5 de junho de 2014

Desgoverno.


  A teoria da separação de poderes remonta a Locke e a Montesquieu, mais tarde, implantando-se progressivamente nos ordenamentos jurídicos dos Estados democráticos. O poder limita o poder, numa balança de pesos e contrapesos que assegura, dessa forma, o equilíbrio. Claro em todos os tempos houve tentativas de interferência do poder executivo, sobretudo, no poder judicial, e o vice-versa aconteceu nos Estados Unidos da América, mas é fenómeno raro e circunscrito. Em boa verdade, os juízes limitam-se a aplicar a justiça ao caso concreto, considerando as diferenças que separam o sistema romano-germânico da common law. O propósito mantém-se. Fazer justiça, seja punindo o agente, prevenindo a prática do mesmo crime, pacificando os cidadãos, em políticas de prevenção.

   O que temos assistido nos últimos dias, em Portugal, não faz parte dos moldes de um Estado de Direito Democrático. O Governo, a maioria parlamentar, decidiu enfrentar o Tribunal Constitucional, pondo em causa o repúdio deste a algumas medidas do Governo que constavam do Orçamento de Estado de 2014, nomeadamente, não só, os cortes salariais na função pública. Os acórdãos do Tribunal Constitucional têm força obrigatória geral e efeitos retroactivos, a menos que seja exceptuado, como foi, ou seja, a declaração não abrangerá os valores já retidos, vigorando a partir de agora. O equilíbrio das contas públicas é o motivo que pesou na decisão do TC.

   Não acatando de bom grado o que o poder judicial proferiu, a maioria pediu um pedido de aclaração do acórdão, todavia, não terá qualquer impacto prático, vinculativo que é o acórdão do Tribunal Constitucional. A figura do pedido de aclaração deixou de constar do novo Código de Processo Civil, o que também inviabiliza esta manobra, que perde assim as bases legais que a sustentavam. Trata-se de uma afronta. Passos Coelho desconhece o que é o equilíbrio de poderes e o respeito que se lhe impõe às decisões de um órgão de soberania, de que o TC faz parte. Este governo não gosta da Constituição. Certamente queria uma mais liberal, economicamente falando. As pessoas passaram a números. Tudo tendo em vista a satisfação do FMI e da União Europeia, nem que para isso se atropele de um modo absolutamente reprovável e indigno os direitos dos cidadãos. O Tribunal Constitucional não governa nem se imiscui nas competências dos poderes legislativo e executivo; o TC aprecia a constitucionalidade das normas, o conforme ou desconforme à luz da nossa Lei Fundamental. É a maioria parlamentar que atenta sistematicamente a Constituição, pretendendo governar ao arrepio da Lei. Não se entende este pedido de aclaração. O Tribunal Constitucional foi explícito e objectivo na fundamentação que deu.

   Agravando o que de si é já incompreensível, Passos Coelho veio a público com ataques velados aos juízes, exigindo um escrutínio mais apurado na escolha dos magistrados. Há uma lei que regula a escolha dos juízes, e esse escrutínio a que alude o Primeiro-Ministro existe e é controlado pela Assembleia da República. Dez magistrados são eleitos pelo parlamento, por dois terços dos deputados, e três são cooptados pelos restantes magistrados, perfazendo o número de treze juízes que compõem o TC. Eleitos pela AR na lógica de contrapoder. Há sistemas em que os juízes são simplesmente cooptados pelos seus pares, mas isso poderia legitimar arbitrariedades dos magistrados. Assim, o parlamento elege quem fiscalizará as leis emanadas por si, com independência total. O poder judicial não depende do poder legislativo.

   Havendo uma lei, como disse anteriormente, que regula todo este processo, compete ao parlamento modificá-la. O que me quer parecer, e no seguimento do que afirmou o PCP, é que Pedro Passos Coelho pretende chamar para si as competências do judicial, ou, se tanto, que os magistrados decidam de acordo com a sua vontade política, mesmo que isso implique uma incompatibilidade com a CRP.

   No meio disto, onde está o árbitro? Como se explica este silêncio ensurdecedor do senhor Presidente da República, que não dá uso ao seu poder moderador, à sua magistratura de influência, podendo, no seio dessa prerrogativa presidencial, enviar uma mensagem à Assembleia da República ou até alertando o Primeiro-Ministro, nas reuniões semanais, do perigo que representa este impasse? Vou mais longe: estando em causa o regular funcionamento das instituições democráticas, e isso já se começa a vislumbrar, com um governo que intimida o poder judicial, está aberta a porta de uma demissão do Governo, inclusive a dissolução da Assembleia da República. Há atitudes que não são permitidas numa democracia madura como a portuguesa.

   É tempo de mudança. A maioria perde o controlo e a razão, atacando tudo e todos em regime de total impunidade. A sua queda nas próximas eleições, se não antes, será o culminar de uma erosão de anos. Que se deixe o povo falar.

20 comentários:

  1. Nuss sério que o governo daí enfrenta o poder judiciário? Isso é bem grave. Típico latino, né, Itália, Portugal, a Espanha, colônias desses dois, rsrs :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível, não é? Salvo o devido respeito, se fosse um episódio na América Latina, ainda se compreenderia, visto que são democracias mais recentes. No Chile, por exemplo. Agora, em Portugal? O Governo tem de perceber de uma vez que a Constituição da República existe e tem de ser respeitada. Não é a Constituição que tem de cair diante do absurdo, mas o contrário.

