17 de março de 2016

Nicolau Breyner (1940 - 2016).


   O Nicolau era aquele homem a quem assentava perfeitamente o epíteto de "gajo porreiro". Um bon vivant, estroina, na melhor acepção do adjectivo. Magnânimo actor, versátil, adaptável a todos os registos, desde a televisão ao cinema, passando pelo teatro, que o aborrecia pela monotonia. Produtor, realizador...

   A sua morte, precoce e imprevista, consternou. Ouvi o que a Ana Bola disse, colega de carreira, e concordo inteiramente. O Nicolau incluía-se naquele restrito grupo de pessoas a que não concebemos sequer a ideia de que possa morrer. Temo-las diariamente nas nossas vidas. São-nos familiares. Pertencem ao imaginário colectivo. Assim era com Nicolau Breyner. O seu sorriso perpassou mais de quatro décadas, invadindo-nos os serões, presente nas incontáveis séries que realizou e em que participou.

    Ganhou o afecto e um lugar cativo no coração das pessoas. Os seus colegas são unânimes em reconhecer-lhe o trato fácil, a amabilidade, a atenção, a generosidade. Dificilmente encontramos alguém tão consensual na sociedade portuguesa. Após a divulgação da notícia que dava conta do seu falecimento, multiplicaram-se as mensagens de pesar, transversais aos mais diversos quadrantes da vida pública. Do Presidente à senhora que o atendia no restaurante, todos lamentaram a partida súbita de um amigo, do homem bom.

   O público perdeu um grande artista. Alguém ainda cheio de projectos, no auge da sua maturidade e criatividade. Nicolau, furtivamente, deixou cair o pano antes dos aplausos finais. Roubou-lhes a cena. Não assistiu às homenagens que agora lhe prestam, mas estou em crer que morreu sabendo o quão era estimado pelos portugueses.
      Sentiremos a sua falta.

10 comentários:

  1. foi de facto um acontecimento estranho, na senda do que disse a Ana Bola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ouvi as suas declarações à SIC Notícias. Disse que o Nicolau é daquelas pessoas às quais não admitimos a morte. Mas elas morrem.

      Eliminar
  2. Era um senhor do espectáculo. Ficámos mais pobres.

    ResponderEliminar
  3. Definitivamente um exemplo de simplicidade, essencialmente isso. E bondade, suponho! E estes são os exemplos que devemos reter, e sobretudo seguir, mais do que simples homenagens...

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Pelo que consta, era um homem de trato fácil, generoso com os colegas, inclusive com os iniciantes. Sem vedetismos.

      um abraço, e obrigado, Daniel.

      Eliminar
  4. Mark, como ator era excelente, como pessoa não sei, mas o que é certo é que quando alguém parte desta vida, é vista quase sempre com outros olhos, como se a morte fosse algo que transcende qualquer tipo de defeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim. A mãe reparou no mesmo. Morre-se, "vira-se santo". Bom, o Nicolau lá teria os seus defeitos, como todos; mas, a julgar pela unanimidade, eu diria que foi, à partida, uma pessoa revestida de alguma bonomia. Até uma das suas ex-mulheres, a Sofia Sá da Bandeira, aquela sobre quem se disse isto e aquilo, lhe dedicou um poema.

      E nunca se ouviu nada sobre o Nicolau. Deixou, se tanto, uma boa impressão no público e em quem com ele privou de perto.

      Eliminar