13 de março de 2011

力、日本!(Força, Japão)


Que os japoneses são um povo empreendedor e empenhado creio que não existem muitas dúvidas.
Apesar da sua má opção estratégica durante o século passado, nomeadamente a aliança com a Alemanha que os conduziu ao sonho imperialista e à II Guerra Mundial, o Japão soube recuperar das cinzas provocadas pelo armistício e pela derrota na Guerra. O lançamento de duas bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasaki e o desastre económico que sofreram, foram rapidamente ultrapassados pela árdua tarefa que levou todo um povo a lutar diariamente por dias melhores. O sucesso desta empreitada foi tal que mereceu - e bem - o nome de Milagre Japonês - e assim ficou para a História.
Atualmente, o Japão enfrenta uma das mais duras provas desde o final da Guerra, um terrível terramoto que atingiu toda a sua costa oriental e provocou uma das maiores tragédias da história do país. Um terrível tsunami, curiosamente um nome japonês, destruiu tudo à sua passagem deixando um rasto de morte, dor e sofrimento. O número de vítimas mortais e de desaparecidos é incerto, mas seguramente ultrapassa a casa dos muitos milhares.
Tenho a certeza de que esta grande prova será ultrapassada pelo povo japonês. Confio na sua sabedoria e na sua capacidade de sobrevivência. O Japão tem revelado ao mundo uma extraordinária capacidade de enfrentar o perigo e as adversidades do destino. Outrora foram os homens; desta vez a implacável mãe Natureza.
O Japão mostrará, de novo, que é capaz, que tem coragem, que aprende e fica mais forte a cada desafio.
Pergunto-me o que seria de Portugal se tivesse o mesmo trilho de luta pela frente...
Força, Japão!

8 comentários:

  1. É lamentável o acontecido, são milhares de vidas comprometidas com esse fenômeno desvastador...
    Concerteza isso vai mexer com a economia do mundo, visto que o Japão é uma das grandes potencias mundiais...
    Abraços...

    ResponderEliminar
  2. Nós ficaríamos feitos em nada. Se não fosse pelo tremor, seria pelo caos instalado...

    O Japão ultrapassará isto e te garanto que vão aprender muito com tudo o que se tem passado.

    ResponderEliminar
  3. O mundo inteiro está com o japão. Eles vão conseguir!!! Pode demorar tempo mas como disseste eles são um povo trabalhador. e força japão!!!

    ResponderEliminar
  4. O problema maior, de momento, está no perigo de explosões das centrais nucleares.

    ResponderEliminar
  5. Portugal não é tão mau quanto pensam, o Povo em geral não tem a determinação e força de vontade do Povo Japonês mas produzimos entre nós alguns homens/mulheres que cuja determinação e sabedoria ultrapassam a de muitos estrangeiros. Já sofremos um terramoto destrutivo (ano 1755) que deixou a capital em cinzas, mas em tempo recorde (menos de 1 ano) já não havia nem destroços, nem ruínas e a reconstrução ia bem adiantada, tudo porque um punhado de Homens, entre eles o Marquês de Pombal, souberam governar este povo saudoso e religioso e orienta-lo para o trabalho. Precisamos de Homens assim, bons pastores para este gado todo que por aqui anda...

    ResponderEliminar
  6. O meu país favorito a seguir á minha Pátria...FORÇA JAPÃO,PAÍS DO SOL NASCENTE

    ResponderEliminar
  7. Foi horrível, bolas!
    Eles vão conseguir!

    ResponderEliminar
  8. O Japão tem passado por grandes catástrofes e crises, não apenas bélicas. Mas a filosofia de vida do povo japonês ajuda muito à recuperação.
    Por outro lado, acho que por cá, numa hipotética situação do mesmo tipo, haveria alguma espécie de solidariedade. Pelo menos quero acreditar nisso. Lembro-me por exemplo quando o povo se uniu por causa da situação em Timor.

    ResponderEliminar