7 de setembro de 2016

Rentrée.


   A parcos dias, entraremos no ritmo normal de trabalho, de estudos. Devo admitir que me cansa todo este aparato em torno das férias e das estâncias balneares. Gosto, desfruto, mas a determinado momento vejo-me a clamar por frio, por aulas, por livros e monografias. Este ano, tenho um problema adicional: mantenho-me na procura por uma casa. O prazo começa a apertar. Juntarei as aulas às mudanças, e já me vejo mergulhado num espesso manto de stress. A agravar, a minha asma tem demonstrado que está presente. Abrandei o ritmo, na medida em que me tenho desdobrado em telefonemas e visitas a imóveis. Não surge nada em que me sinta bem, aquele amor à primeira vista. Como tenho tendência para ser infeliz em determinados lugares, não posso correr o risco de me comprometer a morar, conquanto possa mudar posteriormente, num apartamento no qual fique por sentir uma boa vibração.

    Tornarei à faculdade. Julgo que tenho espírito de académico. Ultrapassei os deveres de estudante e posso agora dedicar-me a investigar por conta e risco. Ficar mais do que dois meses sem exercitar o meu intelecto, sem procurar saber mais e sem cultivar o meu espírito curioso é um sacrifício que a pesadas penas consigo suportar. Sou inquieto.

    Simultaneamente, vejo que a blogosfera se ressente. Soçobrou a outras redes sociais mais imediatas, que cumprem quase a mesma função e que exigem menos disponibilidade. Da minha parte, como cada uma desempenha um papel que não pode ser atribuído a outra, o blogue, por ora, está seguro. Não será um apêndice do meu perfil pessoal. Pelo contrário, é a rede social que mantenho há mais anos e é aquela a que ainda dou primazia. Com ou sem reciprocidade. Soube fazer a transição de um blogue de cariz mais pessoal para um blogue genérico, em que eu sou apenas mero artífice. Libertou-me de certa responsabilidade e relegou-me para quinto plano. Tanto melhor que assim seja.

      Ah, Setembro, o temível mês que tanto detestava. Nos dias que correm, sinto-o como uma benesse. Traz o Outono, o fresco, os dias progressivamente menores. Um quadro pejado de encantos.

16 comentários:

  1. Que Setembro te saiba bem, que os encantos desse quadro Outonal te façam dia a dia mais feliz, que encontres a casa - a do amor à primeira vista- e que continues a presentear-nos com as tuas prosas deliciosas. Um abraço do P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, P. Como estás?

      Que me traga tudo isso. E que leve estas temperaturas ridiculamente elevadas.

      um abraço, e obrigado.

      Eliminar
  2. Gosto da forma como transcreve suas emoções e sentimentos em palavras. Eu por mim, ao contrário, estou meio que enfarado das redes sociais. Vai entender né? Cada um é, definitivamente, cada um.

    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, caro amigo. Começo a perder a paciência, sabe? Excepto quanto ao blogue.

      um abraço grande.

      Eliminar
  3. Eu tenho que acalmar o ritmo de trabalho, senão ainda entro numa depressão qualquer. Vejo o tempo a passar demasiado rápido, com pouco tempo para fazer outras coisas, e só tenho vontade de dormir...

    Só gosto do Outono por causa de voltar a poder usar cachecol :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz um amigo, na sociedade capitalista passamos a vida a estudar e a trabalhar para conseguirmos ser "alguém"; esquecemo-nos de que já somos "alguém" desde que nascemos. (risos) Mas abranda. Nada merece que coloquemos a saúde em risco.

      Oh, amigo, até ao cachecol terás de esperar muito...

      um abraço.

