18 de junho de 2014

Confrontos.


   O quotidiano actual do país, da Europa e do mundo é favorável aos governos. Por lá e por cá, os desafios desportivos preenchem as páginas dos jornais, as telas dos noticiários, as conversas banais de café. Nada melhor para os executivos que roubam à margem da lei e nas costas do seu povo, como tão bem um cartoon brasileiro, que vi por estes dias, patenteou. Demagogias à parte, a participação de Portugal neste campeonato mundial tem afastado as pessoas da realidade política com a qual se defrontam ainda que não dêem conta dela.

    Enquanto o Governo prepara novos cortes e medidas para amenizar os chumbos do Tribunal Constitucional, o maior partido da oposição diverte-se com guerrinhas internas que só o descredibilizam aos olhos da opinião pública. Os Antónios disputam entre si o lugar de líder do partido, de secretário-geral, e os portugueses, os poucos que estão atentos, certamente dirão para si: como é que esta gente pretende governar se sequer se entende. E são questões muito pertinentes. No momento em que o partido tinha obrigatoriamente de mostrar coesão, pelo contrário, desfragmenta-se a cada instante. Ontem, soube-se a última novidade nesta infindável novela cor-de-rosa: Ferro Rodrigues está ao lado de António Costa. Seguro, que perde o apoio dos seus camaradas diariamente. Ele, cujo maior erro foi clamar por uma vitória nas europeias que não se viu.

    O povo mostrou um indubitável cartão amarelo a Passos Coelho e Portas. Ficou por dar a luz verde ao PS. A insegurança mantém-se. E o problema, claro, reside no líder. Seguro deveria assumir a derrota pessoal nas supracitadas eleições. Ganhou o PS, por um voto se ganha e por outro se perde, e só. Não se compreende o resultado fraco diante de um governo desgastado pela impopularidade. Qualquer um com o mínimo de dignidade colocaria o lugar à disposição. Seguro, não. Já está preso a um poder que não tem e o povo sabe julgar isso: afinal, move-se pelo desejo indisfarçável de ser Primeiro-Ministro ou pela vontade de ajudar o país? E sabe, como nós, que só o PS poderá fazê-lo. Mas não este PS, que perde credibilidade a cada dia. Não quero imaginar no que sucederá até às ditas eleições primárias de 28 de Setembro, já contando com o Verão e com o resto do Mundial, em que todos andarão mais distraídos.

    Pergunta-se, e bem, pelos históricos do partido. Onde estão? Vão surgindo alguns, percebendo, como o mais vulgar dos cidadãos, eu, que esta situação é incomportável. Se já temo que a coligação saia vitoriosa nas próximas eleições legislativas, o que poderá passar por um resultado inesperado, a crise socialista ajudará ao mote, estimulando a descrença, favorecendo os votos na esquerda radical que não tem como objectivo governar e sim fazer oposição a quanto obrigas.
     O PS tem, com urgência, de definir as regras da escolha do seu líder. Outras, que não estas.

     Tempo é dinheiro, como se diz. Neste caso, é mais do que isso: é votos.

29 comentários:

  1. pois e com isto quem ganha é o governo!

    ResponderEliminar
  2. ||||
    Diria: Portugal, um país de brandos costumes...
    De resto todo o teu texto exprime o que se faz nesses brandos costumes (infelizmente)
    ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria mais: é um país em que falta alguém que pense na colectividade e não nos seus interesses. Seguro é um falhado, já se sabe, mas Costa também avança porque sente que o "poleiro" está mais perto que nunca, nem que isso seja à custa da cabeça de Seguro, que está prestes a rolar.

      Eliminar
    2. VIVA SALAZAR!

      Eliminar
    3. Bom, é um blogue livre, sem censura. Se gosta de fantasmas, faça bom proveito!

      Eliminar
    4. Claro que esse comentário aí atrás só poderia vir de um anónimo. A falta de "tomates" para se tomarem posições assumindo quem se é, só revela a mediocridade de quem se esconde sob a capa do anonimato.
      Desgraçado...

      Eliminar
    5. Bem, a pessoa tem o direito de gostar de Salazar, até aí tudo bem. :) Eu sou muito tolerante nestas situações. Como disse, se gosta dele, divirta-se. :)

      Eliminar
  3. Depois de ler este teu post, fez-se um clique na minha cabeça e percebi António Costa. Ele é um homem, politicamente falando, experiente. Conhece bem os perfis de Seguro e PPC. Tanto um como o outro estão agarrados ao poder como uma lapa, e são muito iguais. AC tirou partido disso: deixou Seguro ir a um combate, e em que tivesse um péssimo resultado (autárquicas não contam, porque são eleições diferentes, pela sua característica mais local). O que aconteceu. Agora, consegue simplesmente captar todas as forças internas para si (ou a maioria delas). E com Costa, acredito que o PS irá subir bastante, contrariamente a que se fosse Seguro. Contudo, com este governo ainda com um ano de mandato, tenho medo do que quem vier a seguir irá encontrar. E com um PR como esta coisa que está nesse lugar, que não tem tomates para fazer o que devia fazer (demitir o governo), quanto mais não fosse pela verdadeira afronta quem têm feito ao TC, o país será rapidamente destruído!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É... António Costa sabe movimentar-se nestes meandros obscuros. A política é isto: jogos de bastidores, golpes baixos, maquiavelismo... Daí que em Direito, por exemplo, separemos as águas: a César o que é de César; política para um lado, Direito para o outro, ainda que dali saiam muitos políticos.

