos!


lots of love,
Mark

18 comentários:

  1. Parabéns Mark.
    Revejo-me em tudo o que escreves, tudinho. Desde o gosto da escrita à questão do feedback.
    E, tal como dizes, essa, ou essas são as únicas razões para a longevidade.
    E mesmo quando não concordo com as tuas opiniões, ou quando, sou franco, os textos não me convocam para a sua leitura, mesmo assim o teu blog é aquele que mais me faz companhia, que acompanho todos os dias, que leio sempre com uma sensação de familiaridade.
    Por isso, mesmo sabendo, porque comungo, que as razões porque mantens o blog sempre se reconduzem ao prazer que ele te proporciona, não posso deixar de te agradecer a partilha, a generosidade, a franqueza, o cuidado da escrita.
    O teu blogue lê-se sempre com prazer, porque é com prazer que os escreves.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras, Miguel. :)

      Ainda há dias comentei com umas pessoas da blogo que o teu blogue é um dos que mais me dá prazer seguir, muito embora comente pouco (sobretudo porque só o posso fazer com a conta do Google +, e eu sou muito indolente). :)

      um abraço grande!

      Eliminar
  2. Parabéns querido Mark e também ao Aventuras. Que venham mais 9 e muito mais. Começamos neste mundo quase juntos. Em 19 de Julho completo 10 anos por aqui ...

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo Paulo. Agradeço em nome do Aventuras. :)

      Sim, quase ao mesmo tempo.

      um beijo.

      Eliminar
  3. Muitos parabéns Mark.
    Como sabes adoro ler o que escreves. Leio sempre embora nem sempre comente. Continua a escrever como tu sabes para prazer dos teus leitores (eu incluído).
    Um grande abraço
    P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, P. Agradeço em nome do blogue, que hoje é pequenino. :)

      Continuarei, até que os dedos me doam!

      um abraço grande.

      Eliminar
  4. Yeahhhh 9 anos é muito ano junto, muitas palavras escritas e pensamentos partilhados. É bom sinal que ainda cá estejas!

    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, efectivamente. São muitos textos. :)

      Obrigado, Limite.

      um abraço.

      Eliminar
  5. Parabéns :) É sempre bom ver que o interesse por manter algo que, antes de ser de mais alguém, é nosso, permanece, passe 1 ou 10 anos... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, importa que nos sintamos bem com o que construímos, e o meu blogue reflecte o que sou, inteiramente. :)

      Eliminar
  6. Muitos parabéns amigo Mark :)

    Que venham muitos mais anos nesta linda bloguesfera que está morta para alguns, mas Viva e muito Viva para outros :)

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Francisco!

      um grande abraço, amigo.

      Eliminar
  7. Parabéns, Mark.
    Embora fora da Blogosfera, o teu blog e o do Miguel são de leitura obrigatória, sempre...
    No teu caso, e com uma pontinha de orgulho, sinto-me um poucochinho "padrinho" destas Aventuras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, João. :)

      É capaz, hehe. Durante dois anos, de 2008 a 2010, eu não seguia nenhum blogue, nem era seguido. Estava ainda à descoberta. Escrevia mais em tom de desabafo. Depois, quando "abri os horizontes", o teu blogue foi dos primeiros que segui, sempre com muito gosto e com muita atenção. :)

      Eliminar
  8. No Alentejo quando a tenho, dou conta que a rede é caprichosa (não se navega, arrastamo-nos), assim, ontem, não tive ocasião de lhe deixar aqui os parabéns por mais este aniversário, agora de índole diferente.
    Tem razão em afirmar que este mundo da blogosfera tem sofrido reveses nos últimos anos, mas também não há grande problema, pois havia gente que tinha um blog só porque sim (quando a moda passou, levou-os com ela, isto é, limpou o "ar") - este facto, por si só, não é necessariamente mau, mas eu nutro o gosto pela comunicação e aprecio a partilha coerente de ideias e opiniões.
    Assim, deixo-lhe aqui os parabéns e oxalá não perca o alento, pois gosto de o ler
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras, Manel.

      É bem verdade. Eu recordo-me da moda de se ter um blogue. Algures por 2010, 2011. Depois, como todas as modinhas, cedeu às plataformas mais imediatas. Enfim. Com as devidas distâncias, lembra-me aquelas pessoas que compram ou adoptam um animal porque é moda. Pois bem, pior é manter, cuidar, dar amor e atenção.

      Espero continuar a ser merecedor da sua, da atenção. :)

      Cumprimentos.

      Eliminar
  9. Muitos Parabéns pelos nove anos Mark.

    Beijinhos

    ResponderEliminar