      Eliminar
  2. ||||
    EXCELENTE
    ||||

    ResponderEliminar
  3. É a mais desenvergonhada e suja campanha iniciada por Passos Coelho.
    mas isto é muito simples para um comum mortal.
    Há um Tribunal Constitucional eleito segundo as regras comummente aceites pelos dois principais partidos portugueses e que tem como fim, zelar pelo cumprimento da nossa Lei básica - a Constituição da República Portuguesa, a qual o PR ao tomar posse promete também fazer cumprir.
    Ao invés de sistematicamente os partidos da coligação se porem aos gritos de que o TC não os deixa governar (esquecem que o poder do TC é puramente judicial e não político - executivo), o PSD e o CDS deveriam antes legislar regras que não afrontassem de uma forma descarada e recorrente a nossa Constituição.
    Assim tudo o que se está a passar actualmente entre o Governo e o TC é um total desrespeito por um órgão de soberania e é incompreensível que o PR nada faça para o impedir.
    Isto já não é sequer baixa política, é uma completa sujeira.
    BASTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, João, e referiste um "pormenor" importantíssimo: o Presidente da República, aquando do juramento em que é investido no cargo, jura cumprir e fazer cumprir a Constituição. Este silêncio é ver-go-nho-so.

      Passos Coelho foi longe, loooonge demais. Há que pôr as rédeas neste menino. O país não é a sua casa.

      Basta!

      Eliminar
  4. De facto, este país parece um Baile de Carnaval lololololololol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as consequências é que são mais desastrosas...

      Eliminar
  5. qual Presidente da República?
    uma vergonha. há muito que um outro governo teria ido de patins e tínhamos eleições antecipadas. este PR cala-se e nada faz, ou, então, escreve uns recadinhos no facebook.
    PC não sai e nunca sairá com este PR. resta-nos aguentar tudo, porque em 2015 virão novos aumentos e quero ver se o povo continuará sereno. manifestações há muitas, principalmente dos milhares que se abstêm em eleições. está tudo dito.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cavaco Silva não age porque, no fundo, concorda com estas políticas. É exactamente o que ele faria caso ainda fosse Primeiro-Ministro. Pelo menos não o podem acusar de desonestidade intelectual. Lol

      Há muito que a coligação foi além do programa de assistência do triunvirato. Passos Coelho representa aquela direita ultra neoliberal, que atropela tudo e todos em nome do rigor orçamental, acrescentando-se a sua obstinação no aumento da carga fiscal sobre os cidadãos.

      um beijinho.

      Eliminar
  6. Passaram as marcas; resta-nos o conforto de que já não tardarão as eleições; e sinceramente é preferível que se se espere até o Costa ser líder do PS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda falta um pouco, mas é preferível que António Costa esteja já à frente do PS, sem dúvida.

      Eliminar
    2. A propósito destes vossos comentários, quando estava a ver o rescaldo das europeias no Centro de Trabalho, havia uma conversa entre dois camaradas que diziam mais ou menos o seguinte: "O Paulo Rangel tem dificuldades em colocar-se à direita do Seguro, e sobretudo do Assis".

      Eliminar
  7. Mark, estamos completamente entregue "aos cães", passo a expressão. Não me lembro de existirem tantos chumbos do TC em tão pouco tempo. PC e PP estão a esticar a corda demais, porque têm as costas quentes por uma coisa que está no lugar de Presidente da República. Se tanto querem rever a constituição, acho que ela devia ser revista, incluíndo uma norma com qq coisa do género:
    "Se um governo apresentar três medidas inconstitucionais por sessão legislativa ou cinco por mandato, a Assembleia da República fica automaticamente dissolvida e o PR tem de convocar eleições."
    Talvez assim se acabassem os orçamentos inconstitucionais e esta afronta e vergonha política.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horatius, acho essa norma maravilhosa. Nunca pensei nisso, mas faz todo o sentido. Parabéns! :)

      Eliminar
    2. Achas que tinha futuro como constitucionalista? xD

      Eliminar
    3. Sabe-se lá, sabe-se lá. :) É uma ideia bastante válida e justa. Este governo atenta sistematicamente contra a Lei Fundamental. E as recentes declarações de Teresa Leal Coelho? "O PSD foi iludido pelos juízes".

      AHAHAH Se não fosse tão infeliz, daria vontade de rir. --'

      Desde quando é que os juízes do TC têm de decidir de acordo com o que o parlamento quer? Deus nos livre de tal situação! Seria melhor fugirmos. Assim que eleitos, os juízes são completamente independentes e só devem obediência ao império da lei.

      Eliminar
  8. Sabes o que esta polémica me faz lembrar? Os trabalhos da faculdade... quando nos davam um programa para fazer e alguns "espertos" apresentavam soluções fora do solicitado, e argumentavam que as regras não se aplicavam de determinada forma e queriam a mudança das regras do jogo a meio do mesmo. Ridículo. Se nos dizem que temos x metros quadrados, um determinado programa temático, afastamentos e índices de construção só porque não conseguimos resolver e apresentar um edifício não vamos logo culpar quem fez o exercício só porque não temos a capacidade de "jogar" com as regras que nos dão.

    ResponderEliminar