15 de janeiro de 2017

Em Goa.


    Quis escrever algo sobre a viagem que António Costa encetou a Goa, terra que lhe é muito especial por vínculo familiar. Pelo meio, faleceu Mário Soares, e julguei que o espaço temporal faria com que a visita de Estado do Primeiro-Ministro se perdesse na espuma das publicações. Mas não é assim. A visita a Goa foi especialíssima. Visitas de Estado, desde que Portugal e a Índia reataram as relações bilaterais, no seguimento do 25 de Abril, houve duas. A de Mário Soares, de quem tanto se tem falado, é célebre. Marcelo segue-lhe os passos, embora convenha relembrar aos mais esquecidos de que este estilo presidencial muito personalizado e focado na figura do titular, com trejeitos um tanto ou quanto monárquicos, mesmo num republicano convicto, foi inaugurado por Soares. E assim foi recebido Costa, com todas as honrarias, por ser um filho da terra.

    O capítulo Goa, Damão e Diu, o Estado Português da Índia, foi mal encerrado, como Timor, como toda a África lusófona; como o império, no fundo. Há velhas mágoas e ressentimentos. Atribui-se a culpa a quem não a tem. Spínola propôs uma união federal, Caetano foi homem de certa visão, e a ala conservadora do Estado Novo, no entendimento de Oliveira Salazar e seguindo-lhe os passos, arvorou-se na convicção de que as Nações Unidas, de ânimo leve, consentiriam com a manutenção da ocupação, que nem aos EUA e à URSS interessava. Aqueles territórios passaram do colonialismo para o neocolonialismo. A independência aproveitou às elites, e o que a guerra colonial não fez, as subsequentes guerras civis fizeram. Ainda há dias, a propósito, vi uma reportagem relacionada à situação dramática e aflitiva das crianças angolanas.

     Em Goa foi distinto. O Estado Português da Índia tinha um estatuto especial no seio do império, bem assim como Cabo Verde. Talvez pelas brumas do passado, talvez por a Índia ser o paradigma da expansão portuguesa. Quando Nehru anexou aqueles territórios à recém-constituída União Indiana, Portugal não reagiu militarmente, pela distância, por insuficiência de forças e por displicência. O império ruía silenciosamente. Foi a pedra-de-toque. Salazar conseguiu que a ONU condenasse a anexação, sem efeitos práticos, intercedeu junto do Reino Unido, que não moveu um milímetro para ajudar o regime (até por não querer afrontar um estado que lhe pertencera e que era soberano há pouco mais de uma década), sobrando-lhe manter a representatividade do fantasma do Estado Português da Índia na Assembleia Nacional.

     A Índia é uma potência. Costa sabe-o. Goa, Damão e Diu foram incorporados no conjunto da nova nacionalidade sem se atender às suas especificidades culturais, religiosas e linguísticas. A visita do Primeiro-Ministro perdeu-se um poucochinho entre o eco dos afectos. O país seguiu, enternecido, as pisadas de António Costa até às suas origens. A língua portuguesa morre a cada dia em Goa. É a "língua dos velhos", sem prestígio e sem futuro. O que lá vai, lá vai, mas Timor constituiu-se como estado independente da Indonésia, quando por esta foi invadido e anexado. O Estado Português da Índia, numa condescendência só justificada pelo que a Índia representa para Portugal, não teve direito a hinos de cantores, a militância de herdeiros de coroas reais, a pressões internacionais. Esfumou-se no seio da União Indiana. Pouco resta, quando até amigos de longa data de Costa, goeses, lhe falam em inglês.

     Não direi que a comitiva que acompanhou Costa tenha descurado a vertente negocial e económica da visita. Foram vários dias. Certamente que resultarão, de futuro, acordos, protocolos, projectos. Sabe-me, todavia, sempre a pouco quando a matéria é a antiga Índia portuguesa. Não se fez justiça aos séculos de contacto entre ambos os povos, à herança lusa naquelas terras tão longínquas, que pairam no nosso imaginário colectivo com saudade e comoção. Gostaria de ver medidas concretas que preservassem esse legado, um acrescento à riqueza multicultural da Índia, com tantos cheiros, cores e sabores. Porque a ocupação portuguesa, anterior à inglesa, foi muito particular. E há campos dos quais os empresários e os investidores não fruem tanto, como o linguístico/cultural, mas quem conhece a história reconhece-lhes valor, e vantagens.

5 comentários:

  1. Um belo texto, mas sabes a minha opinião :)

    Gosto desta tua nova escrita

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nova escrita? Não escrevo nada de diferente do que escrevia.

      um abraço, amigo.

      Eliminar
  2. Olá Mark. Feliz Ano Novo! Vejo que continua com suas publicações ultra interessantes. :D Sempre um prazer te ler.

    Abraços!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ty. Saudades! :) Feliz 2017 para ti também, e obrigado.

      um abraço.

      Eliminar
  3. O monhé devia ter ficado lá e a preta devia voltar para Angola. Vergonha

    ResponderEliminar