      Eliminar
  4. Eu ando em um ritmo oposto, meio atropelado! Minha investigação anda a me "assombrar" e acabei "engasgado" como brinco... isso afetou-me o bloguinho também, reluto em abandoná-lo. Há nele um pedaço de mim que não tenho coragem de apenas abandonar, por outro lado, sinto-me repetitivo e "chato"! Nem eu ando querendo me ler... kkkk

    Na verdade ando sem saber o que escrever, ou talvez não ande conseguindo ter o distanciamento que gosto de ter para escrever... enfim... vamos ver.

    Mas que tenhas um bom regresso aos teus afazeres! E tenho certeza que logo encontras teu canto, tudo com tempo tem tempo! (diria minha Avó)

    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, amigo, quando não tenho nada para escrever, não escrevo. Sem preocupações. Só faço quando sinto o apelo.

      Muito obrigado. :)

      um abração.

      Eliminar
  5. Ai, eu tenho sempre a angústia do final do verão. Faz-me falta calor, devo ser arraçado de pecilotérmico (o palavrão significa "de sangue frio") ... sim, eu sei, é algo que ninguém compreende a não ser eu mesmo :-)
    Mas com o calor desenvolvo atividades, saio, viajo, visto-me de cores quentes, mudo de visual, começo a trautear (para mim mesmo, claro, que não quero incomodar!) enfim, aproximo-me da felicidade, sinto-me renovado, como se crisálida a sair da pupa.
    Agora começo a construir o casulo, as roupas escuras já estão em lista de espera, já não combino e dou por mim a tirar do roupeiro ao acaso ... mau sinal!
    Tiro as minhas tarefas das noites longas. Sei que, o que para os outros é um prazer, para mim é recolher a uma longa noite de "limitar-me a sobreviver" até que o calor me tire novamente da letargia (só não hiberno porque ... não dá!).
    Sempre avisei as pessoas que fazem o favor de se preocupar comigo que, se não me encontrarem, não valerá mesmo a pena procurar muito a norte, seguramente me encontrarão na região do "Mare Nostrum".

    Espero que rápido encontre o seu canto, não para hibernar, mas para encontrar a satisfação de ter um local só seu, e que poderá, ou não, partilhar com quem lhe der a felicidade de aceitar.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é exclusivo seu, Manel. :) Conheço pessoas para as quais o Inverno representa um penoso sacríficio: frio, chuva, dias escuros, noites longas. Eu sou equilibrado: gosto muito do Inverno (em criança detestava), mas a determinado momento sinto falta da luz e das temperaturas amenas da Primavera. Provavelmente lerá um texto meu, algures por Fevereiro, a lastimar-me do frio e dos dias cinzentos. :)

      Tenho dois apartamentos em vista, pequenos (será apenas para mim) e acolhedores. Jamais imaginei que fosse tão complicado encontrar uma casa.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Tiago. :)

      Desculpe pelo atraso na resposta, mas não recebi qualquer notificação no email dando conhecimento da recepção do seu comentário.

      um abraço, amigo.

      Eliminar
  7. O Outono para mim é das estações do ano que mais gosto e apesar de não suportar muito bem o verão, de ano para ano custa-me mais ver o tempo mais quente a ser trocado por tapetes de folhas nas ruas. De qualquer forma, há um momento em que precisamos de uma mudança e para mim é +/- nesta altura do ano!

    Continua com essa tua inquietude! Faz-te bem :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tolero o calor. Ponto. Gosto bastante do Outono. Aliás, Lisboa já começa a ficar coberta por folhas. Ainda hoje passei na Avenida da Liberdade e reparei nuns montes de plátanos secos. :)

      Eliminar
  8. Gostei muito de todo o desabafo, mas em particular da última parte, a qual subscrevo inteiramente! E pensares em vir morar no Porto, pedindo transferência de universidade, não? Talvez aqui encontres um lar à tua medida! :P

    Abração grande :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente dar-me-ia mal pela asma. Estive aí numa temporada, em bebé, e a "coisa" não correu muito bem. E sentir-me-ia muito deslocado.

      um grande abraço. :)

      Eliminar