13 de março de 2010

Museu e Praia

Apesar da segunda palavra do meu título ser bastante sugestiva, praia não significa propriamente que tenha estado na praia, com direito a banhos e tudo. Estive na praia, sim, mas de passeio, na sexta-feira. Foi divertidíssimo. Estive em Sesimbra e a manhã estava óptima. Foi fantástico. A meio do dia, o céu ficou com nuvens, mas o bom tempo manteve-se o suficiente para passar um dia muito agradável. Fui com a Só e o Di. Fomos almoçar fora e dar uma volta. Confesso que já tinha imensas saudades da praia e das caminhadas à beira-mar. Faz muito bem à saúde, incluindo a saúde mental. Saí leve e descontraído.
Hoje fui a uma visita de estudo inserida na disciplina de História. Fomos ao Museu das Comunicações. Foi tão giro! Adorei. Vi de tudo: desde um telégrafo dos mais primitivos, remontando aos finais do século XVIII até à Televisão Digital Terrestre e às últimas inovações tecnológicas. A guia da visita, ou seja, a senhora que nos acompanhou, era simpática, mas não a achei suficientemente informada para esclarecer as nossas dúvidas...
Fiquei deslumbrado com o que vi; eu sempre valorizei tudo o que é antigo e que, por isso, tem alguma história. Nesse sentido, adorei ter acesso a telefones do início do século XX, a equipamentos de filmar primitivos dos primeiros tempos da RTP, a rádios antigos, etc. Tirei imensas fotografias, incluindo esta que coloquei no post. Se tiverem oportunidade, visitem este museu. Vale a pena.
É uma viagem fascinante pelos primórdios da informação que mudaram o mundo e a forma com que nos comunicamos.

3 comentários:

  1. Tu nem me fales em praia, que mal posso esperar pelo verão!
    E que bela sugestão esta, a do museu. Onde é que fica?

    ResponderEliminar
  2. Fica na Rua do Instituto Comercial, uma transversal à Av. 24 de Julho, em Lisboa. :)
    Eu adorei! É fantástico. :)

    ResponderEliminar
  3. É destas pequenas coisas. por vezes tão perto de nós, que se vai fazendo a felicidade do dia a dia.

    ResponderEliminar