      Sinto um certo nojo destes "esquemas". Põem os interesses pessoais acima da ética, dos valores sociais e, ainda, acima do bem-estar nacional. É o vale tudo... e vale mesmo tudo. A política é repugnante e corrompe.

      Eliminar
  4. r. lamento desiludir-te, mas é mesmo a sério, se ainda não o foi é porque quero dar tempo a todos de lerem :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu voltas. Não apostes, porque sei que perdes. :) E ainda bem! Fazes falta por cá, acredita, ninguém é substituível.

      Eliminar
    2. voltarei, certamente, mas de uma forma que poucos estarão à espera e "irreconhecível", ou até mesmo, mais "conhecível" :) veremos!
      Um até já!

      Eliminar
    3. Okay, aguardo, então. Até já. :)

      Eliminar
  5. Este país é mesmo um circo ao ar livre.

    Tudo vale, deixa-se queimar quando a coisa esta mal. Depois aparece sempre alguém com ares de D. Sebastião...

    Pena! Ser tudo areia da mesma saca

    lololololololol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É... tudo farinha do mesmo saco, como se diz vulgarmente. Infelizmente, têm razão. :)

      Eliminar
  6. A politica anda caótica no mundo todo.
    Infelizmente não há como confiar nestes corruptos.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Eu creio que há muito que o PS tem andado a levar o governo actual ao colo. Apesar de ser muito "esquecido", recordo-me dos primeiros tempos de governação do actual governo, com uma "salutar" troca de galhardetes entre eles e a oposição de António Seguro. Nunca gostei do homem, salvo seja. É daquelas pessoas que pelo menos eu olho para ele e desconfio que seja outra pessoa, que aquela que mostra não é a verdadeira. Pode ser birrice minha, mas já do António Costa sempre gostei. Olho para ele e vejo um homem com perfil de líder, que dá confiança às pessoas, que tem garra. Até posso estar errado, mas creio que este é bem melhor e fará muito mais oposição a Passos Coelho que António Seguro. E é bom que os partidos aprendam de uma vez por todas que política não é reviver e repisar o passado. Que não ganhamos nada com discursos e argumentos do arco da velha. De nada adianta aos portugueses que eles andem às turras a discutir a culpa de erros do passado. Precisamos de homens e mulheres com visão, que queiram lutar por um Portugal melhor, mais justo e livre. Talvez eu esteja a pedir demasiado, mas gosto de acreditar que tal é possível. ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, estas divisões no seio do partido só favorecem o governo. Eu defendo, como sempre defendi, uma oposição esclarecida e útil. Há partidos que se limitam a a fazer oposição porque sim, porque lhes dá jeito, porque, no fundo, não têm ambições governativas, por vários motivos (incompetência e realismo - sabem que jamais obterão os votos necessários para lá chegar, a menos que seja numa inédita e surpreendente coligação).

      Seguro não tem perfil para dirigente do PS. Terá para outro partido. E não tem perfil, a meu ver, porque lida mal com a "chafurdice", passo a expressão, própria da política. Não tem aquela astúcia e "rodagem" de António Costa. Ainda bem para ele, de facto, que a política é e sempre foi suja. Contudo, é com o que lidamos e Costa estará melhor preparado - aprendeu com Sócrates. É manifestamente um líder mais apto, apesar de não o ver como Primeiro-Ministro. Não lhe reconheço essas capacidades. É a alternativa que o PS tem, de momento. Há que aproveitá-la.

      Eliminar
  8. Este era o cenário previsível, e só não aconteceu ainda antes das europeias porque António Costa, astutamente, esperou mais um pouco para que o AJS se espalhasse à grande, como aconteceu no discurso "Vitória! Vitória!".

    Tive alguma pena que AJS tenha perdido as internas. Será eventualmente, um líder fraco (quem o conhece pessoalmente diz que não), mas seguramente mais honesto que AC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costa é um rato, hábil, sabe movimentar-se naqueles meandros.

      Concordo contigo a cem por cento. Confio mais no Seguro do que neste. E os debates, posteriores a este texto, ajudaram. Seguro parece-me honesto e Costa não me suscita o mesmo.
      Pode ser que Seguro ressurja das cinzas, um dia, qual fénix... Pelo menos não está "queimado" politicamente. Nem oportunidade lhe deram para provar o que sabe fazer.

      Eliminar
    2. Não creio, há demasiados poderes instalados. Nenhum dos 'notáveis' se posicionou ao lado do AJS. João Proença? Deixa-me rir... (ou chorar...)

      Eliminar
    3. Sim, mas eu acredito que ele ainda volte, um dia. Ou não. Não tem perfil de político. É uma qualidade pessoal. LOL

      Eliminar
    4. Seguro honesto? Seguro não é honesto com ele próprio, quanto mais com um pais... lol

      Eliminar
    5. O nome dele está envolvido em algum escândalo?

      Ai, ai, essa difamação, Horatius. :)

      Eliminar
    6. Em algum escândalo nao sei. Contudo, seguro é mais de direita que o próprio PSD...

      Eliminar
  9. Não sei se já sabes, mas ganhou o António (lololololol). Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sei, mas quando escrevi isto ainda não se sabia. :D

      Eliminar